15 Livros de Empreendedorismo Inspiradores

Blog / Empreendedorismo / 15 Livros de Empreendedorismo Inspiradores
15 Livros de Empreendedorismo Inspiradores

Um empreendedor é um profissional que procura constantemente a resolução de algum problema, está sempre atento à realidade que o rodeia e procura soluções para a tornar melhor. Quer seja um jovem empreendedor ou já tenha muita experiência na área, inspire-se e impulsione o seu negócio folheando a nossa sugestão de livros sobre empreendedorismo.

Sugestões de livros para Empreendedores

Para ser um empreendedor bem-sucedido é necessário ter um conhecimento alargado de várias áreas, para além do produto ou serviço prestado. Administração de empresa, gestão de equipas, compreensão do público, nicho de mercado e do comportamento das pessoas são algumas das skills essenciais.

Ler histórias de vida de empreendedores ou dicas de sucesso, é uma forma de se preparar para a aventura do empreendedorismo, por isso deixamos as seguintes sugestões:

1. De zero a Um

Escrito por Peter Thiel, cofundador do PayPal e investidor do Facebook, este livro descreve os desafios encontrados pelo autor no processo de criação dos seus projetos. Assenta em dois conceitos essenciais: o processo de criação de algo novo (ir de 0 a 1) e a exponencialidade (as melhores empresas crescem e lucram mais que as suas concorrentes pelo fato de aplicarem o progresso vertical).

Sobre este livro Mark Zuckerberg afirmou que “traz ideias novas e refrescantes sobre como criar valor no mundo”.

2. Quatro Horas por semana

Livro da autoria de Timothy Ferris, apresenta dicas e sugestões para ser mais eficiente nas horas de trabalho, descartando hábitos nocivos para a produtividade.

Baseia-se no princípio de Pareto que apresenta a equação 80/20, que indica que 80% dos efeitos provêm de 20% das causas.

3. Os Segredos da Mente Milionária

Neste livro, o autor Harv Eker, partilha a sua visão sobre o que é uma mente milionária e ensina um método eficiente de gestão do dinheiro. Explica também a importância de aumentar o património líquido, através da poupança e investimento.

Para este autor, inspirar-se na vida e exemplos de pessoas ricas é fundamental para evoluir mais rapidamente: “enriquecer não diz respeito somente a ficar rico em termos financeiros. É mais do que isso: trata-se da pessoa que se torna para alcançar esse objetivo.”

Este autor defende ainda que existem modos de agir e pensar que distinguem as pessoas ricas das demais, por isso ensina como substituir uma mentalidade destrutiva por esses princípios fundamentais, por exemplo:

  • O dinheiro deve ser controlado e não controlar a vida da pessoa;
  • O hábito de administrar as finanças é mais importante do que a quantidade de dinheiro que se tem;
  • Os gastos excessivos estão relacionados com a falta de satisfação na vida.

4. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

Stephen Covey descreve 7 hábitos, que trabalhados de forma equilibrada, vão impactar positivamente todas as ações da vida, quer ao nível da vida familiar quer da vida profissional. Esses hábitos, aplicados no dia a dia, distinguem as pessoas felizes e bem sucedidas, das que sacrificam o equilíbrio interior e a felicidade para alcançar o sucesso.

Os hábitos, apresentados de forma prática e com exemplos, são os seguintes:

  1. Hábito da Visão Pessoal — aceitar que somos responsáveis pelo nosso próprio comportamento e tomar decisões baseadas em valores e princípios e não sob a pressão das circunstâncias ou emoções do momento;
  2. Hábito da Liderança Pessoal — ter um objetivo em mente e orientar o dia a dia para as metas que se pretende alcançar;
  3. Hábito da Gestão Pessoal — reconhecer que não se pode fazer tudo e focar-se no que é realmente prioritário;
  4. Hábito da Liderança Interpessoal — dominar a arte de negociar conflitos, encontrando soluções vantajosas para todas as partes;
  5. Hábito da Comunicação Empática — aprender a escutar atentamente o outro, desenvolvendo a comunicação e construindo relacionamentos autênticos;
  6. Hábito da Cooperação Criativa — encontrar soluções em equipa;
  7. Hábito da Renovação Pessoal — desenvolvimento pessoal na esfera física, mental, social e emocional.

