Como comunicar o SAF-T às Finanças?

No Vendus, tem 4 opções disponíveis. Poderá escolher a mais cómoda para si.

Comunicação de Documentos em Tempo Real

Ao ativar esta funcionalidade, o Vendus irá comunicar cada documento emitido de imediato, após emissão e impressão do mesmo. Caso escolha esta opção, será necessário criar um utilizador no Portal das Finanças, com as permissões necessárias, para posteriormente associar esses dados à sua conta Vendus. Assim, o nosso software poderá através desse seu utilizador comunicar os documentos em tempo real. Siga os passos aqui.

Envio Mensal Automático do SAF-T

Caso ative esta opção, será enviado o SAF-T mensalmente à Autoridade Tributária, de modo automático. Esse envio é feito com as permissões de um utilizador que cria a priori no Portal das Finanças. O Vendus comunica os SAF-T entre dia 5 e 19 do mês seguinte, validando automaticamente o ficheiro. Caso pretenda ativar esta funcionalidade, siga as indicações aqui.

Conceda acesso ao seu Contabilista

Poderá criar um utilizador na sua conta Vendus com o tipo "Contabilista". Este poderá aceder apenas a Relatórios de Contabilidade e ficheiros/informações relacionadas com a Autoridade Tributária. Concedendo este acesso, o seu contabilista poderá autonomamente exportar o ficheiro SAF-T e comunicar às Finanças. Saiba como fazê-lo aqui.

Exportar o SAF-T

Também é possível exportar este ficheiro para o seu computador e submeter diretamente no Portal das Finanças. Explicamos como pode fazê-lo aqui. Não se esqueça que, neste caso, estando o envio dependente de si, deverá fazê-lo antes do dia 20 do mês seguinte ao qual respeita o SAF-T. Isto é: caso pretenda comunicar o SAF-T de janeiro de 2018, deverá fazê-lo até 20 de fevereiro de 2018.

Veja mais informação em: Autoridade Tributária , SAF-T


Data de Publicação: 24/01/2018