7 Apoios Financeiros para Novas Empresas

Blog / Empresas / 7 Apoios Financeiros para Novas Empresas
7 Apoios Financeiros para Novas Empresas

Está a pensar criar uma empresa ou abrir um negócio? Não está sozinho, existem alguns apoios financeiros aos quais pode recorrer para começar a dar asas ao seu sonho de empreendedor!

Criar o próprio negócio não é uma tarefa fácil, implica empenho, força interior, capacidade de resistência, um plano de negócios bem estruturado, um bom jogo de cintura para navegar pela burocracia e, naturalmente, uma base financeira robusta.

Muitas vezes, os empreendedores possuem todas as características pessoais e profissionais para iniciar o negócio, mas não o capital necessário. Assim, encontrar uma boa forma de financiamento é fundamental para tirar uma boa ideia do caderno de rascunhos!

Estes são alguns apoios a que pode recorrer para financiar o seu negócio:

1. Crédito Bancário

O empréstimo numa instituição bancária é provavelmente um dos tipos de financiamento para empresas mais convencional. Para obter a melhor oferta de crédito é necessário analisar as taxas de juro e as respetivas comissões. Visite as diversas instituições bancárias e escolha a mais adequada à situação. Também é possível recorrer ao sistema privado de Garantia Mútua, desenvolvido especificamente para situações em que as empresas não têm garantias suficientes para aceder a crédito bancário.

2. Microcrédito

O microcrédito é a solução ideal para obter financiamento mesmo sem rendimentos ou garantias. Especialmente desenhado para desempregados, jovens empreendedores à procura do primeiro emprego e trabalhadores em regime precário. O montante máximo de financiamento é de 15 mil euros. Poderá obter mais informações junto da Associação Nacional de Direito ao Crédito (ANDC).

3. Apoios IEFP

Instituto do Emprego e Formação Profissional disponibiliza diversos apoios para abrir uma empresa, pensados para desempregados, jovens à procura do primeiro emprego ou trabalhadores independentes e inscritos no centro de emprego:

  • Pagamento do subsídio de desemprego de uma só vez;
  • Acesso a linha de crédito Microinvest (financiamento até 20 mil euros);
  • Acesso a linha de crédito INVEST+ (financiamento até 100 mil euros);
  • Apoio técnico na elaboração do projeto empresarial.

4. Apoios Públicos

Existem diversos apoios do Estado para criação de novas empresas:

  • Portugal 2020 - candidaturas a fundos estruturais da União Europeia;
  • Programa Finicia - iniciativa do IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento).

5. Capital de Risco

As instituições especializadas em capital de risco investem em empresas emergentes, exigindo uma participação na empresa. Apostam essencialmente em startups, com elevado potencial de crescimento e grande rentabilidade.

6. Business Angels

São empreendedores que mentoriam e investem em negócios em fase embrionária, ficando com uma posição minoritária na empresa. Consulte o website da Associação Portuguesa de Business Angels.

7. Crowdfunding

O financiamento coletivo é uma forma eficaz de financiar o início de um novo negócio. Para isso, apenas é necessário aceder a uma plataforma online de crowdfunding e criar uma campanha com a sua ideia de negócio, estabelecendo uma meta de financiamento. Consulte a plataforma de crowfunding em Portugal.

Apoio Vendus ao Empreendedorismo

Se está a pensar criar a sua empresa, o Vendus apoia o seu empreendedorismo através da utilização gratuita do software de faturação certificado durante 3 meses. Ao utilizar o plano Flex, use o Vendus sem qualquer tipo de limite. Faturação, gestão de stocks, estatísticas e utilizadores ilimitados. Sem contratos, nem complicações. Comece a utilizar o Vendus hoje! Conheça todas as condições do apoio ao empreendedorismo Vendus!

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.