Pet shop: como atrair clientes para o meu negócio?

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Pet shop: como atrair clientes para o meu negócio?

Tem uma pet shop e quer atrair mais clientes para aumentar as vendas do seu negócio? Então chegou ao artigo certo! Temos 11 sugestões para si!

Nos tempos que correm, não basta ter um produto ou serviço de qualidade e diferenciado, se o seu público-alvo não é impactado por ele e, por isso, não o conhece. Assim, um dos fatores-chave para ter sucesso em qualquer tipo de negócio é investir num plano de marketing e comunicação para a sua empresa.

Se pretende abrir uma Pet Shop em Portugal, está na hora de começar a delinear a sua estratégia para atrair clientes à sua loja.

Para tal, deve investir em alguns fatores, entre os quais:

  • Redes sociais

As redes sociais podem ter um impacto gigante na atração de novos clientes para a sua Pet Shop, assim como na retenção de atuais clientes.

O Facebook, Instagram e TikTok podem ter um papel fundamental para se conectar com os seus clientes, de forma a dar-lhes a conhecer o seu espaço, produtos, serviços, algumas novidades, partilhar o seu horário de funcionamento, assim como alguns dos resultados dos seus serviços e feedback dos clientes, entre outras oportunidades. Através destas redes sociais, pode aproveitar para segmentar o seu público e criar estratégias de publicidade paga, personalizada para o público-alvo que pretende alcançar.

Pode, também, criar um canal de Youtube para partilhar algumas dicas relacionadas com o tratamento dos animais, dar a conhecer as funcionalidades e vantagens de alguns produtos específicos que comercialize e, até, aproveitar para demonstrar alguns dos serviços que ofereça, destacando as suas vantagens e o seu nível de profissionalismo na execução dos mesmos.

  • Site próprio

Por vezes, as pessoas têm tendência a pesquisar primeiro online e só depois comprar, numa loja física ou online. Assim sendo, pode ser bastante proveitoso utilizar uma plataforma online própria para dar a conhecer o tipo de produtos e serviços que comercializa e vendê-los diretamente, disponibilizar os contactos, localização, fotografias do espaço e de alguns serviços, assim como partilhar o feedback dos clientes e disponibilizar um formulário onde os clientes possam marcar diretamente os seus serviços, de forma rápida, simples e eficaz, disponível para um grande número de pessoas, em todo o mundo.

Pode, ainda, aproveitar esta plataforma para ter um Blog, onde possa partilhar conteúdos relacionados com a sua oferta de produtos e serviços, mostrando algumas vantagens em utilizar certo tipo de produto ou serviço, desmistificar alguns mitos, partilhar opiniões de especialistas na área, como veterinários, entre outros.

Este tipo de estratégia, se for bem trabalhada ao nível de keywords e SEO, representa um excelente ponto de aterragem por parte de publicações realizadas em outras plataformas.

  • Parcerias com Veterinários e Associações de Animais

Pode ser bastante impactante criar parcerias com espaços de veterinários, assim como com associações de defesa, proteção e treino de animais, de forma a que estes possam aconselhar e encaminhar potenciais clientes para a sua Pet Shop.

É possível, ainda, apadrinhar algumas destas instituições e oferecer alguns descontos exclusivos para quem adotar animais, de modo a incentivá-los a fazê-lo.

Para tal, pode distribuir cartões de visita nestes espaços, assim como panfletos, de modo a comunicar, mais facilmente, a sua Pet Shop.

  • Eventos de animais

Costumam existir várias feiras, congressos e eventos de animais por todo o país, onde muitas pessoas se deslocam em família ou de forma mais profissional, para conhecer algumas raças de animais mais raras, alguns fornecedores de produtos e serviços desta área ou mesmo aproveitar para fazer algumas compras em lojas que se fazem representar nesses eventos, de forma mais exclusiva.

Pode ser uma boa oportunidade para a sua Pet Shop, estar presente neste tipo de eventos, uma vez que é uma maneira de se dar a conhecer e atrair tráfego altamente qualificado para a sua loja e, até, estabelecer futuros contactos com clientes e fornecedores.

  • Serviços adicionais

Atualmente, as pessoas têm tendência a procurar um espaço onde possam encontrar soluções 360º para as suas necessidades, sem ter de recorrer a várias lojas para cada uma delas.

No caso das Pet Shops, se pretende diferenciar-se da concorrência e alcançar um maior número de pessoas, é importante investir, não só em produtos de qualidade e adaptados às necessidades dos animais e dos donos, como em serviços personalizados, como passeios de cães e dog-sitting, cabeleireiro para cães e gatos, pet táxi, veterinário ou serviço de entrega ao domicílio.

