Conhecer as diferenças entre conceitos como a faturação, o volume de negócio ou as vendas é essencial para avaliar e acompanhar o desempenho da sua empresa e para tomar as melhores decisões.
À primeira vista, até pode parecer que são sinónimos e que todos se referem aos valores que a empresa fatura. Mas há diferenças entre estes indicadores com grande impacto na gestão financeira de um negócio.
Para perceber o que distingue estes conceitos e eventuais ligações entre ambos, deve começar por saber o que significa cada um e de que forma se relacionam.
O que é o volume de negócios?
O volume de negócio (ou turnover) é o valor líquido do total das vendas de bens e serviços de uma empresa, no âmbito da sua atividade habitual, durante um determinado período de tempo.
Ou seja, é o valor total das vendas realizadas durante esse período, após dedução de descontos e impostos. Contudo, este valor só diz respeito ao CAE principal, isto é, não contabiliza a dedução de despesas e os rendimentos de CAE secundários.
Este indicador considera o inventário da empresa, num determinado período de tempo. Assim, o valor das vendas pode ser elevado, mas se existirem demasiadas despesas ou a se gestão de stock é ineficiente, a margem de lucro vai ser menor. O que pode levar a que a rentabilidade ou os ganhos sejam baixos ou até, a que existam prejuízos.
Ter um volume de negócios alto é, por isso, um indicador de uma boa gestão da empresa.
O que são as vendas (faturação)?
A faturação é o lucro bruto da empresa. No entanto, nem sempre iguala o volume de negócio.
Porquê? Porque a empresa pode ter receitas provenientes de operações em vários CAE de atividade ou de parcerias – o lucro bruto – e, nesse caso, o volume de negócios pode ser inferior a essas receitas.
Volume de negócio vs. faturação
A forma mais simples de resumir a diferença entre faturação (vendas) e volume de negócios de uma empresa é dizer que:
- As vendas são o lucro bruto de uma empresa.
- O volume de negócio é o lucro líquido da empresa.
Qual é a importância do volume de negócio para uma empresa
O volume de negócio está ligado à saúde financeira da sua empresa e ao sucesso do seu negócio. Ou seja, empresas que trabalham no vermelho reduzem consideravelmente as hipóteses de crescimento, uma vez que todo dinheiro que entra é utilizado para pagar as contas básicas para manter a atividade.
Volume de negócios em termos fiscais
É após a determinação do volume de negócios que serão definidos pontos cruciais, como a tributação a aplicar sobre a empresa, o enquadramento enquanto micro, pequena, média ou grande empresa ou mesmo o normativo contabilístico que se adequa.
Em termos fiscais, convém ter em conta que, para efeitos de IRC e de outros impostos que incidam direta ou indiretamente sobre os lucros, o volume de negócios corresponde ao valor das vendas e dos serviços prestados, mas não só.
Inclui também as rendas relativas a propriedades de investimento, ainda que estejam reconhecidas como ativos fixos tangíveis, se tiverem sido obtidas no âmbito de uma atividade que integre o objeto social da empresa.
Há ainda regras específicas para bancos, empresas de seguros e outras entidades do setor financeiro a que se apliquem planos de contabilidade específicos.
Volume de negócios e a estratégia da empresa
Além de ser um indicador importante para efeitos fiscais, o volume de negócio é também fundamental para acompanhar a gestão financeira, analisar a a performance da empresa e definir estratégias futuras.
Permite perceber que mudanças devem ser implementadas na empresa. Imagine que o lucro é baixo em relação ao volume de vendas. Isto significa que pode estar a vender muito, mas que os custos são altos. Neste caso, terão de ser encontradas formas de reduzir o custo dos recursos ou para aumentar o lucro da empresa. O que pode passar, por exemplo, por aumentar o preço dos produtos ou serviços que vende.
Por outro lado, pode também ter menos vendas, mas margens de lucro mais elevadas. Isto significa que existem menos custos associados e que os resultados líquidos são melhores.
É, igualmente, uma forma de encontrar o equilíbrio entre o stock e as vendas, evitando desperdício, gastos desnecessários e mercadoria parada nos armazéns.
O volume de negócios também pode ser usado como uma métrica para avaliar a globalidade da atividade da sua empresa. Se tiver vários CAE, é importante fazer uma análise financeira para perceber qual é o que tem maior volume de negócio e quais os que podem a ser menos lucrativos.
Como calcular o volume de negócio?
O volume de negócio considera dados que dizem respeito à venda de produtos ou prestação de serviços e, aparentemente, o seu cálculo parece simples. Deve dividir o valor total das vendas, após os descontos e impostos, pelo stock, tendo como referência um certo período de tempo.
Esta é a fórmula para determinar o volume de negócios.
Volume de negócio = Vendas / Stock.
Contudo, o cálculo do volume de negócio não é assim tão simples, porque existem muitas mais variáveis a considerar. Por exemplo, a sazonalidade - existem alturas do ano em que as vendas são mais frequentes.
Nestas situações os resultados podem não ser tão lineares e dependem dos dados utilizados no cálculo.
Os dados relativos ao volume de negócios devem ser comparados com os de períodos anteriores, para assim aferir o desempenho, todos os custos suportados e os lucros obtidos.
Como controlar o otimizar o volume de negócio?
É essencial, em qualquer negócio, estar sempre por dentro dos indicadores-chave que medem o desempenho global de uma empresa, sejam eles o volume de faturação, o total de vendas ou o volume de negócios.
Este acompanhamento torna-se mais fácil quando se usam ferramentas que simplificam as tarefas ou que as executam. É o caso de um software de faturação certificado e em cloud, como o Cegid Vendus.
Além de controlar todos os aspetos do desempenho de um negócio, desde a faturação aos ciclos de compra e venda, permite monitorizar as despesas. A gestão também é facilitada em aspetos como o acompanhamento de contas correntes e a gestão de inventário e armazéns, porque o stock é atualizado em tempo real.
Um programa de faturação em cloud está acessível a qualquer momento e atualiza automaticamente, refletindo, por exemplo, alterações fiscais relevantes para o seu negócio.
A criação de relatórios detalhados é outra mais-valia, porque garante que, em pouco tempo, tem acesso aos dados que precisa para tomas decisões, definir estratégias e fazer previsões sobre vendas e volume de negócios.