Marketing Redes Sociais

Blog / Marketing Digital / Marketing Redes Sociais
Marketing Redes Sociais

Marketing para Redes Sociais é fundamental para expandir o seu negócio. Para tal, é necessário definir uma estratégia e escolher as redes sociais onde quer estar presente. Deve também definir personas.

Neste artigo vamos ensinar como criar uma página no Facebook e no Instagram, enumerar o passos necessários, para definir uma estratégia para estas redes sociais, e explicar como fazer publicidade no Facebook.

Rapariga foto telemovel

Como definir uma estratégia de Redes Sociais?

Use as redes sociais a favor do seu negócio! Crie uma presença nas principais redes sociais que seja relevante para o seu negócio, assim como um plano de conteúdos para as suas publicações. Divulgue, de uma forma criativa e consistente, os serviços e produtos do negócio. Mantenha um canal aberto de atendimento ao público.

ENCONTRE AS REDES SOCIAIS MAIS RELEVANTES

Cada canal tem as suas particularidades (Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter, etc). Por isso, escolha o mais adequado para a divulgação do seu negócio.

PESQUISE O PERFIL DO PÚBLICO

Identifique as principais características do seu público e as palavras-chave mais relevantes.

ESPREITE A CONCORRÊNCIA

Analise o que os outros negócio estão a comunicar perto de si, e para o seu publico, e que recursos utilizam para o fazer. Pode pesquisar as publicidades que os concorrentes estão a fazer Aqui.

CRIE UM CALENDÁRIO EDITORIAL

Estabeleça o que publicar, em que período de tempo e os tipos de publicações (texto, imagens, vídeos, etc).

AVALIE OS RESULTADOS

Numeros Vendus

Utilize as ferramentas de análise das redes sociais para identificar o que funciona ou não para o seu negócio em particular.

Como Criar uma Página de Negócio no Facebook

O que é o Facebook?

Uma em cada seis pessoas utiliza regularmente o Facebook, 66% com idades entre os 15 e os 34 anos. Só em Portugal estamos a falar de 5 milhões de utilizadores, dos quais 3,4 milhões em aparelhos móveis. Esta rede social alberga páginas de cerca de 30 milhões de negócios, o que a torna uma ferramenta poderosa para a divulgação e publicitação do seu negócio.

Porém, como deve disputar essa audiência com empresas que já desenvolvem marketing no Facebook? O ponto de partida é criar uma página, para o negócio, e promover os produtos e noites temáticas de forma criativa e consistente. Além disso, ter o negócio representado no Facebook não é o mesmo que ter um perfil pessoal, ou seja, utilizar esta rede social para fazer o seu negócio crescer é diferente do que simplesmente partilhar textos ou imagens como indivíduo. Por último, ter uma página permite ter acesso a um conjunto de funcionalidades específicas para negócios.

Passos para criar uma página do Facebook

Como criar página do facebook

Criar uma página para o seu negócio no Facebook é um processo relativamente simples:

  1. Aceda à página https://www.facebook.com/pages/create
  2. Escolha uma Categoria de Página - no seu caso opte por Negócio ou Marca;
  3. Indique o nome do negócio;
  4. Escolha a Categoria - Negócio Local;
  5. Preencha os restantes dados, tais como a morada e contacto telefónico;
  6. Clique em Continuar para criar a página.

Negocio Facebook

Após completar estes passos, a página do seu negócio está criada. No entanto, antes de ser partilhada necessita de ser otimizada para o público com o máximo de informação possível, por exemplo horário de funcionamento e website.

Crie um Nome de Utilizador

O nome de utilizador aparece por baixo do nome da página do negócio, sendo uma forma de ajudar os clientes a encontrarem e a lembrarem-se da página. Por exemplo, @Noturnos, se o nome da página for Bar Noturnos.

Altere a Foto da Página

Pode optar por uma foto ou logótipo com, pelo menos, 400 px de largura e 150 px de altura, preferencialmente com um ficheiro em formato PNG.