  • Software de CRM, faturação e gestão eficiente

Para qualquer espaço comercial, nomeadamente uma loja de animais, é muito importante investir num bom sistema de CRM, faturação e contabilidade, adequado ao tipo de produtos comercializados, assim como ao fluxo de clientes e necessidades no negócio, que permita uma maior eficiência nos processos, aumento da faturação e maior satisfação dos clientes e funcionários.

O Vendus é um software de faturação online e POS, que regista e controla as vendas do seu negócio, quer seja no balcão do ponto de venda, no tablet ou num smartphone, em sistema Android ou iOS, de forma sincronizada e atualizada em tempo real. Experimente este software gratuitamente, durante 30 dias e sem compromisso.

  • Espaço Físico

Para quem tem uma loja física, é essencial pensar de forma estratégica na respetiva localização. Para tal, é fulcral estar presente junto de espaços do mesmo setor de atividade, como serviços veterinários ou outro tipo de serviços relacionados com animais, com o objetivo de criar uma relação de win-win com esses espaços, dando oportunidade a ambos de recomendar os respetivos produtos e serviços.

Pode, ainda, fazer sentido estar presente num centro comercial ou retail, devido ao grande fluxo de clientes, que se deslocam a estes locais frequentemente para fazer as suas compras do quotidiano para a casa, nomeadamente para os seus animais.

É essencial que o espaço físico da loja seja suficientemente grande para a sua gama de produtos, com um ambiente cuidado, clean e organizado por categoria de produtos, onde inclua uma receção, zona de venda de produtos, sala de banho e cabeleireiro (caso exista esse serviço), sala de pet sitting e fitness (caso exista esse serviço), casa de banho e um pequeno armazém.

  • Parcerias com Marketplaces

As plataformas de marketplace são cada vez mais utilizadas em todo o mundo, uma vez que representam uma maior rapidez e eficiência para os clientes, ao poderem encontrar tudo o que procuram, de vários segmentos de atividade, num único local.

Pode ser bastante benéfico estar presente em alguns marketplaces, para dar visibilidade à sua Pet Shop, a um baixo custo e com um grande nível de segurança e praticidade, tanto para a empresa como para os clientes.

Em Portugal, destacamos a Worten ou Fnac, que disponibilizam produtos de vários setores, nomeadamente no setor dos acessórios e comida para animais, onde poderá fazer sentido inserir-se.

Dica: avalie bem os prós e contras destas parcerias, nomeadamente, ao nível da margem dos seus projetos.

  • Influencers

Existem bastantes Influencers, portugueses e internacionais, com uma comunicação centrada nos seus animais de estimação, nomeadamente nos cuidados que têm com eles. Deste modo, já são considerados como um dos canais com maior impacto nas decisões da população, utilizados como estratégia de comunicação e publicidade por espaços veterinários, lojas de comida para animais ou lojas de acessórios para animais e pelas Pet Shops.

Se pretende atrair mais clientes e ter um aumento nas suas vendas, é importante investir em Influencers com gosto por animais, que já costumam partilhar, de forma orgânica, insta stories, fotografias ou vídeos a cuidar dos seus animais de estimação, para promover os seus serviços e produtos, através das suas redes sociais.

  • Atendimento especializado

Invista numa equipa de atendimento composta por profissionais formados para o atendimento ao cliente e com competências técnicas para a venda de produtos e prestação de serviços relacionados com os animais.

Os colaboradores devem ser competentes, comunicativos e capazes de transmitir a Pet Shop como credível e de confiança aos seus clientes.

  • Publicidade paga

Aproveite todas as oportunidades e benefícios do investimento em publicidade paga no Google, Instagram ou Meta for Business. Para isso, deve reunir uma base de dados qualificada, definir objetivos e métricas relevantes e garantir que tem uma plataforma online otimizada a nível de SEO, onde os clientes possam aterrar e comprar os seus produtos diretamente, no melhor cenário.

No Google Ads, pode investir em palavras-chave como “animais”, “serviços animais”, “comida animais”, “pet sitting”, “dog walking”, “loja animais”, entre outras, relacionadas com os seus produtos, serviços e localização.

Todas estas dicas devem ser adaptadas à sua estratégia, posicionamento e fase do negócio, definidos no seu plano de marketing para a sua Pet Shop. Se pretende ter resultados mais eficientes, seja criativo e utilize estas ideias para a sua Pet Shop de forma complementar.

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