8 Dicas de marketing para vendedores ambulantes

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8 Dicas de marketing para vendedores ambulantes

A profissão de Vendedor Ambulante tem tido cada vez um maior destaque no mercado, mas não é tão simples quanto pode parecer tornar-se bem sucedido. Ainda assim, é possível fazê-lo, se definir uma estratégia única e diferenciadora.

Se é empreendedor nesta área, acompanhe algumas dicas de marketing para o seu negócio de venda ambulante!

Marketing para Vendedores Ambulantes: 8 Dicas para o Sucesso

  1. Assegurar a qualidade dos produtos e/ou serviços

Por vezes, a venda ambulante é percecionada por alguma falta de qualidade dos produtos ou dos serviços prestados, embora seja apenas uma visão um pouco redutora da realidade.

Como tal, uma das melhores dicas que pode colocar em prática para ganhar a confiança dos clientes e destacar-se da concorrência é assegurar que oferece a maior qualidade possível dos seus produtos e serviços, escolhendo todos os materiais e artigos de forma rigorosa, utilizando uma embalagem prática e adaptada para o consumo e/ou armazenamento em movimento e a disponibilização de um atendimento ajustado.

Se comercializar bens alimentares, essa qualidade ainda deverá ser ainda mais rigorosa, cumprindo todas as normas de higiene e segurança alimentar - conheça 8 estratégias para aumentar as vendas do seu Food Truck.

Dica: procure ser inovador e criativo na sua oferta comercial.

  1. Esteja presente em locais estratégicos

Neste tipo de negócio, a localização é importante, um dos fatores-chave para o sucesso. Assim, aproveite, de forma estratégica, a grande vantagem que a venda ambulante lhe traz - a possibilidade de locomoção rápida e facilitada - e posicione-se em lugares com grande fluxo de pessoas e, especialmente, frequentados pelo seu público-alvo.

Em geral, estar próximo de escolas, praças, centro da cidade, pontos turísticos, feiras e eventos pode ser um grande ponto de atração, embora deva adaptar a essa escolha ao seu negócio. Por exemplo, se tiver um negócio de venda ambulante de artigos de merchandising de futebol, faz sentido estar presente junto a locais e eventos desportivos.

Por fim, não se esqueça de analisar e adquirir todas as licenças necessárias em cada local.

  1. Aposte no branding do seu negócio

Os consumidores necessitam de se identificar e conectar com as marcas para darem uma oportunidade e experimentarem os seus produtos e/ou serviços.

Posto isto, foque-se na criação de uma estratégia de branding única, que torne os seus produtos mais apelativos e que até os deixe mais atrativos, através do recurso a estratégias de storytelling, que envolvam os clientes com os produtos e criem toda uma experiência envolvente à atividade de venda ambulante.

Para tal, seja no próprio espaço da venda ambulante, nos uniformes dos colaboradores como nos meios de comunicação que utiliza, utilize a sua imagem de marca, nome da empresa, slogan, cores da marca e procure ser apelativo e inovador, de modo a distinguir-se da concorrência.

  1. Ofereça um atendimento altamente personalizado

Quem tem um espaço comercial e realiza atendimento ao público necessita de garantir um bom atendimento aos clientes, isto é, formar todos os colaboradores para que abordem os clientes de forma simpática, cordial, atenciosa e que ouçam as suas necessidades, de modo a poder auxiliá-los em todas as fases do processo. Encontre um equilíbrio na sua abordagem ao cliente, de forma a não ser invasiva, mas ser suficientemente forte para atrair os clientes.

Por outro lado, os funcionários devem conhecer os produtos como ninguém, de modo a poder personalizar o atendimento e transmitir uma sensação de confiança com o serviço prestado e com o produto em si.

  1. Crie uma presença omnicanal

Hoje em dia, num contexto onde a concorrência é cada vez maior, as marcas devem procurar estar presentes nas vidas dos clientes a partir de diferentes canais de comunicação, offline e online, procurando ajustar as suas estratégias a cada um. Colocando em prática, pode acontecer os seus clientes conhecerem o seu negócio de venda ambulante pessoalmente, quando vão passar na rua, como ser impactado a partir das redes sociais, por exemplo, e depois procurar conhecer o negócio fisicamente.

Procure estar disponível e presente em canais digitais, como redes sociais, aplicações móveis, e-mail ou website próprio onde pode dar a conhecer, por exemplo, em que locais vai estar presente e ofertas especiais. Por outro lado, se as pessoas o abordarem diretamente no espaço físico, procure também comunicar esses canais, através de panfletos, cartões ou na própria imagem do espaço, a partir de uma estratégia omnicanal.

  1. Aposte no serviço pós-venda

“Cuidar” dos clientes existentes e fidelizá-los é uma forma inteligente de ter um negócio eficiente, com uma redução dos custos e aumento da probabilidade dos clientes voltarem a visitar os seus serviços. No entanto, isto só é possível através de estratégias de fidelização fortes e adaptadas aos seus clientes.

Crie uma boa experiência de pós-venda, com um atendimento personalizado, soluções de troca e devolução de artigos, esclarecimento de dúvidas e outro tipo de ajuda por parte de profissionais, capazes de oferecer uma boa experiência aos clientes e que os façam confiar no seu negócio. 

Não é por vender de forma ambulante que deve desvalorizar esta parte, muito pelo contrário, é uma forma de se diferenciar, garantir a segurança e a confiança.

  1. Aproveite o impacto do tráfego pago

O tráfego pago é uma excelente maneira de atingir um maior número de pessoas, possivelmente interessadas nos seus produtos ou serviços, de forma mais rápida e eficiente.

Procure criar uma base de dados atualizada e qualitativa, com algumas informações de alguns dos seus clientes, ou possíveis clientes, que poderá utilizar para segmentar estas comunicações pagas. Depois disso, defina os KPIs para essas comunicações, os canais que pretende utilizar, de forma estratégica, e utilize várias plataformas para programar e analisar essas comunicações, como o Google Ads e o Meta for business;

  1. Garanta a eficiência de todos os processos

Uma vez que a venda ambulante é um negócio dinâmico, que gere um elevado fluxo de clientes, em constante mobilidade, é fulcral ter um sistema de faturação adaptado a essa atividade.

O Vendus foi pensado para venda ambulante, uma vez que é compatível com qualquer aparelho e pode utilizá-lo no seu tablet, telemóvel ou computador, com ligação direta à sua gaveta de dinheiro ou impressora de POS. Experimente, de forma gratuita, durante 30 dias.

Adicionalmente, para otimizar esse atendimento, utilize tecnologias que facilitam a experiência do atendimento, como sistemas de POS: impressoras térmicas, gaveta de dinheiro, leitores de código de barras e entre outros, adaptados a vários meios de pagamento.

Por falar em meios de pagamento, disponibilize diferentes meios de pagamento, adaptados às necessidades dos clientes e que otimizem a venda, como o MB WAY, pagamento por numerário, Apple Pay ou Google Pay.

Por fim, acompanhe tudo o que precisa de saber para criar o seu negócio de venda ambulante em Portugal, defina a sua própria estratégia de negócio e considere estas técnicas de venda ambulante para alavancar as suas vendas!

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Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.