Como ativar a integração com o Woocommerce?

O que é o Woocommerce?

É uma plataforma criada para os websites Wordpress que permite implementar e gerir facilmente uma loja online. É uma das mais populares soluções para e-commerce.

Para que serve a integração com o Vendus?

A integração (plugin) que foi criada para o Vendus permite que sejam emitidas faturas e notas de crédito utilizando os dados das encomendas da loja online. No fundo, o objetivo é rentabilizar o seu tempo para que não tenha que faturar manualmente cada uma das vendas.

Onde obtenho o plugin e como ativo a integração?

O primeiro passo será fazer download do plugin Vendus para Woocommerce. Em seguida, deverá seguir estas instruções:

No Backoffice do Woocommerce (parte 1)

  1. Fazer download do plugin no link publicado acima (é um ficheiro ZIP). Não é necessário extrair os ficheiros do ZIP;
  2. no Woocommerce deve aceder a Plugins > Adicionar Novo e escolher este ficheiro ZIP;
  3. no menu principal vai aparecer a opção Vendus Plugin. Por enquanto não é necessário configurar mais nada no Woocommerce.

Add plugin

No Backoffice do Vendus

Deverá agora aceder ao Backoffice do Vendus e seguir estes passos:

  1. Escolha Configuração, no canto inferior esquerdo, Integrações > API Vendus;
  2. Ligue o acesso à API se ainda não estiver ligado. Se já estiver ligado, deve copiar a chave da API que aparece nessa página e voltar ao Woocommerce.

API Vendus

No Backoffice do Woocommerce (parte 2)

Regresse à sua conta no Woocommerce e faça o seguinte:

  1. Clique na opção Vendus Plugin, no menu principal, e cole a chave da API que copiou do Vendus;
  2. Em seguida, tem que escolher a caixa que quer usar no Vendus e gravar.

Adicione key no plugin

Dar ordem para emitir uma fatura

As faturas não são emitidas automaticamente, isto é, sem nenhuma intervenção do utilizador. Para emitir uma fatura é necessário que o estado da encomenda seja "Concluída". Ao abrir a mesma, irá aparecer, no menu do lado direito, o botão para emitir a fatura.

Emitir FT Woocommerce

Emitir nota de crédito

Caso seja necessário emitir uma nota de crédito (NC), por exemplo quando ocorre uma devolução, deve-se abrir a respetiva encomenda no Woocommerce. No lado direito da página irá aparecer o menu Vendus onde deve indicar o motivo para emissão da NC e, por último, clicar no botão Emitir Nota de Crédito.

Nota de Crédito - Woocommerce

Notas importantes sobre o funcionamento do plugin

  • Se não estiver isento de IVA não precisa de se preocupar com o motivo de isenção que fica selecionado no menu Vendus Plugin;
  • Os produtos/serviços e clientes são criados automaticamente quando emite uma fatura. Não precisa de os criar manualmente no Vendus;
  • Não há gestão de stocks no plugin, isto é, deve fazer a gestão de stocks na própria loja online;
  • Variações do Woocommerce são criadas, do lado do Vendus, como itens normais e não como variações. Isto não causa qualquer problema de faturação;
  • Deve desligar o modo de formação na sua caixa (ponto de venda) quando quiser emitir documentos reais, ou seja, quando acabar os testes;
  • O plugin "NIF (Num. de Contribuinte Português) para WooCommerce" não deve estar ativo ao mesmo tempo que o do Vendus. Poderá causar conflitos;
  • Para utilizar a integração é obrigatório subscrever o Plano Flex do Vendus.

IVA dos produtos - como configurar corretamente

O plugin usa a configuração de IVA que existe nos produtos no Woocommerce. Isto é, se um item estiver a 0% de IVA na loja online, mas configurar a sua conta Vendus para faturar a 23% de IVA, a fatura será criada com 0% de IVA, que é a taxa que está a ser usada na encomenda da loja online.
Se não configurar o IVA que quer usar na loja as faturas vão ser criadas com 23% de IVA.

Assim, deve garantir que configura os produtos como tributáveis e a respetiva taxa de IVA no Woocoomerce. Verifique como o fazer no guia oficial Como configurar as Taxas no WooCommerce.

Recordamos que não pode editar os documentos após a emissão. Como tal, é muito importante configurar o IVA corretamente, ainda durante a fase de testes, para evitar erros de faturação.

Veja mais informação em: Funcionalidades , Integrações


Data de Publicação: 29/06/2020
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