5. Pai Rico, Pai Pobre

Robert T. Kiyosaki e Sharon Lechter, autores deste livro, alertam para a necessidade e importância de planear as finanças pessoais. Assim, no decorrer da leitura, entre outras dicas, é feito o convite para apostar em ativos que não requeiram presença, como ações, imóveis, royalties, entre outros. Excelente leitura para aprender sobre estabilidade financeira pessoal e empresarial.

6. O Ponto da Virada

Malcolm Gladwell explora “o ponto da virada” (tipping point), o momento em que as ideias, as tendências e o comportamento social se cruzam, originando mudanças sociais que se espalham de forma viral. No seu livro refere agentes de mudança essenciais para atingir esse momento:

  • Experts — pessoas que fornecem a mensagem (“bancos de dados”);
  • Comunicadores — aqueles que espalham a informação (“cola social");
  • Vendedores — pessoas que nos convencem quando não acreditamos no que escutamos.

7. De onde vêm as Boas Ideias?

Steven Johnson investiga como surgem as boas ideias e as características dos ambientes em que elas são mais comuns. O autor descreve como se manifestaram as maiores invenções do mundo, para que seja possível aprender algo através desses exemplos. Excelente livro de empreendedorismo para ler quando está a iniciar um novo projeto.

8. GTD — Fazer bem as coisas

David Allen ensina a técnica Getting Things Done, para contribuir para uma maior produtividade, sem o stress e ansiedade da vida pessoal e do trabalho. É um livro simples, com princípios fáceis de aprender e aplicar, como o hábito de anotar todos os compromissos e obrigações, sem ter a preocupação de se lembrar de tudo. Assim, liberta-se espaço mental para executar as tarefas diárias de forma produtiva.

9. Comece pelo porquê

No seu livro — Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir — Simon Sinek explica que o segredo das empresas inovadoras e lucrativas reside no porquê. As pessoas sentem-se inspiradas e disponíveis para dar o melhor de si, quando existe um forte sentido de propósito.

Através de exemplos de nomes proeminentes, como Steve Jobs, Martin Luther King e os Irmãos Wright, este livro apresenta dicas e estratégias úteis para os negócios e empresas.

10. O Gestor Eficaz

Neste livro, Peter Drucker ensina cinco princípios essenciais de gestão para maior produtividade:

  • Gerir bem o tempo;
  • Saber escolher o nosso melhor contributo para a empresa;
  • Aprender onde e como mobilizar força para o melhor efeito;
  • Definir as prioridades certas;
  • Tomar boas decisões.

11. Criar Modelos de Negócio

Guia prático, elaborado por Alexander Osterwalder e Yves Pigneur, com as contribuições de 470 especialistas, que explica como criar modelos de negócios de forma clara e apelativa. Demonstra as técnicas utilizadas por algumas das empresas mais prestigiadas da atualidade.

12. A Força do Hábito

Charles Duhigg, jornalista vencedor de um Pulitzer, explica a importância e o poder do hábito na vida das pessoas. Ao longo do livro é possível aprender os três componentes dos hábitos — estímulo, recompensa e rotina — e como criar uma resposta automática que impacta a produtividade, o bem-estar económico, a felicidade pessoal e familiar e o sucesso empresarial.

13. Dar e Receber

Adam Grant explora as interações profissionais e sociais, classificando as pessoas em tomadores, compensadores e doadores. Afirma que os últimos, os doadores, que oferecem o seu melhor aos outros sem reservas ou exigências, são as pessoas mais bem sucedidas. Neste livro o autor também trabalha os conceitos de networking, colaboração, influência, negociação e liderança, áreas que considera chave para o sucesso.

14. Como fazer Amigos e influenciar Pessoas

Apesar de ter sido publicado em 1937, as ideias deste livro continuam atuais e relevantes. Com base na sua experiência, Dale Carnegie criou um método firmado nos relacionamentos pessoais, que compreende:

  • 3 técnicas fundamentais para lidar com as pessoas;
  • 6 formas de fazer com que os outros gostem de nós;
  • 12 maneiras para convencer;
  • 9 meios para liderar.

15. Elon Musk — O Génio que está a inventar o nosso futuro

Esta biografia, escrita pelo jornalista do New York Times Ashlee Vance, conta a história do líder da Tesla, da Space X e da Solar City, considerado um exemplo de empreendedorismo a seguir nos dias de hoje.

É possível adquirir todos estes livros online ou em diversas livrarias existentes em Portugal. Fnac, Bertrand, WookAmazon são alguns dos locais onde pode comprar e começar hoje mesmo o percurso do sucesso.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.