Como preparar o seu restaurante para Parceiros de Delivery

Blog / Restauração, Cafetaria e Bar / Como preparar o seu restaurante para Parceiros de Delivery
Como preparar o seu restaurante para Parceiros de Delivery

Os serviços de entrega ao domicílio não são novidade, mas tornaram-se mais conhecidos com o crescimento de diversas plataformas que facilitam todo o processo. E naturalmente, ganharam proeminência durante todo o período de pandemia. Aliás, para alguns restaurantes, esta foi a forma encontrada para sobreviver à crise no setor da restauração.

Neste artigo explicamos o que é o delivery, as suas vantagens para o seu restaurante, quais os principais intervenientes e deixamos dicas úteis para preparar o restaurante para serviços de delivery de qualidade.

Serviço de Delivery e principais vantagens

Essencialmente, o delivery de um restaurante é a entrega de uma refeição comprada pelo cliente através de apps de delivery, redes sociais ou diretamente pelo telefone. Pode optar por ter o seu próprio sistema de entrega ao domicílio ou utilizar as diversas plataformas de delivery existentes no mercado atualmente.

Prestar serviços mais alargados é fundamental para fazer o seu restaurante crescer e os serviços de delivery são claramente vantajosos:

  • Melhor atendimento, acrescentando um novo serviço para atender às necessidades dos clientes;
  • Facilidade de implementação, o registo normalmente é simples e rapidamente pode começar a utilizar a plataforma;
  • Facilidade de atualização dos menus, inserção ou remoção de novos pratos e preços;
  • Atendimento de um maior número de clientes, não sujeito à capacidade física do restaurante;
  • Maior projeção do restaurante, através da divulgação nas plataformas;
  • Diminuição de erros de comunicação, comparativamente a encomendas realizadas por telefone;
  • Baixo investimento para aderir a plataformas.

Dicas para preparar o restaurante para serviços de Delivery

Diferente do atendimento no restaurante ou mesmo do take away, o serviço de delivery implica alguns cuidados para funcionar corretamente e ser uma mais valia para o restaurante. Deixamos algumas dicas que podem ajudar a impulsionar as suas vendas através do delivery.

1. Defina bem o menu

Não é viável disponibilizar todo o menu do restaurante para entrega ao domicílio. Problemas com a apresentação e acondicionamento da comida podem ser verdadeiros desafios. Por isso, opte por pratos que aguentem bem as condições de embalamento e transporte e mantenham as características de qualidade do seu restaurante.

2. Opte por embalagens de qualidade

Escolha embalagens de boa qualidade, que preservem a temperatura, que sejam fáceis de abrir, acomodem bem a comida e que mantenham o aspeto original do prato. Envie as suas refeições em sacos personalizados com a marca do restaurante, guardanapos de qualidade com o logo ou ainda talheres que promovam a sustentabilidade.

3. Escolha os parceiros

Hoje em dia escolher uma plataforma de delivery pode ser complicado, pois a oferta é muito grande! Comece por escolher a zona geográfica em que pretende utilizar este serviço, avalie as taxas inerentes à utilização de cada plataforma e opte por uma ou mais plataformas de delivery existentes no mercado.

4. Organize a cozinha

Organize fisicamente o espaço de confeção dos alimentos e otimize o processo de preparação, reservando uma zona específica para o embalamento das refeições. Forme os colaboradores do restaurante para as exigências do serviço de delivery, nomeadamente a rapidez que é necessária na execução e entrega, sem descurar a qualidade da refeição.

5. Crie uma zona de recolha

Disponibilize um espaço prático e com espaço suficiente para que os colaboradores das plataformas de delivery possam acomodar corretamente os alimentos antes do transporte. Ambiente agradável, cadeiras e wi-fi são uma boa aposta.

6. Utilize o Vendus Pedidos

O Vendus Pedidos, por exemplo, é  uma app que permite gerir os pedidos da cozinha em tempo real, de uma forma visual e organizada, permitindo a sincronização com POS e outros aplicativos externos como Uber Eats, Glovo, Vendus GO!, etc. Saiba mais sobre o Vendus pedidos e simplifique os processos de atendimento no seu restaurante!

7. Invista nas Redes Sociais

As redes sociais podem ser verdadeiros aliados no momento de divulgar os seus serviços de delivery. Permitem a exposição do menu, promoções e outras condições especiais. Crie perfis profissionais nas principais redes sociais como Facebook e Instagram, pois são um canal de comunicação e de publicidade. Saiba como desenvolver uma estratégia de marketing nas redes sociais.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.