Quanto custa abrir uma Barbearia em Portugal?

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Quanto custa abrir uma Barbearia em Portugal?

É um profissional da área de beleza e gostaria de abrir uma barbearia em Portugal? Então está no local certo! Neste artigo explicamos quais os passos que deve seguir e qual o investimento que irá necessitar!

Tem-se assistido a uma crescente preocupação por parte dos homens com o seu visual, o que fez com que as barbearias, isto é, os cabeleireiros exclusivos para serviços de corte de cabelo e barba de homem, tivessem cada vez maior destaque.

Deste modo, tem sido apontado como um setor atrativo para investimento, embora não seja um processo simples e que implica bastante dedicação, planeamento e visão de negócio. Adicionalmente, exige também a consideração de alguns requisitos legais e custos para a abertura / manutenção deste tipo de estabelecimento.

Como abrir uma barbearia em Portugal?

1. Planeamento estratégico

    Em primeiro lugar, deve investir no planeamento estratégico do projeto, ou seja, deve construir um plano de negócios específico para a criação de uma barbearia em Portugal, que inclua um estudo de mercado prévio, que lhe permita analisar quais as oportunidades e ameaças do mercado, onde poderá penetrar, qual o posicionamento dos seus eventuais concorrentes e muitos outros fatores.

    Poderá utilizar algumas ferramentas de análise que permitem, em primeira instância, identificar diferentes cenários e soluções, entre as quais a análise SWOT e PEST (ou PESTAL) , Triângulo de Ouro, Matriz de posicionamento, Marketing-mix e muitas outras.

    Depois disto, é essencial definir qual o conceito de negócio que pretende criar, assim como o público-alvo que tenciona impactar. Para isso, deve, também, delinear muito bem qual será a missão da empresa e o seu posicionamento de mercado, que impactará o conceito da sua barbearia, entre os quais :

    • Tradicional, concebida com um fluxo específico para atender os clientes o mais rápido possível e com a maior eficiência. Neste tipo de negócio, por norma, é necessário menos dinheiro de investimento, embora deva continuar a considerar os gastos com o tratamento do espaço e a sua decoração;

    • Moderno, focado na oferta de serviços de beleza masculina personalizados, prestados por profissionais especializados, num ambiente envolvente, aconchegante e diferenciador, capaz de ser um local de encontro, reuniões e descontração entre os clientes.

    • Híbrido, em que a barbearia não é “apenas” um espaço de cuidado pessoal, mas também uma área onde é possível fazer outras atividades em simultâneo, com o acesso a um bar, restaurante e esplanada, com televisões para passar alguns eventos desportivos ou outro tipo de atividades.

    2. Abrir empresa

      Depois de já ter reunido todas estas informações, abra a sua empresa, presencialmente ou online, em nome individual ou coletivo. Abrir um franchising também pode ser uma possibilidade a considerar, visto que estará a associar-se a uma marca com elevada experiência e um posicionamento bem definido no setor.

      3. Espaço

        Quanto ao espaço onde irá prestar o serviço, uma vez que estará a vender cuidados de beleza e estéticos, é essencial que este tenha um ambiente organizado, confortável e que seja capaz de atrair e comportar o fluxo de clientes que espera alcançar.

        É igualmente importante que o espaço escolhido esteja devidamente legalizado. Para isso, informe-se sobre as licenças necessárias para abrir uma barbearia em Portugal que, neste caso, funcionam de forma simples, uma vez que, com o “Licenciamento Zero”, que entrou em vigor em 2015, deixou de ser necessário licenças para abrir salões de cabeleireiro e barbearias.

        Deve deslocar-se à Câmara Municipal do local onde vai abrir o espaço e fazer uma comunicação prévia para a instalação e a modificação do estabelecimento, caso este já tenha licença para comércio de restauração, comércio de bens, prestação de serviços ou armazenagem e não necessite de obras. No entanto, deve cumprir os seguintes requisitos técnicos:

        • É obrigatório haver produtos para desinfetar os materiais cortantes e que estejam em contacto com pele;

        • Todo o material elétrico, incluindo secadores terá que ser certificado;

        • É obrigatório ter umas instalações sanitárias que não comunique com o clientes;

        • As rampas de lavagem deverão ter água fria e quente;

        • Todos os tampos terão de ser de material lavável;

        • As paredes e o chão devem ser resistentes, impermeáveis e que seja fácil de limpar;

        • Pé direito do espaço deve ter no mínimo 3 metros.

