Os melhores franchisings para sapatarias em Portugal

Blog / Empresas / Os melhores franchisings para sapatarias em Portugal
Os melhores franchisings para sapatarias em Portugal

Pretende abrir uma sapataria, mas não sabe quais as melhores opções de negócio? Conheça todas as vantagens de ter um negócio em regime de franchising e descubra 2 dos melhores franchisings de sapatarias em Portugal.

Existem diferentes formas de abrir o seu próprio negócio de calçado: de forma independente ou em regime de franchising. Ambos têm vantagens e desvantagens associadas, que deve avaliar dependendo dos seus objetivos, orçamento, tipo de sapataria, necessidade de liberdade e outros fatores.

O que é um franchising?

O sistema de franchising é um contrato de comercialização de bens e/ou serviços onde o produtor (franchisador) concede a outra parte (franchisado) a comercialização dos seus bens, através da utilização do seu conceito de marca, de acordo com a sua estratégia, métodos e diretrizes, contando também com o apoio ao nível de know-how, formação e assistência regular, através de certas obrigações e contrapartidas financeiras. Existe uma entidade - a Associação de Franchising - onde pode encontrar todas as informações relativas a este tipo de regime.

Quais as vantagens de um franchising?

  • Utilização de um modelo e estratégia de negócios testados no mercado;

  • Estratégia de branding já desenvolvido;

  • Rede de clientes fidelizados;

  • Reduzido o investimento financeiro, comparando com um negócio criado de raiz;

  • Acompanhamento e apoio estratégico nas várias fases do processo;

  • Rede de marketing estabelecida, poupando nos custos de publicidade;

  • Acesso a um know-how especializado;

  • Benefícios sociais e económicos, como equipamentos, serviços e seguros aos melhores preços do mercado;

  • Boas relações com fornecedores e prestadores de serviços;

  • Entre outros.

Existe um conjunto considerável de franchisings de sapatarias, focadas em diferentes tipos e estilos de calçado e localizadas por todo o mundo, como a MOA, uma sapataria francesa, que pode utilizar para fazer um pouco de benchmarking, de forma a perceber quais as suas características, ofertas e benefícios. 

Tendo em conta o mercado do calçado em Portugal, destacamos 2 dos franchisings com maior reputação e que acreditamos serem uma boa oportunidade de investimento.

Stara

A STARA pertence ao conhecido grupo Bom Calçado, uma empresa totalmente portuguesa, fundada em 1993 e especializada na distribuição e na comercialização de calçado e acessórios para homem, senhora e criança, com uma vasta gama de produtos, utilizando novas tecnologias, materiais e últimas tendências, nunca descurando a relação qualidade/preço e a inovação. Além da STARA, este grupo também agrega as famosas Sapatarias 999.

Focando na STARA, esta marca de calçado posiciona-se no mercado como uma marca de calçado “para toda a família”, oferecendo um conjunto de soluções úteis para todos o tipo de clientes, a partir de modelos de sapatos simples e casuais para o seu dia a dia, passando por modelos mais sofisticado e elegantes, concebidos de acordo com as tendências da moda, até aos sapatos mais premium e clássicos, feitos à mão com peles de alta qualidade selecionadas.

A marca tem como objetivo principal a expansão no mercado, quer a nível nacional como internacional, através de um regime de franchising para lojas entre os 150m2 e 300m2. Tendo esse fator em consideração, marca detém, atualmente, mais de 40 lojas, com áreas entre os 250m2 e os 1000m2, distribuídas por Portugal (26), Angola (16) e Moçambique (1). 

Se gosta de moda e ambiciona ter um negócio no ramo do calçado, pode ser uma excelente oportunidade juntar-se à STARA - conheça tudo sobre o franchising STARA.

Foreva

A rede de franchising Foreva foi criada em 1984, com o objetivo de obter um conceito de venda de calçado único e exclusivo, oferecendo uma vasta gama de calçado e acessórios, com uma boa relação qualidade-preço.

A Foreva começou a apostar na sua expansão em 1998, com foco em grandes centros comerciais e, neste momento, já conta com cerca de 25 lojas franchisadas e cerca de 45 próprias, em Portugal continental e ilhas.

Estas lojas têm tido bastante sucesso, muito devido aos investimentos feitos nos espaços físicos, que se adaptam diretamente às coleções com o objetivo de criar uma imagem de harmonia entre o espaço e os produtos. Por outro lado, o atendimento especializado é um dos pilares da marca, que investe bastante na formação das equipas de venda, de modo a garantir uma experiência de compra e venda personalizada aos seus clientes.

Para se tornar um franchisado Foreva, os empreendedores devem garantir que dispõem de skills de gestão, resiliência e visão estratégica na escolha da localização da loja: devem localizar-se em espaços movimentados, ruas destinadas ao comércio ou centros comerciais. Do lado da marca, a Foreva garante o apoio à gestão comercial e gestão do ponto de venda, na organização logística, um software com ligação à rede Foreva, uma política de preços estáveis e uma formação inicial a todos os profissionais.

Franchisings de Sapatarias em Portugal: crie um negócio de sucesso!

Agora que já conhece estes dois franchisings de sapatarias, aos quais se pode associar, importa referir que, mesmo que tenha acesso a estratégias de marketing e publicidade. materializadas diretamente pelo franchising, deve investir na comunicação da sua loja online (de forma a ser encontrada por esse tipo de público), na implementação de estratégias para aumentar as suas vendas e estar atento a todo o tipo de estratégias de marketing úteis em sapatarias.

Por fim, para que a sua sapataria seja bem sucedida e tenha a faturação toda em ordem, deve utilizar um software de gestão e faturação apropriados ao seu negócio. O Vendus é um software de faturação online e POS, que regista e controla as vendas da sua loja, em parceria com os seus equipamentos de POS, como gaveta de dinheiro ou impressora de POS, e plataformas de e-commerce. Saiba como mudar de software para POS e experimente este software, gratuitamente, durante 30 dias e sem compromisso.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.