5 dicas para melhorar a Organização de um Restaurante

Blog / Restauração, Cafetaria e Bar / 5 dicas para melhorar a Organização de um Restaurante
5 dicas para melhorar a Organização de um Restaurante

Quer tornar o seu restaurante mais eficiente? Precisa de ajuda para organizar o dia a dia do restaurante? Então, este artigo é para si! Melhore a organização do seu restaurante com estas 5 dicas, vai ver que vão fazer a diferença!

Como melhorar a organização do Restaurante

Colaboradores bem formados, produtos de qualidade e um excelente atendimento são características essenciais para um restaurante. Mas, para realmente ter um restaurante bem sucedido, tem de prestar atenção à organização do espaço, dos procedimentos e da equipa de trabalho.

Quanto mais organizado for o estabelecimento, melhor serviço vai prestar e mais os clientes vão ficar satisfeitos! Cliente feliz volta e ainda traz os amigos ou a família! Se está a pensar abrir um restaurante, descubra as nossas dicas e sugestões!

1. Organize o Espaço

Um restaurante não serve apenas comida saborosa, o conhecido ditado “come-se com os olhos”, também se aplica à forma como o espaço físico está organizado e decorado. Ao dispor o espaço de forma agradável e acolhedora, com o devido equilíbrio entre design e funcionalidade, vai permitir que o serviço se realize de forma rápida e com qualidade.

Assim, opte por uma cozinha funcional, que permita que a comida seja preparada com qualidade e rapidamente e por uma área de mesas espaçosa e convidativa, onde os clientes se sintam confortáveis.

2. Coordene os Colaboradores

Escolha criteriosamente os colaboradores do seu restaurante e implemente uma estrutura de atendimento eficiente que promova a satisfação final do cliente. Saiba como escolher os melhores colaboradores para o seu estabelecimento.

Crie uma rotina de preparação do espaço e de interação com o cliente durante o serviço. Promova um ambiente agradável de trabalho e ofereça condições de pagamento justas aos colaboradores. Trabalhadores motivados e felizes são imparáveis no atendimento aos clientes!

3. Utilize equipamentos e programas

Melhorar o funcionamento das tarefas ou usar programas que executam funções de forma mais rápida, são excelentes formas de organizar o seu restaurante, por exemplo:

4. Crie processos na Cozinha

Se é importante criar procedimentos na sala, muito mais relevante é fazê-lo no espaço da cozinha! Procure ter uma ordem de todos os utensílios necessários para cozinhar, armazene os alimentos de forma segura e higiénica e crie uma rotina de preparação eficiente.

Opte por ter “uma linha de montagem” conhecida por todos os colaboradores e defina de forma clara e objetiva as funções que cada elemento tem na cozinha e na sala do restaurante. Uma máquina bem oleada traz imensos benefícios em termos de organização e posterior satisfação dos clientes.

5. Implemente uma Rotina de Limpeza

Pode parecer que a limpeza não está diretamente relacionada com a organização do seu restaurante, mas, a verdade é que ter um espaço organizado passa por ter uma rotina de limpeza frequente e adequada ao espaço.

Na realidade, a limpeza da cozinha, do local onde se armazena a matéria prima para servir os pratos deliciosos que confeciona, assim como, do espaço de atendimento direto ao cliente, é um dos fatores fundamentais para ter um restaurante bem sucedido e devidamente organizado.

Assim, mantenha em bom estado todo o equipamento da cozinha e da sala e crie um calendário diário, semanal e mensal de limpeza de todos os espaços.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.