O que é a Gestão de Compras?

Gerir as compras significa manter sob controlo as encomendas feitas aos fornecedores, o stock associado a cada uma delas e os pagamentos (pendentes e já concluídos). Poderá assim controlar todo o processo de compras: fazer a gestão de fornecedores, inserir a encomendar, dar como Entregue, associar pagamentos e dar entrada do stock. O Vendus permite-lhe consultar estes dados a qualquer momento, em qualquer lugar.

Vantagens da Gestão de Compras

Após introdução dos fornecedores e associadas encomendas e respetivos pagamentos, poderá consultar rapidamente:

  • O valor total em dívida aos fornecedores (inclui a corrente e a vencida);
  • Dívida corrente (valor em dívida ainda dentro do prazo de pagamento estabelecido);
  • Dívida vencida (valor em dívida ainda fora do prazo de pagamento estabelecido);
  • Encomendas pendentes, entregues e canceladas;
  • Devoluções efetuadas a fornecedores.

Devo criar uma Encomenda ou uma Fatura?

A Encomenda supõe o pedido de aquisição ao seu fornecedor. Ao criar uma a partir do nosso software de faturação, está a indicar que encomendou artigos e que está a aguardar pela sua receção. Esta presume sempre a criação de uma fatura, no momento da receção e pagamento.

No momento em que receciona os produtos receberá também a Fatura por parte do fornecedor, podendo adicionar os dados da mesma ao Vendus. Os artigos serão adicionados automaticamente ao stock após a Encomenda passar para o estado Entregue.

Para além da inserção dos artigos, nas faturas poderá ainda incluir outros itens com influência no valor total da fatura (ex: portes de envio, mão de obra, entre outros) bem como associar descontos por produto.

O que fazer quando receciono a encomenda?

Aconselhamos a que siga os passos:

  • Confirme se a quantidade recebida corresponde à quantidade encomendada;
  • Atualize, caso pretenda, o PVP do produto, tendo em conta o Preço de Custo Atual e o Encomendado;
  • Crie a fatura, após confirmação da quantidade, já que esse valor dará entrada em stock. Poderá criar várias faturas, correspondentes a várias receções de produtos, caso o seu fornecedor não consiga entregar os artigos na sua totalidade nesse momento.

Como é calculado o preço de custo?

Este será calculado sempre que rececione uma encomenda. O cálculo o preço de custo médio tem em conta o número de unidades que ainda tem em stock e as que acaba de rececionar. Por exemplo: se tem em stock 5 refrigerantes em que o preço de custo é de 1€ e receciona mais 10 com um preço de custo de 0,90€, o preço de custo médio associado ao refrigerante será de 0,93€.

O que é a Conta Corrente de Fornecedores?

É o local onde poderá controlar o fluxo de pagamentos e encomendas realizadas a cada fornecedor, incluindo dívida dentro e fora de prazo. Às faturas poderá associar datas de vencimento, podendo assim controlar as dívidas dentro e fora de prazo.

Veja mais informação em: Compras , Funcionalidades


Data de Publicação: 14/02/2018