Primeiro Ano de um Empreendedor: 10 Dicas

Blog / Empreendedorismo / Primeiro Ano de um Empreendedor: 10 Dicas
Primeiro Ano de um Empreendedor: 10 Dicas

Ser empreendedor é uma aventura, semelhante a uma viagem na montanha-russa, por isso, deixamos algumas dicas para ajudar, especialmente no primeiro ano de atividade. Vamos em frente?

1. Aposte no seu desenvolvimento pessoal e profissional

Normalmente, um empreendedor é um autodidata por natureza, está sempre à procura de novos conhecimentos e desejoso de adquirir novas skills que o façam melhorar pessoalmente e impulsionar o seu negócio.

Ler livros com dicas de empreendedorismo ou simplesmente histórias de vida de empreendedores bem sucedidos, são uma das formas de crescer pessoal e profissionalmente. Consulte as nossas sugestões de livros para empreendedores.

2. Faça um plano de negócios e mantenha o foco

Crie um bom plano de negócios e estabeleça metas de curto, médio e longo prazo, avaliando periodicamente e reajustando se necessário. É muito importante que saiba onde pretende chegar e o que deseja alcançar, mantendo o foco e os objetivos realistas e alcançáveis.

Saiba como elaborar um plano de negócios, um documento descritivo que explica as várias áreas do negócio de forma clara, objetiva e percetível.

3. Organize-se e faça uma eficiente gestão do tempo

Estruture todos os processos de trabalho e organize o máximo possível, para tudo fluir de forma mais orgânica possível. E faça o melhor uso do seu tempo, estipulando horários para os diversos compromissos ou tarefas que tem de realizar.

Utilize ferramentas que o ajudam a estar constantemente organizado e a fazer uma gestão eficiente do tempo, por exemplo, o tradicional excel ou determinados aplicativos no telemóvel. Consulte a nossa lista de apps para startups e empreendedores.

4. Controle bem as finanças

Ter um orçamento anual e ir preenchendo as várias rubricas de despesas e rendimentos é fundamental para ter as contas em dia e também para ter uma real noção do que está a acontecer com o seu negócio.

Desta forma, se for necessário, pode ajustar a parte financeira, por exemplo, dominando a arte de negociar com fornecedores ou evitando ter muito stock. E muito importante, separe as despesas pessoais das empresariais! Retire um vencimento justo e adequado e reinvista o restante no negócio.

5. Esteja atento às obrigações fiscais

Para evitar aborrecimentos com a Autoridade Tributária (AT) a curto e longo prazo, tem de interiorizar o calendário fiscal. IVA, IRS/IRC e Segurança Social são as obrigações mais relevantes.

Por isso, informe-se, aponte e crie alertas no calendário que utiliza frequentemente para cumprir atempadamente com todas as obrigações fiscais existentes. Conheça o calendário fiscal dos trabalhadores independentes.

6. Cerque-se de bons profissionais

O capital humano da empresa tem um valor incalculável, por isso invista em colaboradores com excelentes skills pessoais e profissionais, que contribuam de forma positiva para os valores e cultura do seu negócio. Saiba como recrutar os melhores profissionais para o seu negócio.

A teoria diz que somos a soma das 5 pessoas com quem mais convivemos, por isso, cerque-se de pessoas inteligentes e capazes, que o façam evoluir pessoal e profissionalmente. E não se esqueça de pedir ajuda a quem tem mais experiência e conhecimento sobre determinado assunto. Para além de aprender, vai valorizar as pessoas ao seu redor.

7. Crie uma boa rede de networking

Networking é extremamente importante na vida de um empreendedor. Assim, construir uma boa rede de contactos pode significar uma oportunidade de emprego ou negócio em algum momento. Por isso, frequente eventos da sua área, invista em conversas informais, participe em grupos de redes sociais e esteja disponível para ajudar outros empreendedores. Saiba como criar uma boa rede de contactos.

Não restrinja os seus contactos apenas às áreas relacionadas com o trabalho, dedique tempo ao voluntariado, pratique desporto ou encontre um hobby que o preencha. O importante é nutrir relacionamentos significativos com pessoas, porque fazer conexões com outros profissionais expande os horizontes do seu negócio.

8. Evite Hábitos Tóxicos

Existem alguns hábitos tóxicos que deve estar atento, pois, podem arruinar o seu percurso de empreendedor:

  • Procrastinação - evite adiar tarefas ou compromissos, pode perder oportunidades;
  • Multitasking - trabalhar em diversas tarefas ao mesmo tempo, resulta em baixo rendimento e resultados abaixo do esperado;
  • Incapacidade em delegar tarefas - esteja disposto a partilhar tarefas com parceiros de negócio;
  • Separação entre vida pessoal e privada - os problemas pessoais não devem afetar o desempenho laboral e os relacionamentos com os colegas.

9. Relaxe periodicamente

Descansar é muito importante para conseguir alcançar o sucesso profissional. A vida de um empreendedor pode ser bastante agitada, por isso, parar e realmente descontrair ajuda a diminuir o stress e o cansaço. Preferencialmente faça atividades prazerosas, como ler, praticar exercício, tirar alguns dias de férias.

10. Utilize o Vendus na Faturação do seu negócio

O software de faturação online Vendus é uma excelente ferramenta para empreendedores, pois, permite a utilização gratuita durante 30 dias sem compromisso e não tem custos extras de instalação ou de atualizações. Pode ainda optar por um plano totalmente gratuito até 12 faturas por ano.

Este programa de faturação na cloud também disponibiliza um apoio ao empreendedorismo através de utilização gratuita durante 3 meses. No plano Flex é possível usar o Vendus sem qualquer tipo de limite: faturação, gestão de stocks, estatísticas e utilizadores ilimitados. Tudo sem contratos, nem complicações, pronto a utilizar na hora! Utilize o Vendus para facilitar a faturação do seu negócio!

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.