Loja de Roupa: 14 Dicas para potenciar as vendas da sua loja física ou online

Blog / Venda a Retalho / Loja de Roupa: 14 Dicas para potenciar as vendas da sua loja física ou online
Loja de Roupa: 14 Dicas para potenciar as vendas da sua loja física ou online

Existem cada vez mais empreendedores interessados em criar um negócio próprio, físico ou online, apesar de todos os desafios que este objetivo representa, nomeadamente, a dificuldade em alcançar as vendas que pretendem. Acompanhe estas 14 dicas para potenciar as vendas da sua loja de roupa!

6 Dicas para quem tem uma loja de roupa física:

    1. Mudar os produtos expostos nas montras

    A montra de uma loja de roupa é fundamental para promover o seu espaço e aumentar as vendas da mesma. Por isso, de x em x tempo, deve mudar os produtos que estão em exposição, de forma de dar algum dinamismo à sua loja e, mesmo que não tenha produtos novos, dar a conhecer outros.

    Os produtos expostos na montra devem ser os melhores, aqueles que fazem os clientes entrar. Para tal, pode basear-se no “Top 15/10 de produtos mais vendidos” no último mês, ou no último ano, e destacar, pelo menos, alguns deles, sendo que estes devem ser escolhidos conforme a sazonalidade. Adicionalmente, se os produtos expostos na montra não representarem pelo menos 15% da quantidade de produtos vendidos, devem ser mudados.

    2. Distribuir vales de compras

    A estratégia de distribuição de vales de compras ou acumulação de pontos, convertidos em vales de compras no final da venda é uma estratégia de fidelização, que pode ter um grande impacto em compras futuras, isto porque é uma maneira de incentivar o cliente a voltar novamente à sua loja para acumular mais vales ou pontos e gastá-los em produtos.

    Por outro lado, em alturas específicas, como lançamentos de coleções ou novidades de produtos, pode também fazer sentido oferecer vales de desconto em compras acima de x valor, de modo a atrair novos clientes e, assim, aumentar o valor das vendas. Para o fazer, tenha atenção ao seu carrinho médio, margem, quantidade de vales oferecidos e outras condições.

    3. Investir no ambiente e layout da loja

    As pessoas são seres que utilizam as sensações físicas (tato, visão, olfato, audição e paladar) em todos os momentos do seu dia a dia. Assim, é essencial criar uma atmosfera de loja que faça despertar, de forma positiva, essas sensações, uma vez que isso fará com que o cliente passe mais tempo em loja e, automaticamente, compre mais produtos.

    Audição: Utilize uma música ambiente agradável, capaz de atrair os clientes de fora da loja e fazer com que os clientes no interior da loja comprem mais. Esta escolha de música deve ser acertada e não pode ser confundida com poluição sonora.

    Visão: Utilize a iluminação certa, isto é, tenha um ambiente claro, limpo e com uma luz neutra, que permita que os clientes vejam a cor real das peças de roupa. Procure iluminar de forma transversal o espaço, quer no interior como no exterior, para criar uma sensação de organização e limpeza.

    De forma complementar, crie um layout de loja facilitador da jornada de compra dos seus clientes, isto é, que torne o caminho percorrido em loja fácil e prático. Nesse layout, deve ser considerada a disposição dos produtos, móveis, zona de pagamento e zona de provadores, se tiver.

    Além de tudo isto, e não menos importante, deve investir na decoração da loja, de forma a proporcionar toda uma experiência envolvente de compra.

    Olfato: O perfume certo pode criar grandes sensações na mente dos clientes, que os fará entrar ou ficar mais tempo na sua loja. Dê um toque de perfume personalizado à sua loja.

    4. Investir em packs e promoções de produtos

    O cross-selling é uma das estratégias mais eficientes para aumentar as vendas de um negócio, de forma significativa e sem dar conta. As promoções são uma ótima forma de aumentar as suas vendas, se forem pensadas de forma estratégica.

    Numa loja de roupa física pode expor alguns produtos, que normalmente são comprados em conjunto, no mesmo local, de forma a dar ao cliente a solução completa para as suas necessidades. Por exemplo, ao lado das calças ter vários cintos ou outro tipo de acessórios. Juntando a isto, pode fazer sentido criar packs de alguns desses produtos complementares e fazer um preço especial, comparando com a venda individual.

    Pode, ainda, fazer packs variáveis, com a oferta de descontos por quantidade de produtos. Por exemplo: se comprar uma camisola apenas paga 25€, mas se levar duas paga duas 45€.

