Faturação eficiente: 6 dicas práticas para empreendedores

Blog / Faturação / Faturação eficiente: 6 dicas práticas para empreendedores
Faturação eficiente: 6 dicas práticas para empreendedores

Independentemente da atividade que exerce, a faturação vai ser uma das principais tarefas que tem de lidar como trabalhador independente. Quer utilize recibos verdes ou utilize um programa de faturação intuitivo como Vendus, faturar vai consumir uma boa parte do seu tempo, por isso, preparamos uma lista com dicas práticas para faturar de forma rápida e eficiente.

Dicas Faturação para Empreendedores

Estar organizado, conhecer bem a lei fiscal e automatizar processos são algumas das áreas que deve investir para ter uma faturação eficiente, mas não são as únicas:

1. Organize os documentos

A primeira dica para uma faturação eficiente é manter os seus documentos em ordem. Quer sejam faturas de serviços ou despesas, orçamentos, comprovativos de pagamentos, contratos ou outros documentos, crie um sistema para os organizar e guardar num local de fácil acesso.

Uma das melhores formas para organizar os seus documentos é criar pastas no computador ou na nuvem e guardar a documentação em formato digital. Conheça as datas legais para arquivar e conservar documentos.

2. Separe as finanças pessoais das finanças comerciais

Separar as finanças pessoais da sua atividade é uma tarefa importante para qualquer empreendedor, porque permite a organização financeira e a tomada de decisões mais assertivas relativamente aos negócios.

Abra uma conta bancária separada para a sua atividade, retire para a sua conta pessoal o equivalente a um salário justo e os valores que tem de pagar de segurança social e impostos. Não se esqueça de estabelecer um orçamento para as suas despesas pessoais e outro para as despesas do negócio e registe todas as transações da sua atividade. Desta forma, consegue controlar os gastos em cada área e consegue planear o futuro financeiro da sua atividade como trabalhador independente.

3. Agende um tempo específico para a faturação

Não é complicado emitir faturas, mas implica tempo e requer algum nível de concentração. Por isso, dedique um momento específico no calendário semanal ou mensal, consoante o volume de faturas que precisa emitir.

Após emissão da fatura, é importante enviar este documento o mais rápido possível para receber o pagamento. Enviar as faturas imediatamente ajuda a manter o controlo das finanças e evita problemas fiscais.

4. Utilize um Software de Faturação

Utilizar um sistema de faturação eficiente e intuitivo como Vendus ajuda bastante na gestão do seu negócio. Por isso, invista em ferramentas que podem melhorar a qualidade do seu trabalho, como o software de faturação Vendus, que permite faturar rápida e confortavelmente a partir da maioria de equipamentos e sistemas operativos, a preços convidativos para trabalhadores independentes e sem custos extras de instalação ou de atualizações. Experimente sem compromisso o Vendus, software de faturação que cresce consigo!

5. Conheça os Impostos e Obrigações Fiscais

É muito importante estar ciente das leis fiscais e das várias mudanças que ocorrem durante o ano, para poder cumprir com todas as obrigações a que está sujeito. Listamos os principais impostos e outras obrigações fiscais que tem de cumprir ao longo do ano como trabalhador independente.Ser trabalhador independente implica cumprir com determinadas obrigações fiscais estabelecidas pela Autoridade tributária (AT), especificamente:

Declaração de Início de Atividade

Quando inicia atividade como trabalhador independente, tem de entregar uma declaração de início de atividade numa loja física das finanças ou através do Portal das Finanças. Nesse momento terá de optar pelo regime simplificado de tributação ou pela contabilidade organizada.

Declaração Trimestral da Segurança Social

O trabalhador independente tem de entregar a declaração trimestral de rendimentos, pois, é com base nesta que se averigua o valor a pagar no trimestre seguinte. O prazo de entrega desta declaração é o último dia dos meses de janeiro, abril, julho e outubro. Saiba como preencher e entregar a declaração trimestral de rendimentos no site da Segurança Social Direta.

Declaração Anual de Atividade Segurança Social

Se, por alguma razão, não declarou corretamente os valores na declaração trimestral da Segurança Social, em janeiro tem de entregar uma declaração anual, corrigindo os rendimentos de todo o ano anterior.

Pagamento de Contribuições da Segurança Social

O trabalhador independente  deve pagar os valores respeitantes à segurança social entre os dia 10 e o dia 20 de cada mês. É possível consultar o que deve pagar no site da Segurança Social Direta.

IRS - Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares

Todos os anos, é obrigatório entregar a declaração de IRS referente ao ano fiscal anterior. Após o terceiro ano desde a data de início de atividade, tem de realizar três pagamentos por conta ao longo do ano. O valor de cada pagamento é comunicado pela Administração Fiscal, através de carta registada. Saiba mais sobre o pagamento por conta.

Juntamente com a declaração de IRS, é necessário entregar o anexo da Segurança Social (SS) com os valores da atividade desenvolvida no ano anterior.

IRS - Retenção na Fonte

Este pagamento adiantado de IRS apenas é obrigatório para quem recebe mais de 13.500€ anuais (mas pode optar pela retenção na fonte caso pretenda). O valor a reter poderá ascender aos 25% do pagamento recebido pelo trabalhador independente (a percentagem varia de acordo com o código de atividade). Saiba o que é a retenção na fonte e quais as mudanças que pode esperar durante o ano de 2023.

IVA - Imposto de Valor Acrescentado

O empreendedor está sujeito ao pagamento de IVA se se enquadrar num destes requisitos:

  • quando tem contabilidade organizada;
  • quando realiza operações de importação, exportação ou atividades conexas;
  • quando efetua transmissões de bens ou prestações de serviços previstas no anexo E do CIVA;
  • quando atinge no ano anterior volume de negócio superiores a 13.500 euros.

6. Contrate um Contabilista

Embora a maior parte dos trabalhadores independentes se enquadre no regime simplificado, podem existir dúvidas fiscais específicas que poderá ter dificuldade em conseguir respostas. Por isso, consultar ou contratar um contabilista poderá ser vantajoso, mas também implica custos extra.

Se efetivamente precisar de um contabilista, procure basear a sua escolha não só no valor cobrado, mas também na experiência em situações fiscais semelhantes à sua. E, naturalmente, opte por um contabilista devidamente certificado.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.