Comunicação de Documentos em Tempo Real

As empresas devem proceder à comunicação dos seus documentos de faturação à Autoridade Tributária mensalmente, até dia 20. Para tal, dispôem de 3 opções:

  • Exportar o ficheiro SAF-T para entrega no Portal das Finanças;
  • Ativar o envio mensal automático do SAF-T;
  • Ativar a comunicação de documentos em tempo real.

Ativar a Comunicação de Documentos em Tempo Real

Basta criar um novo utilizador no Portal das Finanças com as permissões necessárias para a comunicação de documentos.

Criar Utilizador na Autoridade Tributária

  1. Dirija-se ao Portal das Finanças e faça login;
  2. Clique em Empresas > Outros Serviços > Gestão de Utilizadores > Criar um Utilizador;
  3. Configure os dados. Defina uma password segura;
  4. Selecione as opções de acesso de utilizador a este, (presentes no final da próxima imagem);
  5. Clique em Submeter.

Criar Utilizador na Autoridade Tributária

Configurar Utilizador no Vendus

Por fim, configure esse utilizador no Vendus. Dirija-se a Boffice > Autoridade Tributária > Configuração.

Configurar Utilizador no Vendus - Passo 1

No item Dados de Acesso AT deverá introduzir os dados que criou na Autoridade Tributária e clicar no botão Gravar.

Configurar Utilizador no Vendus - Passo 2

No item Comunicação em Tempo Real clique na opção Faturação. Poderá também ativar a comunicação em tempo real dos documentos de transporte.

Configurar Utilizador no Vendus - Passo 3

Não necessitará mais se preocupar com a exportação mensal do ficheiro. A partir deste momento, sempre que seja emitido um documento de faturação, o Vendus comunicará à Autoridade Tributária o mesmo de forma automática e imediata.

Veja mais informação em: Autoridade Tributária , SAF-T


Data de Publicação: 13/02/2018