Adicione uma Imagem de Capa

Escolha uma imagem criativa que represente o negócio e os produtos que comercializa.

Descreva a Página

Faça uma pequena descrição da página, para que os clientes saibam exatamente o que o negócio oferece.

Faça Publicações Regulares

Publique conteúdo pertinente e de qualidade, com regularidade. Por exemplo, imagens de cocktails ou do ambiente, caso o seu negócio seja um bar.

Página de Facebook de bar

Passos para criar uma página do Instagram

Esta rede social tem cerca de 800 milhões de utilizadores em todo o mundo, sendo a segunda maior rede social em Portugal. É uma plataforma voltada para a publicação de fotografias, o que pode ser uma mais valia para a promoção do seu negócio. Nesta rede social pode utilizar fotografias do seu estabelecimento, dos produtos que vende ou até de eventos que organiza. Importante referir que, tal como no Facebook, deve criar um perfil comercial do seu negócio, para transmitir maior confiança e credibilidade. Listamos os passos para criar um perfil de Instagram ideal para o seu negócio.

Como criar um Perfil de Instagram para o seu Negócio?

O processo de criação de um perfil para a sua pastelaria no Instagram é simples:

Faça o Download do Aplicativo do Instagram

Está disponível na Play Store (para telemóveis com Android), na App Store (para iPhone) e na Windows Phone Store. Instale e abra o aplicativo assim que o download esteja terminado.

Crie uma Conta

É possível criar uma conta utilizando o perfil de Facebook já existente (é a opção mais rápida) ou criar um novo registo onde terá de inserir email e outros dados.

Configure o Perfil

Este passo é importante. Altere para conta comercial (no canto superior direito, em configurações). Adicione uma foto de identificação ou logótipo de boa qualidade (recomenda-se 110X110 px). Inclua também um conjunto de informações: site, endereço, telefone para contato, horário de funcionamento, entre outros.

Utilize a Conta

Adicione fotos criativas e vídeos que demonstrem a imagem do seu negócio. Disponibilize este tipo de conteúdo de forma regular e respeitando sempre a personalidade da sua marca.

Bedida quente de limão

Como Fazer Publicidade no Facebook e Instagram?

Tanto o Facebook como o Instagram disponibilizam a opção de publicitar a sua pastelaria. Antes de começar, deve questionar-se sobre as razões pelas quais quer publicitar nestas redes sociais.

Defina o Objetivo

O objetivo que o move será decisivo na escolha do tipo de anúncio que vai promover.

  • Quer atingir mais pessoas?
  • Quer tornar o negócio mais conhecido?
  • Quer gerar mais interação através do Facebook/Instagram?
  • Quer divulgar eventos?

Selecione o Público-Alvo Principal

É possível escolher o público através de vários critérios:

  • Localização geográfica - cidades, países;
  • Dados demográficos - idade, estado civil, género, formação;
  • Comportamento - hábitos de compra anteriores;
  • Interesses - hobbies e passatempos;
  • Ligações - pessoas ligadas a um evento ou página.

Escolha o Local de Publicação

No Facebook, é possível publicar os anúncios no feed, na coluna do lado direito, sob a forma de artigo instantâneo, como história ou no Marketplace. Por exemplo, os anúncios da coluna da direita são ideais para conduzir o tráfego para seu site. Já os anúncios no feed de notícias são excelentes para expor a sua pastelaria e a respetiva página do Facebook.
No Instagram os anúncios aparecem entre os posts dos utilizadores.

Defina o Orçamento

Estabeleça o orçamento diário ou total para o período de tempo que pretende publicitar. Desta forma, está sempre dentro valor expectável.

Selecione um Formato

Nesta fase de criação do anúncio pode optar por um dos seis anúncios disponibilizados: imagem, vídeo, histórias, messenger, carrossel e coleção.



Software de Faturação e POS desde 4€/mês sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.