5 Ideias de Negócios Sustentáveis

Blog / Empresas / 5 Ideias de Negócios Sustentáveis
5 Ideias de Negócios Sustentáveis

Um negócio é considerado sustentável quando minimiza os impactos do desenvolvimento da sua atividade, preservando o meio ambiente. Diminuição de utilização de recursos naturais não renováveis ou a aposta na utilização de materiais oriundos de comércio justo, são algumas das características de empresas preocupadas com a sustentabilidade, a par da rentabilidade.

A sustentabilidade de um negócio assenta no chamado Triple Bottom Line (tripé da sustentabilidade em português), que afirma que as dimensões social, ambiental e económica devem estar em constante equilíbrio:

  • Dimensão Social: promoção de qualidade de vida a todas as pessoas ligadas à empresa (colaboradores, fornecedores, etc).
  • Dimensão Ambiental: ações intencionais da empresa para minimizar o impacto causado pela sua atividade.
  • Dimensão Económica: a empresa existe para dar lucro, cuidado sempre dos recursos naturais que utiliza.

    5 Negócios Sustentáveis

    1. Produtos Naturais
    Cada vez mais as pessoas procuram produtos naturais, sem químicos industriais que prejudicam a pele e o meio ambiente. Por isso, o mercado para abrir um negócio nesta área é bastante promissor. Perfumes, sabonetes, cremes de rosto e corpo, são alguns dos produtos já existentes no mercado, mas que ainda pode inovar! Conheça as melhores feiras de cosmética em Portugal e adquira produtos naturais de qualidade!

    2. Alimentação Saudável
    A preocupação com a alimentação saudável, por um lado e o crescimento da obesidade, por outro, faz deste um negócio em expansão. Negócios que invistam em produtos produzidos localmente, preferencialmente biológicos, sem pesticidas ou outros químicos, é uma boa aposta. Por exemplo, produção de legumes biológicos ou café orgânico. Saiba mais sobre o que é a agricultura biológica e como criar um negócio focado neste tipo de agricultura.

    alimentação biologica

    3. Energia Renovável
    A preocupação com o meio ambiente e com as reservas naturais de combustíveis fósseis abre a oportunidade à criação de empresas que prestem serviços nesta área, por exemplo, empresas de instalação de painéis solares. Se vai abrir um negócio nesta área, veja as nossas dicas para o primeiro ano como empreendedor!

    4. Lixo Tecnólogico e Eletrónico
    Levantamento de equipamentos inutilizados como televisões, computadores, telemóveis ou eletrodomésticos é cada vez mais um negócio com saída. A ideia é aproveitar ao máximo componentes que ainda podem ser utilizados e diminuir a quantidade de lixo dos aterros e a pegada ecológica destes equipamentos.

    5. Serviços de Limpeza
    A par da alimentação saudável, também surge uma tendência crescente de produtos de limpeza ecológicos, quer para o meio ambiente, quer em termos de saúde. E dentro desta área de negócio pode enveredar por produtos biodegradáveis e serviços de limpeza comprovadamente biológicos. Saiba como abrir uma empresa de limpeza em Portugal.
    produtos ecológicos

    Dicas para Negócios Sustentáveis

    Quer pretenda criar um negócio sustentável de raiz ou queira aproximar a sua empresa dos valores da economia sustentável, pode aplicar algumas destas sugestões:

    • Faça da sustentabilidade um valor da sua empresa;
    • Encontre parceiros com os mesmos princípios (fornecedores, colaboradores…);
    • Envolva toda a empresa, todos os colaboradores devem conhecer as ações sustentáveis do negócio;
    • Crie procedimentos e espaços de reciclagem e de reutilização, para evitar desperdícios;
    • Utilize equipamentos económicos que permitam economizar energia (lâmpadas economizadoras, computadores mais eficientes, etc);
    • Crie um sistema de reutilização da água (use água da chuva para limpar as instalações ou utilizar nas casas de banho);
    • Elimine a utilização de descartáveis (por exemplo, utilize copos e chávenas para o café de vidro ou porcelana, em vez de plástico);
    • Evite documentação em papel, dando primazia aos documentos digitais;
    • Opte, sempre que possível, por fontes de energia renováveis, como é o caso da energia solar;
    • Mantenha as salas que têm ar condicionado com as portas fechadas (e desligue os equipamentos no final do dia);
    • Permita que os colaboradores trabalhem a partir de casa alguns dias da semana;
    • Prefira consumir produtos da sua região e do comércio local;
    • Respeite rigorosamente as leis ambientais.

    Pode consultar algumas ideias de negócios no nosso artigo 6 Ideias para abrir um negócio em Portugal.

    Achou o artigo interessante?

    Software de Faturação e POS
    30 Dias Gratuitos sem compromisso!

    Sobre o Vendus

    O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.