Como configurar os Dados da Empresa?

Ao criar uma conta no Vendus, será encaminhado diretamente para o ecrã inicial, onde poderá incluir diretamente o nome da sua empresa e o seu nome. Poderá então Atualizar (do lado direito) e clicar em Configurar a sua Conta > Preencher Dados.

Configurar Dados da Empresa

Nesta fase, poderá preencher os restantes dados da sua empresa. Sempre que conclua o preenchimento dos dados referentes a um campo e pretender gravar, clique em Seguinte.

Identificação (obrigatório)

Preencha os dados fiscais da sua empresa. Por exigência da Autoridade Tributária, caso pretenda emitir documentos através do nosso software de faturação, deverão ser preenchidos os seguintes campos:

  • Região;
  • Empresa;
  • NIF;
  • Morada;
  • Código Postal;
  • Cidade.

Os restantes são opcionais.

Segurança (obrigatório)

Neste campo vai definir um código para desbloqueio do Ponto de Venda. Ex: pretende bloquear o ecrã do Ponto de Venda porque necessita se ausentar da caixa. Quando voltar, poderá desbloquear facilmente e voltar a faturar, introduzindo os 4 dígitos que definir aqui.

Impostos (obrigatório)

Selecione a Taxa de IVA mais comum entre os seus produtos ou um Motivo Predefinido de Isenção (caso se aplique). Estes são adicionados aos produtos e vendas de forma automática. Poderá alterar a taxa e motivo para um produto ou venda específica a qualquer momento. Aconselhamos a que consulte o seu contabilista para confirmar estes dados.

Os passos seguintes são opcionais, ou seja, não são fundamentais para emissão de documentos.

Configuração do Ponto de Venda

Indique qual o Modo de Funcionamento do Vendus:

  • Para Retalho, selecione o Normal (emissão de documentos através do POS);
  • Para Restauração (cafés, bares e restaurantes), selecione o Restaurante (gestão de salas/mesas, pedidos de mesa e divisão de conta);
  • Para Lojas Online, selecione API (requer intervenção técnica);
  • Para Serviços, selecione Office (emissão de documentos através do Backoffice).

Poderá configurar esta opção também para outras lojas, podendo ter, associadas a uma conta, várias lojas com modos de funcionamento distintos.

Tipos de Pagamento

Adicione os métodos de pagamento que vai disponibilizar aos seus clientes.

Notas:

  • Caso tenha clientes que pagam a prazo e pretende controlar a respetiva conta corrente, adicione Pagamento em Conta Corrente. Este permite emitir uma fatura e posteriormente 1 ou mais recibos associados a esse documento;
  • No caso de pretender adicionar automaticamente referências multibanco às suas faturas, crie o método de pagamento Referências Multibanco e consulte os passos de adesão ao serviço da Ifthepay aqui.

Produtos

Adicione rapidamente alguns produtos. Caso tenha um ficheiro Excel com estes dados, poderá importar para o Vendus. Para isso, siga os passos aqui ou, em caso de dificuldade, consulte o nosso suporte.

Explorar o Vendus

Terminado o processo de edição de dados, poderá começar a explorar o nosso software online. Selecione:

  • Iniciar Ponto de Venda para emitir faturas teste;
  • Utilizadores para adicionar contas dos seus funcionários. Poderá definir perfis diferentes com permissões diferentes;
  • Importação de Produtos para migrar dados em Excel do seu software anterior. Conheça os passos aqui.

Veja mais informação em: Introdução , Guia Inicial , Conta , Configuração


Data de Publicação: 02/02/2018