8 passos para abrir o seu centro de estética em Portugal

Blog / Cosmética, Estética e Cabeleireiros / 8 passos para abrir o seu centro de estética em Portugal
8 passos para abrir o seu centro de estética em Portugal

​​Está a pensar abrir um centro de estética? Então, este artigo é perfeito para si! Aqui explicamos o que é necessário para iniciar este tipo de negócio com confiança e algumas dicas para ser bem sucedido(a)!

A preocupação pela boa forma física é uma realidade cada vez mais presente nas vidas das pessoas, hoje em dia, por todos os benefícios que representa para a saúde do corpo, mente e espírito.

Deste modo, tem crescido, continuamente, todos os anos, o número de clínicas e centros de estética, que oferecem um conjunto de serviços de tratamento de algum problema, de prevenção, assim como de educação para uma vida com maior qualidade.

No entanto, é importante perceber que existem diferenças entre clínicas e os centros de estética. No primeiro caso, a Legislação de Saúde exige a existência de médicos no estabelecimento. Já no segundo caso, a legislação é mais flexível, permitindo o exercício de atividade sem a presença de um profissional de saúde.

Como abrir um centro de estética em Portugal? Conheça os 8 passos que reunimos aqui:

1. Faça um estudo aprofundado do mercado da estética e cosmética.

Este setor tem vindo a inovar constantemente, pelo que é importante definir qual será o público-alvo que pretende impactar, quais as suas necessidades e características, assim como o tipo de negócio que pretende criar. Também é bastante relevante estudar alguns dos principais players, quer no mercado português como internacionalmente, assim como as tendências no setor.

2. Escolha o tipo de centro estético que pretende criar, assim como os serviços a oferecer no seu espaço.

Este é um ramo de atividade com diversas áreas de especialização, como por exemplo cabeleireiro, serviço de manicure e pedicure, massagem, depilação, tratamentos corporais, tratamentos na face, drenagens, limpezas de pele, aromaterapia, entre outros serviços estéticos. Uma vez que muitos deles poderão ser regulados por uma legislação mais rigorosa ou requerer licenciamentos específicos, recomendamos faça a sua escolha de forma prévia.

3. Construa um plano de negócios e de marketing

É importante que o seu plano seja bastante completo, que descreva a missão e todo o conceito do seu centro de estética (como por exemplo, mercado de luxo ou low cost), incluindo os serviços a oferecer, o público-alvo, assim como uma previsão de rentabilidade financeira e a estratégia de comunicação e marketing. Existem ferramentas de análise bastante relevantes que pode utilizar, como a análise SWOT e PEST, Triângulo de Ouro, Matriz de posicionamento, Marketing-mix e entre outras, que lhe permitem, a priori, poder ver os diferentes cenários e as soluções.

4. Escolha o espaço ideal para o centro de estética.

Tenha em conta o seu conceito de negócio e a área de localização do seu público-alvo. É aconselhado escolher um local com boas condições de acessibilidade, através de transportes públicos ou privados, com estacionamento disponível e perto das zonas de tráfego de pessoas, de forma a facilitar que os clientes encontrem e se desloquem ao seu espaço. Complementarmente, o espaço deve também transmitir um ambiente agradável e acolhedor, de forma a garantir que os clientes tenham uma boa experiência e consigam relaxar, enquanto tratam da sua saúde, beleza e bem-estar.

5. Construa uma equipa sólida de profissionais na área da estética

Desde esteticistas, rececionistas, assistentes, técnicos e coordenadores, responsáveis por realizar os vários tipos de procedimentos estéticos. É essencial perceber que alguns procedimentos estéticos injetáveis e perfurocortantes devem ser realizados em clínicas estéticas (e não em centros de estética), uma vez que devem ser realizados por profissionais de saúde, como especialistas em biomédica, enfermeiros, farmacêuticos ou médicos especialistas. No entanto, os procedimentos não invasivos, como drenagens linfáticas, massagens modeladoras, lasers frios e outros, podem ser realizados por profissionais técnicos, não exigindo a presença de um profissional da saúde. Embora não exista formação obrigatória para as funções deste tipo de profissionais num espaço de estética, é imprescindível investir na aprendizagem da sua equipa, através de cursos de estética - saiba aqui onde os fazer. Todos os profissionais envolvidos no projeto devem garantir a oferta de um serviço de grande qualidade e segurança aos seus clientes.

6. Abra a sua empresa, presencialmente ou online, em nome individual ou coletivo.

Adquirir um franchising de centro de estética (como DepilConcept, BodyConcept, Nails 4’us, entre outros) com um conceito de negócio pré-definido, experiência e o posicionamento elevado no setor pode ser uma possibilidade a considerar, visto que estas marcas têm muito para oferecer e facilitam a criação do negócio.

