Como regularizar a conta corrente dos clientes?

O que representa a conta correntes dos clientes?

As contas correntes são utilizadas para consultar os valores de saldo e dívida (corrente ou vencida) de cada um dos clientes. Apresentam ainda os documentos de faturação emitidos para esse cliente em específico.

Como é modificado automaticamente o saldo ou dívida dos clientes?

Por defeito, os valores em dívida são gerados automaticamente pelo Vendus após a emissão de faturas com um determinado prazo de pagamento. O valor do saldo é gerado automaticamente após a emissão de uma nota de crédito cujo tipo de devolução seja definido como Não devolver (manter em conta corrente)

Consegue facilmente verificar, para cada um dos clientes, qual é o valor em dívida dentro e fora do prazo, assim como o saldo a favor do cliente.

Conta Corrente - Vista Geral

Se registar o pagamento de um cliente, através da emissão do respectivo recibo, os montantes na conta corrente são alterados em tempo real. Consulte como emitir recibos para uma fatura ou várias em simultâneo aqui.

Posso alterar manualmente os valores de saldo e dívida?

Sim, é possível modificar manualmente os valores.

Assim, podem ocorrer situações em que o valor do saldo a favor ou em dívida necessita de ser alterado manualmente. Por exemplo, se o valor estava em dívida no seu antigo software de faturação e pretende importar esta informação para o Vendus. Pode também fazer sentido para corrigir eventuais erros de utilização, por exemplo, a anulação indevida do recibo de uma nota de crédito.

Explicamos, em seguida, como poderá registar estes movimentos.

  • Aceda à ficha do cliente em questão em Gestão > Clientes;
  • Na página de detalhes do cliente clique  no botão Conta Corrente, no canto superior direito da página;
  • Na conta corrente do cliente encontra um botão chamado Regularizar. Clicando no mesmo pode registar movimentos, sem valor fiscal, que permitem modificar o valor que deve ao cliente ou o valor que o cliente deve à sua empresa.

Botão Regularizar

  • Indique uma justificação para o movimento, o montante e o tipo de movimento - crédito ou débito - que pretende registar;
  • Por último, pressione em Gravar.

Regularizar CC

Posso eliminar estes movimentos?

Não, os movimentos não podem ser apagados. Se cometer algum erro, por exemplo colocar o valor em débito em vez de crédito, apenas precisa de registar o movimento oposto para regularizar a conta corrente do cliente.

Veja mais informação em: Clientes , Funcionalidades


Data de Publicação: 17/02/2020
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