Impressora POS

Blog / POS - Ponto de Venda / Impressora POS
Impressora POS

Escolher a impressora POS adequada é fundamental para processar as faturas da forma mais eficiente e assim potenciar o seu negócio. O Vendus é compatível com todos os tipos de impressoras existentes e permite a fatura eletrónica.

Tipos de Impressora POS

Existem dois tipos de impressoras compatíveis com POS (point of sale): impressoras térmicas e impressoras standard (A4). As primeiras são de menor dimensão e utilizam rolos térmicos, já as segundas fazem uso do papel de impressão normal e são as de uso convencional.

Explicamos de seguida as características, vantagens e marcas de impressoras, tudo o que precisa saber para escolher a mais adequada aos seu negócio em particular.

Impressora Térmica POS

O funcionamento da impressora térmica é relativamente simples. Uma imagem é produzida quando o papel térmico é aquecido. Este papel está impregnado com uma substância química que muda de cor ao entrar em contato com o calor.

Este tipo de impressora apresenta várias vantagens, nomeadamente para negócios como restaurantes, lojas e supermercados:

  • Equipamento rápido e silencioso;
  • Impressão limpa e clara;
  • Não utiliza tinteiros ou toner (apenas papel térmico);
  • Fácil manutenção e longa durabilidade;
  • Baixo consumo de energia;
  • Instalação versátil (no balcão ou na parede).

Por outro lado existem algumas desvantagens, nomeadamente impossibilidade de imprimir frente e verso e a dificuldade em guardar documentos de forma permanente (conteúdo impresso tem tendência a desaparecer).

Impressoras

Impressora POS Standard (A4)

As impressoras standard ou convencionais são aquelas que podem ser de uso doméstico ou profissional.
Também existem algumas vantagens e desvantagens para a utilização destas impressoras.

Do lado das vantagens salientamos:

  • O preço de aquisição do equipamento;
  • O facto de utilizar papel regular (A4);
  • A possibilidade de imprimir frente e verso;
  • A durabilidade da impressão.

Por outro lado também apresenta desvantagens: por norma ocupam mais espaço, a impressão é mais lenta e são ruidosas enquanto imprimem.

Impressora POS e Vendus

O Vendus é um software de faturação online compatível com impressoras térmicas (talões) e impressoras standard (A4), sendo possível criar diversos modelos de impressão. Portanto, o Vendus funciona com qualquer impressora, mas recomendamos a utilização das impressoras Epson.

Em alternativa, pode ser obtida uma fatura eletrónica, em formato PDF e assinada digitalmente, que posteriormente pode ser enviada por email para o cliente. Saiba como configurar o POS para envio de faturas eletrónicas.

impressora

O equipamento recomendado para utilizar com o Vendus é o seguinte:

  • Impressora Térmica: Epson TM m30, Epson TM-T20II (Ethernet), Epson TM-T88VI ou outra compatível com ESC/POS;
  • Impressora Standard: qualquer equipamento disponível.

Se optar por uma impressora térmica terá de a configurar para que possa comunicar com o Vendus. Caso necessite de ajuda para configurar clique aqui. No caso de impressora em formato A4 não são necessárias configurações adicionais.

Vendus é um programa de faturação certificado online, pronto a usar, que se adapta a qualquer negócio. Funciona em qualquer computador, portátil ou desktop, telemóvel e tablet, sendo compatível com Windows, Linux e Mac. Experimente gratuitamente e sem compromisso!

    Achou o artigo interessante?

    Software de Faturação e POS
    30 Dias Gratuitos sem compromisso!

    Sobre o Vendus

    O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.