FBC

Negócio próprio: quais as vantagens e as desvantagens?

Negócio próprio: quais as vantagens e as desvantagens?

Ter um negócio próprio é, cada vez mais, uma alternativa ao trabalho por conta de outros, uma opção para desempregados ou simplesmente para empreeendedores que desejam concretizar os seus sonhos. No entanto, para além da dedicação e esforço, ter um negócio próprio apresenta algumas vantagens e diversas desvantagens.

 

Vantagens de ter um Negócio Próprio

Autonomia
Ter um negócio próprio permite organizar as tarefas e a execução das mesmas de acordo as suas preferências, disponibilidade e ritmo de trabalho.

Gestão de Tempo
Trabalhar por conta própria permite gerir horários de uma forma flexível, escolhendo os melhores momentos para desenvolver o trabalho, marcar reuniões ou visitar clientes.

Local de Trabalho
Ter um negócio próprio permite trabalhar a partir de casa, em espaços de coworking ou num escritório.

Equipa de Trabalho
Ao criar o seu próprio negócio é possível escolher os elementos da sua equipa de trabalho e garantir, desta forma, que tem as pessoas certas ao seu redor.

Investimento em atividades preferidas
Possibilidade de fazer o que se gosta em termos profissionais é uma grande vantagem de ter um negócio próprio.

Desvantagens de ter um Negócio Próprio

Maior Responsabilidade
Todas as decisões vão recair sobre o ombros do empreendedor, por isso, este de terá prestar atenção a todos os detalhes do negócio ao mesmo tempo que gere clientes, fornecedores, colaboradores e outros possíveis contactos profissionais. Isto pode implicar trabalhar fora de horas e mais horas do que o normal no trabalho por conta de outros.

Investimento
Iniciar um negócio implica investir física e monetariamente, sempre com o risco de o negócio não crescer como previsto. As receitas poderão demorar a entrar e até poderá ser necessário mais investimento ao longo do tempo.

Burocracia
Criar e estruturar um negócio próprio acarreta procedimentos burocráticos, desde o registo da empresa até às obrigações administrativas e fiscais que devem ser cumpridas mensalmente.

Incerteza
Os rendimentos de um negócio próprio podem ser inconstantes, por isso, no início, poderá ser difícil ter um vencimento adequado ou balancear todas as despesas. Também é importante estabelecer um fundo de reserva para ir de encontro às necessidades da empresa.

Veja também:

O Vendus é fácil e intuitivo. Além disso não existe qualquer compromisso ou fidelização.
Tânia Ribas
Experimentar Grátis


Software de Facturação POS por € 10/mês sem limites.

30 Dias Gratuitos sem compromisso. Utilize o seu computador e impressora atuais!

Experimente 30 Dias Grátis