O que é um Plano de Negócios e como fazer?

Blog / Empreendedorismo / O que é um Plano de Negócios e como fazer?
O que é um Plano de Negócios e como fazer?

O plano de negócios é importante para gerir bem o seu negócio e atrair possíveis investidores. Saiba para que serve um plano de negócios e como criar um de forma eficiente.

O que é um plano de Negócios?

É um documento descritivo que explica todas as vertentes do negócio de forma clara, objetiva e percetível. No plano de negócios deve ser possível esquematizar qual a ideia do negócio, informação pormenorizada de vendas, estratégia de marketing, viabilidade económica e projeções de custos e lucros do negócio.

A elaboração do plano de negócios deve ser redigido respeitando algumas diretrizes relativamente à forma e ao conteúdo. De acordo com o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI), deve ter a seguinte estrutura básica:

  1. Sumário executivo;
  2. História da empresa;
  3. Ideia e posicionamento do projeto no mercado;
  4. Análise do produto e do projeto;
  5. Estratégia Comercial;
  6. Gestão e controlo do negócio;
  7. Projeções Financeiras;
  8. Investimento;
  9. Conclusões.

Para que Serve um Plano de Negócios?

Por um lado, o plano de negócios é como um mapa que permite estruturar e orientar o empreendedor na execução do seu negócio. É fundamental para que o empresário possa planear o futuro da empresa com segurança, simulando cenários favoráveis e desfavoráveis.

Por outro lado, é uma excelente ferramenta de apresentação da empresa a possíveis investidores, como bancos, sociedades de capital de risco e mesmo investidores particulares. Torna-se necessário que o plano seja bem elaborado, recorrendo a ajuda especializada, nomeadamente, na vertente financeira e de estudo de mercado.

Mas estas não são as únicas vantagens do plano financeiro, a preparação deste documento também permite o alinhamento de informação entre os sócios e a possibilidade de realizar um acompanhamento rigoroso, tornando mais fácil a identificação e correção de possíveis desvios.

Como fazer um Plano de Negócios?

Lembre-se de utilizar uma linguagem clara, simples e concisa no seu plano de negócios e ir adaptando o conteúdo do plano de negócios ao público. Por exemplo, se o propósito for atrair novos investidores, terá de dar mais ênfase à demonstração financeira e projeção de lucros.

Dicas para elaborar um Plano de Negócios

Para elaborar um plano de negócios de sucesso deve trabalhar estas áreas, incorporando-as na estrutura aconselhada pelo IAPMEI:

1. Crie uma introdução Cativante
O sumário executivo é uma introdução curta, clara e objetiva do projeto. Aconselha-se a que seja elaborado depois de criar todo o plano de negócio, pois, tudo fica mais claro dessa forma. Deve conter de forma cativante as seguintes informações:

  • Nome do negócio;
  • Identificação do serviço ou produto;
  • Identificação do setor;
  • Identificação da missão;
  • Explicação dos motivos que tornam a ideia inovadora;
  • Identificação dos mercados potenciais;
  • Abordagem sobre os pontos fortes e pontos fracos do projeto;
  • Identificação do que poderá ser o atrativo para investidores;
  • Explicação sobre os recursos humanos e investimentos necessários para levar a cabo o projeto;
  • Abordagem sobre as qualidades relevantes dos empreendedores para o projeto;
  • Abordagem da margem de tempo que poderá decorrer até o projeto começar a criar resultados líquidos positivos.

2. Demonstre a Estratégia Comercial e de Marketing
O plano operacional e de marketing  deve descrever o funcionamento da venda dos produtos ou prestação de serviços, assim como as estratégias para promoção desses produtos ou serviços. Pondere os seguintes pontos ao elaborar esta parte do plano de negócios:

  • Como posso descrever o meu produto ou serviço da melhor forma;
  • Como o meu produto ou serviço se destaca da concorrência;
  • Qual o tempo de venda/prestação do serviço;
  • Qual é o comportamento de compra do meu cliente;
  • Como pretendo alcançar clientes;
  • Que tipo de loja (física/online) e qual o sistema de distribuição;
  • Quais as qualificações dos colaboradores que vou precisar;
  • Quais os equipamentos e materiais necessários;
  • Qual a disponibilidade e prazos dos fornecedores.

Caso pretenda desenvolver uma estratégia de redes sociais tem o nosso artigo Marketing Redes Sociais que o pode ajudar a desenvolver essa estratégia.

3. Mostre as Projeções Financeiras e o Investimento Necessário
O plano financeiro é fundamental para verificar se o projeto é economicamente viável. Deve incluir todos os valores relacionados com fornecedores, equipamentos, estabelecimentos físicos, domínios e hospedagem de lojas online, salários, despesas com marketing, etc.

As previsões financeiras também devem ser elaboradas, contendo o ponto de break even, momento em que o negócio efetivamente começa a gerar lucro. Este ponto é especialmente importante para os investidores, que gostam de saber quando vão recuperar o capital investido.

Quanto ao investimento que necessita, deve ser bem claro e específico. Planificar e fundamentar bem a necessidade de investimento deve ser uma prioridade no seu plano de negócios. Não se esqueça de anexar documentos financeiros comprovativos que suportem toda a previsão de custos e de vendas e necessidade de investimento.

    Achou o artigo interessante?

    Software de Faturação e POS
    30 Dias Gratuitos sem compromisso!

    Sobre o Vendus

    O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.