Como abrir uma oficina mecânica em 2022

Blog / Empresas / Como abrir uma oficina mecânica em 2022
Como abrir uma oficina mecânica em 2022

A indústria automóvel é uma área de negócio em crescimento e por esta razão, representa uma excelente oportunidade para qualquer empreendedor. Saiba como abrir uma oficina mecânica em apenas 7 passos!

Sabe-se que a maioria dos habitantes portugueses possui um veículo de transporte próprio, o que impacta diretamente a necessidade de manutenção dos mesmos. Neste contexto, abrir uma oficina mecânica pode ser uma excelente oportunidade de negócio, respondendo à alta procura por este tipo de serviços, embora possa representar um grande desafio, devido ao alto nível de competitividade neste setor.

No entanto, estamos aqui para mostrar que o processo não é assim tão complexo e que se seguir estes passos, é muito provável que atinja o sucesso pretendido na abertura de uma oficina mecânica.

Conheça os 7 passos que deve dar para avançar com um negócio neste mercado:

1. Crie um plano de negócios objetivo e completo

Inclua uma análise detalhada do mercado, dos principais players do setor, das necessidades do público-alvo que pretende atingir, das novas tendências de mercado e entre outros fatores. Esta análise terá um papel crucial no sucesso do seu negócio, servindo como base para as seguintes etapas, nomeadamente, na escolha do tipo de negócio e serviços a disponibilizar.

2. Escolha que tipo de oficina mecânica pretende criar e os serviços a oferecer

Para tal, deve perceber que existem vários tipos de oficinas mecânicas, especializadas em diversos serviços, como por exemplo diagnóstico automóvel, manutenção e reparação de veículos, alinhamento de direções, pintura, montagem de pneus, eletricidade, ar condicionado, reparação de pára-brisas, amortecedores, motor, óleo, baterias, entre outros serviços.

Cada serviço pode, ainda, ser específico para determinado tipo de veículos, como veículos ligeiros, motociclos, veículos pesados, ou veículos elétricos, por exemplo.

Em suma, é importante focar-se em uma ou várias áreas de especialidade para desenvolver o seu negócio, embora em paralelo possa estabelecer parcerias locais para disponibilizar serviços complementares, de modo a gerar mais oportunidades de negócio e oferecer um conjunto de serviços mais completos.

Adicionalmente, pode especializar-se num nicho de mercado, como em veículos elétricos ou tuning, que têm cada vez mais procura em Portugal e oferecer um serviço exclusivo nestas áreas.

3. Escolha a localização da sua oficina

Considere as necessidades do seu público-alvo, a quantidade de clientes que irá impactar, assim como o espaço necessário para os equipamentos e ferramentas que irá utilizar, com vista a perceber qual será a melhor área e localização do espaço.

Por exemplo, caso se foque na oferta de serviços mais simples e rápidos, como de eletricidade, pneus ou mecânica, pode optar por estar localizado em zonas de residência, num espaço mais pequeno. Por outro lado, se pretende oferecer serviços para veículos pesados ou de pintura e carroçaria, pode fazer mais sentido optar por localizações menos centrais, mas que tenham uma área física maior, capaz de suportar esse tipo de veículos e materiais.

Dica: procure estar presente perto das estradas mais movimentadas para atrair um maior número de pessoas.

É igualmente importante manter o espaço da oficina sempre limpo e organizado, disponibilizar casas de banho bem higienizadas, assim como uma sala de espera adequada ao fluxo dos clientes.

4. Abra a sua empresa

Pode fazê-lo presencialmente ou online, em nome individual ou coletivo. Adquirir um franchising de oficina ou de prestação de serviços mecânicos, que garanta negócio, experiência e posicionamento, também pode ser uma solução a considerar.

Inicie a sua atividade económica, considerando o código da atividade económica para o seu tipo de negócio, que é o 45200, destinado a empresas de manutenção e reparação mecânica, eléctrica, electrónica, entre outras, de veículos automóveis ligeiros e pesados, das suas partes e peças, incluindo serviços de lavagem, polimento, pintura, tratamento anti-ferrugem, reparação, substituição ou instalação de peças.

Conheça alguma da legislação para as oficinas mecânicas em vigor:

Neste ramo de atividade mecânica é, ainda, obrigatório garantir um Seguro contra Acidente de Trabalho e de Responsabilidade Civil para todos os colaboradores.

5. Faça uma análise financeira do custo necessário para abrir uma oficina mecânica

Oferecer o melhor serviço depende diretamente do tipo de serviço, clientes e da localização do espaço. Nesse orçamento, deve incluir todos os custos que terá, quer o investimento inicial em equipamentos, como os custos fixos e variáveis ao longo do processo, de forma a poder perceber se necessitará de recorrer a alguma fonte de financiamento.

Investimento inicial:

  • Bem Imóvel e instalações;

  • Custos de abertura e legalização da empresa;

  • Equipamentos e ferramentas necessárias, desde conjunto de chaves, macaco, elevador de veículos e entre outros equipamentos. É importante investir em novos equipamentos e tecnologias modernas, capazes de otimizar e assegurar a qualidade do trabalho e aumentar a produtividade da sua oficina. Conheça alguns dos principais equipamentos e empresas-chave na comercialização desse tipo de equipamentos mecânicos;

  • Contratação de serviços mecânicos;

  • Contratação de colaboradores;

  • Seguros necessários.

Custos Fixos:

6. Crie uma equipa especializada

É importante para que possa garantir a oferta de um serviço especializado e de qualidade aos seus clientes. Forme uma equipa completa e qualificada, composta por recursos humanos, rececionista, mecânicos, pintores de automóveis, chefe de armazém, técnicos de carroçaria e outro tipo de técnicos especializados, considerando o tipo de serviços que irá disponibilizar.

É essencial formar, constantemente, os seus profissionais para que possam inovar as suas técnicas e oferecer um atendimento personalizado, que atenda as expectativas dos clientes;

7. Dê a conhecer a sua oficina automóvel aos seus clientes

Invista na comunicação da sua oficina. Comece pelo aspecto visual do seu espaço físico, de forma a atrair quem passa pela oficina, mas recorra também a estratégias de marketing tradicional, utilizando panfletos, outdoors, jornais e revistas relacionadas com veículos ou serviços mecânicos, para promover o seu negócio.

É igualmente essencial construir uma presença online forte, através das redes sociais, Google My Business ou de um website próprio, que comunique todos os serviços que oferece, novidades e contactos, permitindo a marcação de assistências ou o pedido de orçamentos. Conheça algumas técnicas para atrair clientes para a sua oficina mecânica.

Siga estes as nossas dicas e torne-se um empreendedor de sucesso, capaz de fazer a diferença neste setor. Não se esqueça de investir também em estratégias para alavancar as vendas da sua oficina.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS desde 4.99€/mês sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.