Como ativar o Modo de Formação/Testes?

Este modo permite que emita documentos sem validade fiscal. Isto significa que é possível testar o ambiente de venda sem riscos de que os documentos sejam comunicados à Autoridade Tributária. Ao ativar este modo poderá simular vendas reais, podendo testar o POS/Backoffice e a emissão de documentos na sua impressora. Quando criar uma conta, este modo é ativado automaticamente. A partir do momento em que decide utilizar o Vendus como seu software de faturação online, deverá desligá-lo sendo que a emissão de documentos é real e deve ser comunicada às Finanças.

Através do POS

Siga os passos:

  1. Dirija-se a POS > Iniciar Ponto de Venda;
  2. Clique em Caixa (menu superior) > Ativar Modo de Formação.

Aparecerá uma barra amarela inferior, onde poderá desativar este modo a qualquer momento. Constará ainda constantemente a menção Modo Formação/Testes abaixo do campo Finalizar.

Modo Formação/Testes - POS

Através do Backoffice

  1. Dirija-se a Boffice > Documentos > Criar Documento;
  2. Selecione, do lado esquerdo, o Modo Formação (última opção associada às Definições do Documento).
  3. Clique em Sim.

O modo é ativado e o botão Criar Fatura é agora amarelo para o alertar. Para desativar, basta seguir os mesmos passos e clicar em Não.

Modo Formação/Testes - Backoffice

Nota: nas faturas emitidas neste modo, haverá sempre a referência de que a fatura não tem validade fiscal. A morada da empresa que consta da mesma neste caso, por exigência da Autoridade Tributária, é a da empresa que desenvolve o software de faturação. Se pretender consultar um exemplo de um documento com os dados da sua empresa, dirija-se a Config > Configuração > Modelos de Impressão > Ver.

Exemplo de uma fatura emitida em Modo Formação/Testes

Modo Formação/Testes - Fatura

Veja mais informação em: Introdução , Guia Inicial


Data de Publicação: 17/04/2018