    5. Promover produtos junto à caixa de pagamento

    Colocar produtos junto à caixa de pagamento fará com que a probabilidade de compra seja cerca de 3 vezes superior, comparando com outra zona da loja, uma vez que é o local onde os clientes já decidiram comprar, efetivamente, algo e estão mais propícios a comprar outras coisas.

    Posto isto, coloque produtos de primeira necessidade e/ou com um custo baixo junto à caixa de pagamento e verá que, inconscientemente, os seus clientes serão despertados para necessidade de os comprar. Esta estratégia poderá ter um grande impacto nas vendas ao final do mês.

    6. Ter uma presença online

    Embora possa ter uma loja de roupa apenas física, sem o objetivo de vender online, é fundamental ter uma presença digital, como forma de atração e interação com novos clientes, divulgação da sua loja, dos seus produtos, promoções e novidades. Para tal, é importante estar presente nas redes sociais que os seus clientes frequentam, como o Facebook, Instagram e Tik Tok, principalmente.

    Também pode fazer sentido criar um site próprio, mesmo que não seja de venda online, onde pode mostrar a coleção de roupas e acessórios que terá na sua loja. Desta forma, os seus clientes podem contactá-lo(a) diretamente por lá e ver todas as informações sobre o seu negócio.

    Por fim, é igualmente fulcral ter uma conta no Google My Business para que quando um cliente procurar no Google por, por exemplo, “lojas de roupa em Aveiro” a sua loja apareça nos primeiros resultados. Para tal, deve preencher todas as informações relativas à loja, desde a morada, contactos, tipo de produtos vendidos, imagens da loja, horários e outro tipo de detalhes. Esta rede é, ainda, uma forma de recolha de feedback dos clientes que visitarem a sua loja e de interagir com eles.

    8 Dicas para quem tem uma loja de roupa online

    1. Criar uma plataforma de e-commerce, otimizada com categorias e subcategorias

    Pode vender roupa, essencialmente, de duas formas: através de uma plataforma própria ou uma plataforma de marketplace. Neste momento, já é bastante fácil criar uma loja online própria, através de plataformas como o Shopify, Weasy, WooCommerce, com a vantagem de ter total autonomia nos processos do negócio. Pode ainda criar uma conta no Vendus Go!, uma plataforma de e-commerce gratuita, simples e prática, utilizada por mais de 1.500 pessoas, ideal para empresas que querem comercializar os seus produtos online, sem recorrer a sistemas complexos e dispendiosos.

    Por sua vez, deve criar uma experiência ao nível de user experience e user interface adequadas, que impacte positivamente as compras. Deve pensar no percurso do consumidor online, tal como uma loja física, criando um menu de organização dos produtos, conforme o que o cliente procura na realidade, de forma a que possam encontrar o que procuram, de forma rápida.

    Pode criar um catálogo online com categorias e subcategorias de produto, que permitam ao cliente filtrar as opções e encontrar as opções mais relevantes para o seu objetivo.

    2. Investir em fotografias e vídeos de qualidade

    Um dos maiores entraves para a compra online de roupa é o facto dos clientes não conseguirem tocar, experimentar e analisar os produtos, como numa loja física.

    No entanto, pode amenizar esta desvantagem ao investir em fotos de alta qualidade, de vários ângulos, que consigam mostrar a aparência do produto de forma transversal. Para tal, deve cumprir algumas dicas:

    • Tire fotografias de pessoas com vários corpos a vestir as peças, ao invés de manequins;

    • Para cada produto apresente fotos em diferentes ângulos, que mostrem várias características da peça, nomeadamente o tipo de tecido;

    • Ofereça a possibilidade de zoom de alta qualidade;

    • Utilize fundos neutros.

    Para além das fotografias, procure também incluir vídeos que mostrem as peças de forma mais real, em movimento e em detalhe. Pode aproveitá-los também para dar algumas dicas de looks com as peças, que tragam mais valor para o consumidor e impulsione, mais facilmente, a sua compra.

    Deve ter atenção ao tamanho das imagens e vídeos, uma vez que devem estar otimizados para web, isto é, cumprir tempos de carregamento rápidos que não afetem negativamente a performance do site e as imagens devem ter os alt e texts preenchidos e otimizados ao nível do SEO.

    3.  Ter boas descrições nos produtos, otimizadas ao nível de SEO

    As descrições dos produtos são essenciais para o cliente comprar as peças e sentir segurança na transação. Posto isto, deve investir em descrições claras, objetivas e completas, que façam os usuários compreender exatamente do que se trata o produto, entre as quais: tamanho da peça, tipo de tecido e suas características, cor da peça, procedimentos para lavagem e entre outros que considere relevantes.

