7 Dicas para ter sucesso no seu Gabinete de Contabilidade

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7 Dicas para ter sucesso no seu Gabinete de Contabilidade

Abrir um negócio é algo que exige um enorme esforço, dedicação, organização e pensamento estratégico. Se tem ou pretende criar um gabinete de contabilidade, acompanhe estas 7 dicas fundamentais para ter sucesso!

Ser um empresário bem sucedido está ao alcance de qualquer um, basta existir vontade de aprender, ter uma capacidade de planeamento, saber falhar e superar os falhanços e ter ambição.

Se já é um contabilista certificado, abrir um gabinete de contabilidade em Portugal pode ser uma excelente forma de se posicionar no mercado, de forma autónoma. Por outro lado, é uma decisão bastante exigente, tendo em conta toda a concorrência, investimento e procura no mercado.

Espreite estas 7 dicas para ter sucesso no seu gabinete de contabilidade!

1. Definir bem qual o público-alvo

Um dos grandes problemas e que levam ao falhanço de uma grande parte das empresas é a falta de planeamento, organização e definição da estratégia da empresa.

Antes de adotar algum tipo de comunicação, é essencial saber para quem está a comunicar, o que quer comunicar, quando quer comunicar e o motivo pelo qual pretende comunicar. Isto leva-nos à definição do público-alvo.

De forma generalista, um gabinete de contabilidade pode ser focado na oferta de serviços a clientes particulares ou empresas e pode oferecer 2 tipos de serviços: contabilidade analítica (linkar: Contabilidade Analítica - O que é e para o que serve) ou financeira.

No entanto, o público-alvo deve ser definido de forma muito mais segmentada e personalizada, a partir da avaliação de um conjunto de outros fatores, até porque existem empresas de diferentes dimensões e ramos de atividades, assim como indivíduos particulares com objetivos e características diferentes.

Procure utilizar diferentes critérios de segmentação e estabelecer as suas personas, tendo por base os diferentes critérios.

Ler mais: Apoios para a criação do próprio emprego

2. Adaptar as ferramentas e conceito ao tipo de clientes

Considerando o ponto anterior, o objetivo principal de definir o público-alvo do seu gabinete de contabilidade é poder criar estratégias e iniciativas segmentadas a cada persona.

Para isso, imaginando que oferece serviços de contabilidade para pequenas e médias empresas (PMEs) e para grandes empresas, as ferramentas e processos a utilizar não poderão ser os mesmos.

Por outro lado, se trabalhar com empresas de diferentes ramos de atividade, como empresas de comercialização de produtos ou empresas de prestação de serviços, as formas de medir os ativos também serão distintas.

Estes dois exemplos servem apenas para demonstrar que é imprescindível adaptar as suas estratégias e ferramentas de trabalho à dimensão, objetivos, tipo de negócio e tipo de indivíduo a quem se destinam os seus serviços, até porque os modelos de contabilidade a seguir também poderão ser distintos.

3. Disponibilizar serviços online

Nos dias de hoje, as pessoas procuram serviços rápidos, simples e, quando é possível, que possam ser realizados remotamente.

Relativamente ao último ponto, o vírus COVID-19 veio acelerar este tipo de modelo de trabalho e comprovar a sua eficiência, mostrando que não devem existir barreiras físicas e que o mundo funciona tão bem, ou melhor, utilizando o poder da tecnologia.

Como tal, mesmo que possa ter escritórios físicos, se pretende ser bem sucedido, é imprescindível que ofereça, ainda, a possibilidade dos clientes o conhecerem, colocarem as suas questões e até, possam ter um atendimento exclusivo online, com a maior qualidade do serviço e assistência garantida.

4. Utilizar softwares de contabilidade inovadores

A tecnologia, se bem utilizada e adaptada, pode ser a “melhor amiga” de grande parte das empresas, uma vez que tem a grande vantagem de poder simplificar e automatizar os processos, tornando-os mais eficientes.

Para um gabinete de contabilidade que trabalhe com variados tipos de clientes, torna-se mandatório recorrer a softwares especializados nos diferentes serviços, quer para os serviços a oferecer como para as tarefas e serviços de gestão internos.

Entre esses softwares, destacamos aqueles que são focados na faturação, gestão e contabilidade de uma empresa, essenciais em qualquer tipo de negócio.

Vendus é um software de faturação e POS certificado, que cumpre todos os requisitos legais para que possa operacionalizar o seu negócio sem preocupações e de forma rápida e simples, com envio automático para a Autoridade Tributária. Conheça todos os planos de subscrição do Vendus, a partir de 0,26€/Dia!

5. Seguir as tendências do mercado

O mercado está em constante evolução, o que obriga as empresas de contabilidade estarem atentas e com uma atitude rápida de adaptação à mudança, principalmente no que diz respeito aos avanços tecnológicos.

Para isso, deve procurar manter-se informado e fazer um estudo de mercado corrente, com o objetivo de identificar algumas tendências de mercado, que se possam adaptar à sua realidade.

Neste momento, algumas das tendências mais utilizadas são, por exemplo, o atendimento à distância, integração de sistemas de gestão, educação para a literacia financeira a partir de e-books ou outros conteúdos digitais, sessões de consultoria personalizada e entre outras.

Adote aquelas que façam mais sentido para o seu negócio e objetivos.

6. Oferecer um conjunto de serviços 360º

Ao fazer um estudo de mercado que sugerimos na dica anterior, uma das coisas que irá perceber é o facto das pessoas se sentirem cada vez mais ocupadas, com menos tempo e, por isso, procurarem soluções rápidas, simples e completas.

Adaptando estes dados para o ramo da contabilidade, tendo em conta o nível de procura, torna-se necessário que os gabinetes de contabilidade não sejam apenas “gabinetes de contabilidade”, mas uma empresa que ofereça um conjunto de serviços complementares aos contabilísticos, como serviços jurídicos, consultoria ou de apoio à gestão, por exemplo.

7. Estabelecer avenças mensais para um conjunto de serviços

Algumas pessoas evitam recorrer a contabilistas por diferentes fatores. Alguns deles são a falta de preocupação, preguiça ou os custos elevados, uma vez que, por vezes, têm de recorrer a diferentes profissionais da área fiscal, dado que os contabilistas não os conseguem ajudar em tudo, o que se torna algo bastante dispendioso.

O mesmo acontece com algumas empresas, que preferem contratar profissionais internos para o fazer, com o objetivo de facilitar os processos e poder poupar em alguns serviços a empresas externas.

Desta forma, pode ser inteligente criar avenças mensais ou packs de diferentes serviços, desenhados de acordo com as diferentes necessidades e público-alvo, de forma a estimular a sua aquisição.

Agora que sabe como ter sucesso no seu gabinete de contabilidade, coloque em prática estas dicas e saiba como promover o seu gabinete de contabilidade!

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