Como migrar Produtos para o Vendus?

Desenvolvemos uma ferramenta que ajuda a importar os produtos através de um ficheiro CSV ou XML (SAF-T). Caso pretenda adicionar dados através de CSV, tenha em atenção os pontos abaixo.

Editar o Ficheiro CSV

  1. Certifique-se de que exportou o ficheiro com dados sobre os seus produtos do seu software anterior. Grande parte dos softwares permite exportar este tipo de dados. Peça mais informações ao suporte ao cliente, caso não encontre a opção;
  2. Verifique que o ficheiro está no formato CSV (caso tenha dificuldades em gravar como CSV, consulte o último tópico deste texto);
  3. Organize as colunas pela seguinte ordem: Nome, Categoria, Marca, Referência, Código de Barras, Descrição, PVP, Preço de Custo, Unidade, Controlo de Stock (Coloque sim ou não), IVA, Tipo de Produto;
  4. Depois de editado o ficheiro, grave.

Notas:

  • Aconselhamos a que associe uma referência a todos os produtos. Caso mais tarde pretenda recorrer a este processo para atualizar informações em massa, o Vendus irá atualizar os dados que importar tendo em conta as referências dos produtos. Caso contrário, adicionará novos produtos, podendo conter dados duplicados na sua conta;
  • Faça também a distinção entre produtos e serviços, no respetivo campo. Tipos de produto: P (Produto), S (Serviço), O (Outro (portes, adiantamentos, etc.)), I (Imposto (excepto IVA e IS) ou Encargo Parafiscal), E (Imposto Especial de Consumo (IABA, ISP e IT)).

Importar Produtos

Upload do Ficheiro

  1. Poderá então importar no Vendus em Config > Migração de Dados > Produtos > Importar;
  2. Escolha o ficheiro e inicie a importação.

Importação de Ficheiro CSV ou XML

Em poucos segundos, o Vendus processa o ficheiro e encaminha-o para um novo ecrã onde onde poderá verificar produtos com erro, organizar a informação e adicionar/remover dados por produto.

Importação de Dados

Organizar a Informação

1 Alterar Estrutura das Colunas

Poderá definir, para cada campo, qual a coluna correspondente. Caso siga as indicações e importe o ficheiro CSV de acordo com as colunas indicadas no exemplo (em Config > Migração de Dados > Produtos > Download Ficheiro Exemplo), não terá de se preocupar. Caso as colunas sejam diferentes (em menor número ou em posições diferentes), poderá atribuir o campo à coluna correta.

Nota: Esta opção está disponível apenas para importação de ficheiro CSV.

2 Edição de Produtos

Altere, se necessário, os dados referentes a um determinado produto, clicando no nome do mesmo. Opção bastante útil, caso detete algum erro. Poderá também aqui verificar, caso o Vendus detete que algum dos registos não é válido, qual a anomalia para que possa corrigir diretamente.

3 Resumo da Importação

É indicado no campo Resumo quantos registos:

  • Serão importados;
  • Serão atualizados (caso já tenham sido importados anteriormente);
  • Poderão ser inválidos. Isto significa que do registo algum dado essencial não consta ou está incorreto. Poderá alterar, como indicado no ponto 2.

É ainda possível filtrar pelos registos, clicando nos mesmos, no campo Resumo. Por exemplo: se pretender verificar apenas quais os registos inválidos, para que possa corrigir, clique em cima do número de registos em Resumo > Validação.

Poderá concluir a importação, clicando em Importar. Caso necessite abandonar a página, poderá fazê-lo já que o Vendus guarda o processo, podendo concluí-lo mais tarde no mesmo local. Caso ocorra algum erro ou dificuldade, contacte-nos.

Resumo Final da Importação

Após concluído o processo, o Vendus resume as ações efetuadas. Poderá consultar e editar o seus produtos a qualquer momento, após importação, em Boffice > Produtos > Produtos.

Resumo Final da Importação

Gravar um ficheiro como CSV

  1. Abra o ficheiro;
  2. Selecione, no menu, Ficheiro > Gravar Como;
  3. No campo Tipo de Ficheiro, escolha "Texto CSV (.csv)";
  4. Guarde;
  5. Confirme o tipo de ficheiro, selecionando "Utilizar o Formato de Texto CSV" (Use Text CSV Format);
  6. Guarde, tendo em atenção o separador "Delimitador de Campos" (Field Delimiter). Verifique se é vírgula (,) ou ponto e vírgula (;) para selecionar essa opção na importação do ficheiro no Vendus, no campo Separador;
  7. Clique em Ok.

Veja mais informação em: Produtos , Introdução , Funcionalidades , Migração de Dados


Data de Publicação: 22/01/2018