FBC

7 Apoios Financeiros para Novas Empresas

7 Apoios Financeiros para Novas Empresas

Crédito Bancário

O empréstimo numa instituição bancária é provavelmente um dos tipos de financiamento para empresas mais convencional. Para obter a melhor oferta de crédito é necessário analisar as taxas de juro e as respetivas comissões. Visite as diversas instituições bancárias e escolha a mais adequada à situação. Também é possível recorrer ao sistema privado de Garantia Mútua, desenvolvido especificamente para situações em que as empresas não têm garantias suficientes para aceder a crédito bancário.

Microcrédito

O microcrédito é a solução ideal para obter financiamento mesmo sem rendimentos ou garantias. Especialmente desenhado para desempregados, jovens empreendedores à procura do primeiro emprego e trabalhadores em regime precário. O montante máximo de financiamento é de 15 mil euros. Poderá obter mais informações junto da Associação Nacional de Direito ao Crédito (ANDC).

Apoios IEFP

Instituto do Emprego e Formação Profissional disponibiliza diversos apoios para abrir uma empresa, pensados para desempregados, jovens à procura do primeiro emprego ou trabalhadores independentes e inscritos no centro de emprego:

  • Pagamento do subsídio de desemprego de uma só vez;
  • Acesso a linha de crédito Microinvest (financiamento até 20 mil euros);
  • Acesso a linha de crédito INVEST+ (financiamento até 100 mil euros);
  • Apoio técnico na elaboração do projeto empresarial.

Apoios Públicos

Existem diversos apoios do Estado para criação de novas empresas:

  • Portugal 2020 - candidaturas a fundos estruturais da União Europeia;
  • Programa Finicia - iniciativa do IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento).

Capital de Risco

As instituições especializadas em capital de risco investem em empresas emergentes, exigindo uma participação na empresa. Apostam essencialmente em startups, com elevado potencial de crescimento e grande rentabilidade.

Business Angels

São empreendedores que mentoriam e investem em negócios em fase embrionária, ficando com uma posição minoritária na empresa. Consulte o website da Associação Portuguesa de Business Angels.

Crowdfunding

O financiamento coletivo é uma forma eficaz de financiar o início de um novo negócio. Para isso, apenas é necessário aceder a uma plataforma online de crowdfunding e criar uma campanha com a sua ideia de negócio, estabelecendo uma meta de financiamento. Consulte a plataforma de crowfunding em Portugal.

Veja também:

O Vendus é fácil e intuitivo. Além disso não existe qualquer compromisso ou fidelização.
Tânia Ribas
Experimentar Grátis


Software de Facturação POS por € 10/mês sem limites.

30 Dias Gratuitos sem compromisso. Utilize o seu computador e impressora atuais!

Experimente 30 Dias Grátis