Sapataria - Como ser encontrado na Internet?

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Sapataria - Como ser encontrado na Internet?

A comunicação é um dos fatores críticos para o sucesso de qualquer tipo de empresa, nomeadamente para uma sapataria. Se tem ou pretende abrir uma sapataria, conheça de perto o poder da tecnologia e saiba como ser encontrado na internet, utilizando algumas dicas!

Se está na fase inicial de abertura de um negócio próprio, é importante informar-se de todos os detalhes para abrir uma sapataria em Portugal, que incluem um conjunto de passos, passando pela definição da estratégia da sapataria até ao investimento em estratégias de marketing e comunicação.

Considerando este último ponto, importa entender que um dos pilares onde grande parte das empresas devem investir é na comunicação, uma vez que, se for feita de forma estratégica, poderá ter um grande impacto na visibilidade do seu negócio, que tem influência direta na atração de clientes e, por sua vez, no aumento das vendas - acompanhe as seguintes dicas para aumentar as vendas da sua sapataria. Poderá fazê-lo a partir de canais de comunicação físicos e online, embora os canais online tenham vindo a ganhar maior destaque nos últimos anos e é neles que nos vamos focar.

Como fazer com que a sua sapataria seja encontrada a partir da internet?

  • Website próprio

Um dos canais digitais mais completos e com um maior impacto neste tipo de negócio são as plataformas digitais. Através de um website próprio ou blog, pode partilhar todas as informações da sua sapataria, como a história, missão, processo de fabrico dos sapatos (se tiver um fabrico próprio), promoções, catálogo com todos os artigos ou novas coleções, eventuais certificados, contactos da sapataria. Idealmente, pode aproveitar também para disponibilizar a sua gama de produtos e, até, para vender os seus produtos diretamente, através de uma loja online, onde os clientes poderão fazer encomendas.

O Vendus Go! é uma plataforma de e-commerce gratuita, simples e prática, utilizada por mais de 1.500 pessoas, ideal para empresas que querem comercializar os seus produtos online, sem recorrer a sistemas complexos e dispendiosos.

Adicionalmente, para que este canal tenha os efeitos desejados, aposte em conteúdo de qualidade e atualizado, assim como otimizado ao nível de SEO (Search Engine Optimization), utilizando as keywords que mais se adaptam ao que o seu público-alvo utiliza para pesquisar pelos produtos e/ou serviços que oferece.

  • Redes sociais

As redes sociais são uma excelente maneira de criar awareness e uma relação com o seu público-alvo, a partir da partilha de fotografias dos seus sapatos (idealmente em uso), assim como possibilitar a partilha direta de feedback e outro tipo de interações com os clientes.

Deverá definir uma estratégia de partilha de conteúdos alinhada com o branding, posicionamento e objetivos da sua sapataria, optando por estar presente apenas nas redes sociais que façam sentido para o seu tipo de negócio, como o Facebook, Instagram, TikTok ou Pinterest, por exemplo.

Aposte na criatividade das suas fotografias, no storytelling de todas as publicações, na recorrência das publicações e na interação com os seus seguidores.

  • Google My business

Se tem uma sapataria com um espaço físico, vai precisar de ter uma conta no Google My Business, de modo a marcar a sua presença digitalmente, através da fixação da localização do seu espaço no Google Maps, utilizado por milhões de utilizadores, diariamente.

Como tal, deve criar um perfil completo nesta ferramenta, preenchendo todas as informações relevantes acerca da sua sapataria, como horário de funcionamento, serviços que oferece, tipo de produtos que comercializa, fotografias do espaço e outro tipo de informações relevantes. 

Quanto mais interações tiver, mais probabilidade terá de aparecer nos primeiros resultados das pesquisas e ganhar um bom posicionamento orgânico, que impactará as visitas ao seu espaço e, consequentemente, as suas vendas. Conheça todas as vantagens do Google My Business.

  • Blogs

Existem milhares de blogs de moda e lifestyle, tanto a nível mundial como em Portugal, onde são partilhadas várias dicas de moda, experiências, produtos ou outro tipo de conteúdos relevantes, visitados por milhões de pessoas, interessadas neste tipo de temáticas, ou seja, um possível tráfego qualificado de possíveis clientes para a sua sapataria. 

Posto isto, esteja atento aos blogs ou sites mais visitados e procurados no segmento de negócio da sua sapataria, cujo posicionamento se assemelha ao seu, e invista no patrocínio de alguns desses conteúdos, que poderá utilizar para referenciar a sua sapataria ou alguns dos seus produtos, de forma mais direta, dependendo da sua estratégia.

Se tiver um website próprio, poderá ser uma estratégia de referral ou backlinks, que poderá ter um impacto bastante forte nas visitas ao seu website ou outro tipo de plataformas online, assim como de possíveis conversões.

  • Influencers

Os Influenciadores digitais são, neste momento, um dos top canais mais utilizados por grande parte das marcas, dos diferentes setores de atividade, devido ao seu grande impacto na criação de awareness, geração de visitas ou mesmo vendas, diretamente, após os seus posts.

Dependendo da estratégia da sua sapataria, poderá fazer sentido associar-se a alguns Influenciadores - nano, micro ou macro influencers - dependendo da visibilidade que pretende ter e do orçamento que tiver para investir neste canal.

O mais importante passará por associar-se a pessoas que se enquadrem com os valores da sua sapataria, que utilizem e valorizem a compra de sapatos e entre outros fatores.

  • Publicidade paga

A publicidade paga pode ser bastante útil e impactante para os casos em que já possui uma presença orgânica forte, uma base de dados qualificada, pretende atingir um nível mais elevado de clientes ou alcançar algum KPI.

Posto isto, o tráfego pago inclui um conjunto de canais que dependem de investimento monetário, neste caso em diferentes tipos de anúncios publicitários, personalizados para um segmento específico de clientes, com o objetivo de impulsionar a sua conversão, seja em compras ou outro tipo de leads, como visitas à sapataria, por exemplo.

A plataforma de anúncios mais conhecida é o Google Ads, a plataforma de anúncios do Google, embora possa também anunciar através das redes sociais, como no Facebook e Instagram, a partir do Meta for Business.

  • Parceria com outras lojas ou marketplaces

Existem várias lojas virtuais de moda, ou mesmo especializadas em calçado, com bastante alcance, com quem poderá estabelecer uma parceria para as utilizar como canal de venda dos seus sapatos, como a La Redoute, El Corte Inglés, About You e muitas outras, que contabilizam milhares de euros todos os dias.

Pode, ainda, aproveitar a visibilidade dessas lojas para investir em alguma publicidade paga, as chamadas “aportações”, para que dar mais visibilidade à sua marca no website da marca parceira.


Além destas estratégias, poderá utilizar muitas mais, investindo não só nos canais online como offline, com o objetivo de criar uma estratégia uniformizada e interligada entre todos os meios, através da utilização de diferentes pontos de contacto entre a marca e o cliente: uma estratégia omnichannel.

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