Quanto às licenças necessárias, assim como acontece com os cabeleireiros, com a entrada em vigor do RJACSR - Regime Jurídico de Acesso e Exercício de Actividades de Comércio, Serviços e Restauração em 2015, deixou de ser necessário obter autorização da respetiva Câmara Municipal ou de entregar a declaração prévia de abertura para estabelecimentos utilizados ao exercício de atividades de cabeleireiros, barbearias, esteticistas, manicure e outras similares, como os institutos de estética (CAE 96022) que, anteriormente, eram classificados como riscos para a saúde e segurança das pessoas. Deste modo, caso o local tenha uma licença de utilização para comércio ou serviços e não realizar obras sujeitas a controlo prévio por parte da câmara municipal, pode instalar-se e iniciar a atividade, de acordo com o Portal do Licenciamento.

Caso não seja apenas um centro de estética, mas uma clínica de estética, deve considerar o  Decreto-Lei nº 279/2009 de 6 de outubro, que rege o licenciamento de unidades privadas de saúde, onde encontra exigências como a obrigatoriedade de  disponibilização do livro de reclamações.

Pode e deve ter, ainda, em consideração a seguinte legislação em vigor, que afeta este tipo de negócio:

  • Decreto-Lei nº 189/2008, de 24 de setembro, alterado pelos Decretos-Leis nºs 115/2009, de 18 de maio, 113/2010, de 21 de outubro e  245/2012, de 9 de novembro e pela Lei nº 51/2014, de 25 de agosto, que estabelece o regime jurídico aplicável aos produtos cosméticos e de higiene corporal.
  • Decreto-Lei n.º 156/2005, de 15 de setembro, alterado e republicado pelos Decreto-Lei n.º 371/2007, de 6 de novembro, e alterado pelos Decretos-Leis n.ºs 118/2009, de 19 de maio, 317/2009, de 30 de outubro e 242/2012, de 7 de novembro, que obriga a disponibilização do livro de reclamações a todos os fornecedores de bens ou prestadores de serviços que tenham contacto com o público;

7. Faça uma análise financeira

Importante para prever qual o investimento necessário para a criação do negócio, que depende diretamente do tipo de serviço, clientes e da localização do espaço. Nesse orçamento deve incluir todos os custos que terá, quer os fixos como os variáveis ao longo do processo, de forma a poder perceber se necessitará de recorrer a algumas fontes de financiamento.

Quais os custos médios de investimento inicial?

  • Documentação, legalização e licenciamento da empresa;
  • Imóveis, desde prateleiras, cadeiras especializadas, mesas, secretárias, armários, balcão de receção;
  • Equipamentos profissionais, como marquesas, máquina de esterilização dos equipamentos e entre outros;
  • Produtos de beleza, como cremes, champôs e entre outros;
  • Equipamentos informáticos para POS, desde computador, gaveta de dinheiro, impressora, máquina multibanco;
  • Serviços de telecomunicações, eletricidade, contabilidade e limpeza;
  • Gastos com a equipa de profissionais, incluindo os salários e seguros necessários;

Custos Fixos

  • Salários dos colaboradores;
  • Renda do espaço e/ou empréstimo, se for o caso;
  • Gastos com água, luz, internet, telefone;
  • Serviços de limpeza e higienização;
  • Sistemas de faturação e contabilidade: O Vendus é um sistema de faturação online, com várias APIs e integrações associadas, que lhe permite gerir e emitir faturas, entre outras funcionalidades em segundos. Com o Vendus, consegue gerir, de forma personalizada e eficiente o seu negócio, independentemente das formas de pagamento integradas e sem recorrer a papéis. Experimente grátis durante 30 dias, sem compromisso;
  • Manutenção de equipamento;
  • Seguros: é obrigatório um seguro de acidentes de trabalho e, tendo em conta esta área de negócio, poderá adquirir também um seguro de responsabilidade civil profissional, de forma a proteger os seus profissionais contra eventuais danos que possam causar a terceiros, no âmbito do negócio;

8. Crie uma estratégia sólida de comunicação e divulgação do seu espaço

Esta estratégia deve ser pensada tanto para o online e offline, de forma a poder atrair o seu público e diferenciar-se da concorrência no mercado.

O plano que definir deve ser colocado em prática através da realização de campanhas em vários canais de comunicação, mas também durante todo o serviço realizado no seu espaço de estética, através de um atendimento diferenciado e de qualidade prestado ao cliente. Conheça mais sobre alguns canais que pode utilizar para atrair clientes para o seu cabeleireiro ou centro de estética.

Como é possível perceber, o processo para abrir um centro de estética envolve muito planeamento, organização e um bom plano de negócios, assim como a análise de todo o investimento necessário a curto e longo prazo e a legislação a cumprir.

Seja qual for o conceito de centro de estética que crie, não se esqueça de investir numa equipa de qualidade, focada em servir o cliente da melhor forma, com um bom atendimento ao cliente.

Siga estas 8 dicas e dê o primeiro passo para abrir um negócio de sucesso, que impactará, certamente, a vida de muitas pessoas!

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.