Ser Empreendedor: conheça os principais apoios ao Empreendedorismo!

Blog / Fiscalidade / Ser Empreendedor: conheça os principais apoios ao Empreendedorismo!
Ser Empreendedor: conheça os principais apoios ao Empreendedorismo!

O que é ser um Empreendedor?

O empreendedor é o profissional que encontra soluções para diversos problemas de forma criativa. O empreendedor de sucesso encontra oportunidades e coloca em prática ideias e sonhos.

O empreendedorismo não está apenas relacionado com a criação de novos negócios, mas também com a capacidade de encontrar novas soluções em empresas já estabelecidas.

Saiba mais sobre as principais vantagens de ter um negócio próprio.

 

Tipos de Empreendedor

A forma de agir do empreendedor tem uma marca única, mas existem diferente áreas de atuação:

Empreendedor Individual
Profissional que trabalha por conta própria prestando serviços a indivíduos ou empresas, colocando em prática os seus sonhos e procurando realização pessoal.

Empreendedor Social
O empreendedor social é o profissional que, para além do sucesso económico ou realização pessoal, tem um propósito social, procurando contribuir positivamente para a vida das pessoas. Normalmente estes empreendedores estão ligados a causas sociais.

Empreendedor Digital
Este profissional utiliza o mundo digital para desenvolver as suas ideias. Por exemplo, um projeto de ecommerce ou a criação de aplicativos e ferramentas utilizadas online.

Empreendedor Franchisado
Profissional que implementa o seu negócio através de franchising, modelo que permite investir com segurança.

Quais os Apoios ao Empreendedorismo?

Ser um empreendedor também implica dinheiro para investir na concretização das ideias. Existem diversos apoios a que é possível recorrer, para apoio inicial ou para investimento posterior, com ou sem juros:

Vendus
Apoio ao empreendedorismo através de utilização gratuita durante 3 meses do software de faturação online Vendus. No plano Flex é possível usar o Vendus sem qualquer tipo de limite: faturação, gestão de stocks, estatísticas e utilizadores ilimitados. Tudo sem contratos, nem complicações, pronto a utilizar na hora!

Apoios IEFP
O Instituto do Emprego e Formação Profissional disponibiliza diversos apoios para abrir uma empresa, pensados para desempregados, jovens à procura do primeiro emprego ou trabalhadores independentes e inscritos no centro de emprego:

  • Pagamento do subsídio de desemprego de uma só vez;
  • Acesso a linha de crédito Microinvest (financiamento até 20 mil euros);
  • Acesso a linha de crédito INVEST+ (financiamento até 100 mil euros);
  • Apoio técnico na elaboração do projeto empresarial.
Apoios Públicos
Existem diversos apoios do Estado para criação de novas empresas:
  • Portugal 2020 - candidaturas a fundos estruturais da União Europeia;
  • Programa Finicia - iniciativa do IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento).
Microcrédito
O microcrédito é a solução ideal para obter financiamento mesmo sem rendimentos ou garantias. Especialmente desenhado para desempregados, jovens empreendedores à procura do primeiro emprego e trabalhadores em regime precário. O montante máximo de financiamento é de 15 mil euros. Poderá obter mais informações junto da Associação Nacional de Direito ao Crédito (ANDC).

Crédito Bancário
O empréstimo numa instituição bancária é provavelmente um dos tipos de financiamento para empresas mais convencional. Para obter a melhor oferta de crédito é necessário analisar as taxas de juro e as respetivas comissões. Visite as diversas instituições bancárias e escolha a mais adequada à situação. Também é possível recorrer ao sistema privado de Garantia Mútua, desenvolvido especificamente para situações em que as empresas não têm garantias suficientes para aceder a crédito bancário.

Capital de Risco
As instituições especializadas em capital de risco investem em empresas emergentes, exigindo uma participação na empresa. Apostam essencialmente em startups, com elevado potencial de crescimento e grande rentabilidade.

Business Angels
São empreendedores que mentoriam e investem em negócios em fase embrionária, ficando com uma posição minoritária na empresa. Consulte o website da Associação Portuguesa de Business Angels.

Crowdfunding
O financiamento coletivo é uma forma eficaz de financiar o início de um novo negócio. Para isso, apenas é necessário aceder a uma plataforma online de crowdfunding e criar uma campanha com a sua ideia de negócio, estabelecendo uma meta de financiamento. Consulte a plataforma de crowfunding em Portugal.

 



Software de Faturação e POS desde 4€/mês sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.