Enviar o SAF-T diretamente para a Autoridade Tributária

As empresas devem comunicar os documentos de faturação à Autoridade Tributária todos os meses. Podem exportar o ficheiro SAF-T para entrega no Portal das Finanças, enviar diretamente para a AT, ativar a comunicação de documentos em tempo real ou ainda ativar o envio automático do SAF-T.

O que é necessário para utilizar o envio direto?

Para se utilizar o envio direto é necessário criar um sub-utilizador específico no Portal das Finanças, sendo esta uma exigência da AT. Siga estes passos:

  1. Aceda ao Portal das Finanças e faça login com os seus dados de acesso;
  2. Em seguida clique em Empresas > Outros Serviços > Gestão de Utilizadores > Criar um Utilizador (link direto -https://www.acesso.gov.pt/gestaoDeUtilizadores/consulta?partID=PFAP);
  3. Deverá definir os dados para posteriormente configurar no Vendus. Crie uma password segura;
  4. Selecione as operações autorizadas ao utilizador (WDT e WFA);
  5. Clique em Submeter.

Notas importantes:

  • Se não encontrar a opção indicada, utilize a caixa de pesquisa (do Portal das Finanças) e introduza "Gestão de utilizadores". Pode ainda clicar no link colocado anteriormente no guia;
  • Os envios automáticos ou diretos para a AT estão disponíveis tanto para empresas, como empresários em nome individual ou trabalhadores independentes.

Criar Utilizador AT

Enviar o SAF-T diretamente para a AT através do Backoffice do Vendus

  1. Deverá aceder a Gestão > Autoridade Tributária > clique em Exportar;
  2. Selecione o mês e ano do SAF-T que quer enviar;
  3. Clique em Enviar SAF-T diretamente para a AT e preencha os dados relativos ao sub-utilizador que criou no Portal das Finanças;
  4. Clique em Exportar.

Enviar SAF-T Manual

Nota: recomendamos que valide, pelo menos uma vez por mês, se os SAF-T foram corretamente integrados pela AT. Deverá utilizar o Portal E-fatura para o fazer.

Veja mais informação em: Autoridade Tributária , SAF-T


Data de Publicação: 12/05/2020
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