Como abrir uma lavandaria e engomadoria em Portugal?

Blog / Empresas / Como abrir uma lavandaria e engomadoria em Portugal?
Como abrir uma lavandaria e engomadoria em Portugal?

O mercado das lavandarias e engomadorias tem sofrido bastantes alterações nos últimos anos, fruto das mudanças naturais de hábitos dos consumidores. Praticidade e rapidez são algumas das maiores necessidades sentidas. Pretende abrir o seu próprio negócio nesta área? Saiba como abrir uma lavandaria e engomadoria em Portugal!

Os portugueses, e mesmo a população mundial em geral, têm vindo a alterar os seus hábitos nos últimos anos, valorizando ainda mais aspetos relacionados com o conforto, rapidez, acessibilidade ou a praticidade.

Se há uns anos só conhecíamos lavandarias e engomadorias com atendimento direto ao cliente, hoje em dia já é bastante mais recorrente encontrarmos lavandarias self-service, em que os clientes só precisam de selecionar o programa de lavagem e secagem desejado, colocar os seus produtos e aguardar pelo programa estar concluído. Este pequeno exemplo mostra como o mercado tem vindo a ajustar-se.

Pode ser uma excelente oportunidade de negócio investir a sua própria lavandaria e engomadoria própria, sendo que consegue fazê-lo inteiramente por conta própria ou através de um franchising de lavandaria, em que acaba por ser um negócio "chave na mão".

Se ainda não sabe qual a melhor opção para si, descubra todos os passos e requisitos necessários para montar uma lavandaria e engomadoria em Portugal!

Passo 1 - Faça um estudo de mercado

Tem a certeza que este é mesmo o tipo de negócio mais adequado para investir? E o mercado, conhece?

Antes de avançar com a criação do negócio, é importante analisar previamente o mercado onde se pretende inserir que, neste caso, é o mercado da Lavandaria e Engomadoria.

Veja qual o crescimento do mercado nos últimos anos, as principais tendências, qual o potencial de crescimento, a concorrência e respetiva quota de mercado e entre outros fatores.

Para analisar de forma mais detalhada estes fatores, pode recorrer às ferramentas de análise externas: análise PESTEL, 5 Forças de Porter ou Análise SWOT.

Pode, ainda, recorrer a estudos de mercado realizados por entidade externas ou realizar os seus próprios estudos e questionários, caso tenha os recursos necessários para o fazer.

A ideia deste passo passa por perceber se é um mercado com potencial e de que forma poderá diferenciar-se e destacar-se no mesmo, numa visão à priori;

Passo 2 - Crie um Plano de negócios completo

Se entender que é o mercado “certo” a investir, deve seguir para a criação de um plano de negócios completo.

Este plano deve descrever a sua ideia de negócio a todos os níveis, incluindo fatores como:

  • Missão e valores da empresa;
  • Objetivos;
  • Análise de mercado e concorrência;
  • Público-alvo;
  • Descrição dos produtos e serviços a disponibilizar;
  • Investimento necessário;
  • Plano de comunicação e marketing;
  • Entre outros.

Basicamente, este plano deve ser um espelho da sua ideia e, através dele, deve conseguir perceber se o conceito tem potencial para ser bem sucedido ou se, por outro lado, deve ser reformulado ou mesmo abandonado;

Passo 3 - Escolha a localização da sua lavandaria

A localização do espaço da lavandaria e engomadoria é um dos fatores mais importantes a considerar na abertura de um negócio, uma vez que impactará diretamente o sucesso e rentabilidade do mesmo.

Sendo esta uma atividade procurada de forma recorrente, por diferentes tipos de pessoas, sugerimos procurar estar localizado em zonas com um tráfego moderado ou elevado de pessoas, com bons acessos, visibilidade e, de preferência, com estacionamento nas proximidades para facilitar o transporte das roupas e a comodidade.

Estar próximo de universidades, residências universitárias ou alojamentos locais também pode ser uma forma bastante inteligente de se posicionar uma vez que, tipicamente, tanto os estudantes como os turistas são um público que necessita e valoriza esse tipo de serviços. Mas nada melhor do que avaliar essa escolha de acordo com os estudos de mercado que realizou.