        • Dentro do estabelecimento, todos os locais onde exista a permanência de pessoas devem estar ventilados;

        Após cumprir com todos estes requisitos, basta entregar a declaração na Câmara Municipal e, passado 20 dias, poderá abrir o seu estabelecimento.

        4. Equipa profissional

          Escolha a equipa de profissionais com rigor, uma vez que estes vão representar a empresa junto dos seus clientes e prestar os seus serviços. Existem alguns setores onde os profissionais devem possuir cursos especializados ou licenças, no entanto, tendo em conta as licenças para os colaboradores neste tipo de atividade, já não é necessário que os barbeiros tenham carteira profissional, o que faz com que o processo seja bastante mais simples e rápido. Não obstante, é importante que estes invistam na sua formação e inovação.

          Considerando todos estes fatores, é imprescindível estimar qual o orçamento para abrir a barbearia, incluindo todos os custos que terá, seja a curto ou médio prazo, com materiais, o espaço, os profissionais, as licenças ou outro tipo de despesas, que podem depender do local, tamanho, estrutura e conceito da barbearia.

          Qual o investimento para abrir uma barbearia em Portugal? Que custos deve considerar?

          • Despesas de abertura de empresa que são, em média, 360€;

          • Despesas com franchising, se decidir utilizar esse modelo de negócio;

          • Obras de preparação e remodelação do espaço;

          • Equipamento básico, como:

            • Balcão

            • Espelhos

            • Cadeiras de barbeiro

            • Cadeiras ou sofá de espera

            • Espelhos

            • Prateleiras, gaveteiros e armários de arrumação

            • Máquinas de barbear

            • Tesouras multifuncionais

            • Escovas de cabelo

            • Pincéis

            • Secador

            • Lavatórios

            • Produtos de tratamento ou coloração, como champôs e séruns

            • Toalhas

            • Aventais;

          • Elementos de decoração do espaço;

          • Equipamentos para o Ponto de Venda (POS), como:

          • Software e equipamento informático;

          • Licenças, legalização, seguros e outro tipo de documentação;

          Custos fixos mensais:

          • Renda do espaço ou pagamento de empréstimo;

          • Despesas com fornecedores;

          • Vencimentos dos colaboradores e respetivas obrigações sociais;

          • Despesas com água, luz, telefone e internet;

          • Serviços de limpeza;

          • Serviços e softwares de contabilidade, faturação, comunicação, entre outros;

          • Marketing e publicidade;

          • Manutenção do espaço e equipamentos.

          Depois de avaliar estes custos, deve analisar financeiramente a empresa com vista a perceber se, com base nos custos de investimento e fixos previstos para o negócio, é um negócio sustentável ou não.

          Por exemplo, se estimar fazer 20 cortes de cabelo por dia, cada um a 10€ e trabalhar 20 dias úteis por mês, faturará 4000 euros por mês. Esse valor mensal cobre as suas despesas mensais? E o investimento que realizou? Se cobre as suas despesas e ainda gera lucro, então sim, pode ser considerado um negócio sustentável a longo prazo.

          Caso a resposta seja negativa e, mesmo sendo positiva, pode aplicar algumas estratégias de redução de custos, como por exemplo, organizar todos os custos do negócio num documento único, identificando, em média, todos os gastos mensais, de modo a identificar, mais facilmente, onde está a gastar mais e onde poderá poupar, com o objetivo de eliminar gastos desnecessários.

          Softwares

          Para que esse processo seja feito de forma mais rápida e eficiente, deve utilizar um sistema de contabilidade e faturação adequado ao seu negócio. O Vendus é um sistema de faturação online, ideal para novas, pequenas e médias empresas, com várias APIs e integrações associadas, que lhe permite gerir e emitir faturas e orçamentos em segundos, contabilizando todas as entradas e saídas de dinheiro através de relatórios avançados. Saiba como escolher o melhor programa de faturação para o seu negócio e experimente o plano de software de faturação que se adapta melhor à sua barbearia.

          Fornecedores

          Outra dica que pode e deve aplicar consiste na criação de boas relações com os fornecedores e parceiros, de forma a poder negociar melhores preços ou descontos, economizando muitos recursos a longo prazo.

          Adicionalmente, existem vários apoios a novas empresas que poderá recorrer, se necessitar de financiamento para o seu negócio. Informe-se sobre estas iniciativas e torne-se um empreendedor de sucesso.

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          Sobre o Vendus

          O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.