Quais as melhores plataformas de take away para Restaurantes?

Blog / Restauração, Cafetaria e Bar / Quais as melhores plataformas de take away para Restaurantes?
Quais as melhores plataformas de take away para Restaurantes?

Entregar os fabulosos pratos que disponibiliza no restaurante diretamente na casa dos clientes é uma mais valia para o seu negócio! No entanto, ter uma estrutura que permita fazer um serviço de take away e delivery rápido e eficiente, não é muito fácil, especialmente se o restaurante for de pequena dimensão. Mas não se preocupe, existem diversas plataformas no mercado especializadas em entregas às quais pode recorrer!

Vantagens de Takeaway e Delivery

A pandemia veio solidificar a importância de prestar serviços mais alargados e a restauração percebeu rapidamente a importância dos serviços de takeaway e delivery. São claros os benefícios para o consumidor, mas quais as vantagens para os restaurantes? Estes são os principais benefícios da utilização de plataformas de take away e delivery:

  • Melhor atendimento, acrescentando um novo serviço para atender às necessidades dos clientes;
  • Facilidade de implementação, o registo normalmente é simples e rapidamente pode começar a utilizar a plataforma;
  • Facilidade de atualização dos menus, inserção ou remoção de novos pratos e preços;
  • Atendimento de um maior número de clientes, não sujeito à capacidade física do restaurante;
  • Maior projeção do restaurante, através da divulgação nas plataformas;
  • Diminuição de erros de comunicação, comparativamente a encomendas realizadas por telefone;
  • Baixo investimento para aderir a plataformas.

10 Plataformas de Take Away/Delivery para Restaurantes

As plataformas que existem no mercado são verdadeiros aliados, tanto para tornar o restaurante mais conhecido, como também no serviço eficiente de entrega. Normalmente, o procedimento para o cliente é o mesmo em todas as plataformas:

  1. O cliente encontra o restaurante e faz um pedido através da respetiva app;
  2. O  restaurante aceita e prepara os pedidos;
  3. Os parceiros de entrega recolhem o pedido no restaurante e fazem a entrega ao cliente.

Por isso, se tem um restaurante, inscreva-se nestas plataformas online de entrega ao domicílio para alavancar as vendas!

1. Uber Eats

A Uber Eats é, provavelmente, a plataforma online de entrega de comida ao domicílio mais conhecida. A maior parte dos restaurantes e fast food já trabalha com a Uber Eats, mas a lista continua a aumentar diariamente. Para começar a usufruir dos benefícios da utilização nesta plataforma, inscreva o restaurante na Uber Eats.

Em termos de preços, os restaurantes têm de pagar uma taxa de ativação única, que inclui um kit de boas-vindas, um tablet, o software de restaurante e uma sessão fotográfica profissional. Por cada pedido do restaurante, efetuado através do Uber Eats, é calculada uma taxa de serviço. Para mais informações sobre preços, raio de entrega ou sobre processo de se tornar parceiro Uber Eats contacte diretamente a plataforma.

2. Glovo

Com a promessa de entrega dos pedidos em 30 minutos, 24 horas por dia, durante todos os dias da semana, a Glovo é uma das mais conhecidas plataformas de take away existente atualmente no mercado. Fundada em 2015 em Barcelona é um serviço que entrega refeições e outros produtos. Se tiver interesse, registe o seu restaurante na Glovo.

3. Nomenu

Plataforma nacional, existente desde 1998 e com mais de 1200 restaurantes, é mais uma opção para entrega dos seus pratos ao domicílio. Para mais informações e inscrição, consulte a página Nomenu.

4. Bolt Food

Esta plataforma de entrega permite inscrição do restaurante de forma gratuita e configura o perfil na app: menu e o horário de funcionamento. Se inscrever o seu restaurante na Bolt Food usufrui da isenção de taxa de entrega durante os primeiros 30 dias.

5. Takeaway

De origem holandesa e com presença em Portugal desde 2016, esta plataforma prima por um serviço diferenciado, com entregas isentas de comissão para o ciente e realizadas em bicicletas de forma mais ecológica, através da utilização de bicicletas. Se optar por esta empresa, pode inscrever o restaurante na Takeaway.

6. Vincitables

Inicialmente, a Vincitables era uma aplicação para reservas, mas rapidamente acrescentou a entrega ao domicílio aos seus serviços. O principal objetivo desta plataforma é a digitalização do serviço de delivery, oferecendo aos restaurantes a possibilidade de concentrar tudo na aplicação: venda direta através do website e redes sociais, assim como configuração de raios de entrega, datas específicas ou custos variáveis. Se gostaria de experimentar este serviço, inscreva o seu restaurante na Vincitables.

7. Bring Eat

Plataforma em regime de franchising que permite que o cliente realize a sua encomenda através do site, app ou telefonicamente. Neste momento opera em Angra,Cascais e nas cidades de Coimbra, Viseu e Funchal. Se tem um restaurante nas áreas de atuação desta plataforma, inscreva o seu restaurante na Bring Eat.

8. EatTasty

Startup portuguesa que permite a encomenda e entrega de almoços diariamente. Neste momento, esta plataforma de entregas apenas funciona nas cidades do Porto e de Lisboa. Por isso, se tem um restaurante nestas zonas, pode inscrever-se no EatTasty.

9. Cookoo

Este kitchen hub portuguesa foi criado em 2019 por chefes de cozinha portugueses empreendedores. Permite adquirir diferentes refeições numa só encomenda. Se esta for a plataforma que pretende e tiver um restaurante na zona de Lisboa, contacte a Cookoo.

10. Comer em Casa

Empresa que disponibiliza site e app para entrega de refeições ao domicílio. Tem parcerias com mais de dois mil restaurantes em diversas cidades do país. Caso deseje ser parceiro desta plataforma tem de manifestar o interesse em ser contactado pela equipa do Comer em Casa.

Como Escolher e Utilizar plataformas de Takeway e Delivery

Apresentamos as plataformas com maior projeção no mercado, mas como escolher a que se adequa mais ao seu restaurante? Como adaptar os menus à entrega em casa? Estes são alguns pontos que deve equacionar antes de escolher a plataforma que pretende utilizar no seu tipo de negócio:

  • Recolha informação sobre as plataformas mais relevantes para o seu restaurante - custos de registo, taxas de entrega, etc;
  • Adapte o menu às condições de distribuição, para que a qualidade não fique comprometida - o tipo de embalagens, o espaço que vai necessitar, etc;
  • Reorganize o menu, reduzindo o número de pratos se necessário, para proporcionar variedade, mas também uma boa experiência no momento de escolha;
  • Não descure o aspeto tecnológico - tablet ou outro equipamento necessário deve estar sempre com bateria e em boas condições de funcionamento;
  • Opte por testar uma ou duas plataformas e mude se não ficar satisfeito com os resultados.
    Achou o artigo interessante?

    Software de Faturação e POS
    30 Dias Gratuitos sem compromisso!

    Sobre o Vendus

    O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.