Adicionalmente, o tamanho do espaço deve estar adaptado ao tráfego de clientes e ao tipo de equipamentos disponibilizados. O ideal é garantir também que oferece um espaço de espera para que os clientes possam estar confortáveis enquanto aguardam pelo fim do serviço, no caso das lavandarias self-service;

Passo 4 - Abra a sua empresa, de acordo com todos os processos legais

Chega o momento de abrir a sua empresa de lavandaria e engomadoria formalmente, de acordo com a legislação em vigor em Portugal.

Como referido anteriormente, pode abrir a sua empresa de forma particular ou através da associação a um franchising, sendo que ambos têm as suas vantagens e desvantagens.

Caso decida abrir de forma particular, deve estar informado acerca do CAE (Código de Atividade Económica) associado a esse tipo de atividade. Neste caso, o CAE mais utilizado geralmente é o seguinte:

  • CAE 96010 - Lavagem e Limpeza a seco de têxteis e pele: compreende as atividades das lavandarias (lavagem, passagem a ferro, limpeza a seco, tingimento, etc.) para todos os tipos de vestuário e artigos têxteis (carpetes, cortinados, etc.), executadas por processos mecânicos, manuais ou automáticos (inclui máquinas accionadas por moedas e operadas pelo utilizador).  Inclui, ainda, arranjos e alterações (inclui cerzido), recolha, entrega e aluguer de roupa (inclui uniformes) associadas às atividades das lavandarias, assim como serviços de passagem a ferro (engomadoria) independentes das lavandarias.

Adicionalmente, deve procurar conhecer qual a documentação, as questões legais, possíveis autorizações, impostos, regulamentação e pedir a aprovação das instalações às respectivas autoridades. Tenha em consideração que pode utilizar o Licenciamento Zero para este tipo de atividade;

Passo 5 - Faça uma previsão dos custos envolvidos

Para além da parte burocrática de abrir uma lavandaria e engomadoria, também importa perceber qual é o investimento necessário para o fazer.

Para isso, é imprescindível fazer uma análise de custos a curto e médio–longo prazo, para que consiga identificar se tem recursos financeiros suficientes para o fazer ou se, por outro lado, necessita de recorrer a fontes de financiamento externas (sendo que existem alguns incentivos e apoios financeiros a novas empresas).

Importa, ainda, realçar que esses custos dependerão diretamente dos tipos de serviços a oferecer, número de máquinas de lavar e secar, target, localização do espaço e tecnologia dos equipamentos.

Custos iniciais

  • Custos de abertura da empresa;
  • Aquisição do imóvel (se fizer sentido);
  • Equipamentos de lavagem, secagem, limpezas especializadas;
  • Equipamentos de engomadoria (ferro de engomar, tábuas e entre outros);
  • Máquinas de vending (para lavandarias self-service);
  • Campanhas de marketing e comunicação;
  • Cabides e armários para arrumação.

Custos a longo prazo

  • Renda do espaço e/ou prestação do empréstimo (se tiver contraído);
  • Manutenção dos equipamentos;
  • Consumo de água, luz, detergentes e outros consumos;
  • Custos com os colaboradores (se não for uma lavandaria self-service);
  • Custos de marketing e comunicação;
  • Custos de contabilidade. Conhece o Vendus? O Vendus é um software de faturação online e POS, que regista e controla as vendas do seu negócio, quer seja no balcão do ponto de venda, no tablet ou num smartphone, em sistema Android ou iOS, de forma sincronizada e atualizada em tempo real. Pode experimentar este software gratuitamente, durante 30 dias e sem compromisso.

Nota: Este tipo de negócio pode ter uma grande rentabilidade, considerando o facto de não ter de investir em grandes custos iniciais e o facto de não precisar de ter colaboradores, no caso de abrir uma lavandarias self-service, o que lhe pode trazer um retorno do investimento (ROI) de forma, relativamente, rápida. É claro que isto depende, ainda assim, de um conjunto de fatores;

Passo 6 - Invista num plano de comunicação e marketing para a sua lavandaria

O processo de abertura de uma lavandaria não termina com a abertura em si. É essencial investir num plano de comunicação e marketing se quer dar a conhecer a sua lavandaria e atrair novos clientes.

Deve desenhar este plano conforme o que traçou no seu plano de negócios, especialmente tendo em conta o público-alvo e objetivos que traçou.

Acompanhe 7 estratégias de marketing para Lavandarias.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS desde 4.99€/mês sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.