Saiba tudo sobre Taxonomias e o que implicam no SAF-T

Blog / Autoridade Tributária / Saiba tudo sobre Taxonomias e o que implicam no SAF-T
Saiba tudo sobre Taxonomias e o que implicam no SAF-T

Taxonomias são códigos pré-definidos estruturados e fornecidos pela Autoridade Tributária em vigor desde janeiro de 2017. Estes códigos, com correspondência a uma ou mais contas do plano de contas do SNC, simplificam o preenchimento do Anexo A e do Anexo I da IES (Informação Empresarial Simplificada). As taxonomias são reportadas através do novo ficheiro SAF-T, em vigor a partir de julho de 2017.

A tabela de taxonomias, disponível na Portaria 302/2006 de 2 de Dezembro de 2016, aplica-se às seguintes entidades:

  • Microempresas que apresentem contas de acordo com a Norma Contabilística para Microentidades (tabela de taxonomia M - SNC);
  • Pequenas, médias e grandes empresas, que prestem contas ao abrigo da norma contabilística e de Relato Financeiro e das normas Internacionais de Contabilidade (tabela de Taxinomia S- SNC).

 

O que é o SAF-T?

É um ficheiro que contém informação referente aos documentos emitidos durante um determinado período de tributação. As empresas são obrigadas a entregar o ficheiro SAF-T, desde que exerçam atividade comercial, industrial ou agrícola em território português (até ao dia 5 do mês seguinte a que diz respeito).

Desde julho de 2017, os dados devem ser exportados na versão SAF-T 1.04 (nova estrutura do ficheiro SAF-T já existente no Vendus).

Como submeter o SAF-T através do Vendus?

As empresas podem submeter o SAF-T das seguintes formas:

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.