    Além disso, as descrições devem ser baseadas em estratégias de SEO que auxiliem o comprador na escolha, assim como o site a alcançar melhores resultados de tráfego orgânico. Utilize palavras-chave estratégicas, que são lidas pelo algoritmo do Google e ajudam a página a rankear entre os primeiros resultados das pesquisas. Pode utilizar o Ubersuggest ou Google Trends para sugerir ou desempatar o uso de algumas palavras-chave.

    Caso venda a partir das redes sociais, a descrição dos produtos continua a ser um aspecto fundamental para fornecer as informações que o cliente precisa, tornando sua experiência de compra completa.

    4. Disponibilizar um guia de tamanhos

    Muitas pessoas deparam-se com a dificuldade na escolha do tamanho das peças, sem as poderem experimentar. No entanto, isso pode ser resolvido a partir de um guia de tamanhos, adaptado a cada tipo de peça. Neste guia de tamanhos, deve ter em conta o público-alvo que pretende impactar, isto é, se vender para fora da Europa pode fazer sentido incluir medidas internacionais das peças, para que o cliente consiga perceber mais facilmente de que tamanho se trata.

    De forma adicional, pode utilizar um género de provador virtual, que utilize uma calculadora que compara a resposta a algumas questões relacionadas com o tipo de roupa que costuma vestir, tipo de corpo, algumas medidas para, finalmente, chegar ao tamanho sugerido para essa peça em específico. Este tipo de ferramenta é cada vez mais utilizada a nível mundial, tornando-se já quase um pré-requisito para os utilizadores.

    5. Oferecer promoções exclusivas

    Sabemos que o público é bastante sensível a promoções e ofertas. Pode fazer sentido criar promoções exclusivas online, que façam com que o cliente escolha comprar online em vez de na loja física, como oferta de vales de desconto, acumulação de pontos em cada compra, promoções em produtos de coleções anteriores, promoções por quantidade ou valor de produtos ou oferta de portes de envio.

    Deve escolher o tipo de promoção de forma estratégica, de acordo com o posicionamento do seu negócio e, claro, sem afetar muito a sua margem. É importante, ainda, investir na divulgação destas promoções, de modo a garantir que o máximo de pessoas tenha conhecimento.

    Uma das dicas para alcançar mais vendas, seja no ambiente físico ou digital, é explorar as chamadas datas sazonais, como o Natal, Dia das Mãe/Pai, Black Friday, Dia dos namorados, Páscoa, época de saldos de inverno e verão e muitas outras. Nestas alturas, os clientes apresentam uma especial motivação para comprar, por isso aproveite para dinamizar a sua oferta promocional.

    6. Investir em tráfego pago

    Como já foi referido, é fundamental que a sua plataforma online esteja bem otimizada ao nível do SEO, utilizando o marketing de conteúdo, isto é, a partir da produção de materiais, como artigos inspiracionais, tutoriais de looks e outro tipo de conteúdo relevante para o seu público, que o consigam atrair de forma orgânica

    Depois desta estratégia de SEO estar otimizada, pode fazer sentido investir em tráfego pago para impactar novos clientes ou clientes habituais, através do investimento em anúncios no Google Ads ou Facebook Ads, por exemplo. Este tráfego pago, se for bem feito, pode ser uma excelente forma de abordar uma audiência segmentada e direcioná-la às suas páginas de produto ou conteúdo mais relevantes.

    7. Interagir com os clientes a partir das redes sociais

    O uso de redes sociais é intrínseco a qualquer estratégia digital, uma vez que é um canal amplamente utilizado por consumidores de todas as idades, regiões e classes sociais. Crie um perfil da sua loja nas redes sociais que mais fazem sentido para o seu negócio, como o Instagram, Facebook, Pinterest ou Tiktok e crie uma estratégia de conteúdos capaz de criar uma interação e ligação com os seus clientes, de forma contínua.

    Pode aproveitar estas redes para vender os seus produtos diretamente ou encaminhar para o site e/ou loja física. São uma excelente forma de partilhar imagens e vídeos das suas roupas, fazer diretos para interagir com o seu público, responder aos clientes, partilhar feedbacks e criar outro tipo de conteúdos. Por exemplo, pode criar looks com várias peças e partilhar fotografias de pessoas reais em diferentes contextos a utilizá-las.

    8. Garantir uma experiência de compra online segura

    O checkout é uma etapa decisiva nas vendas da sua loja, uma vez que é o momento do cliente finalizar a compra, através do preenchimento de informações pessoais, dados do cartão e endereço de entrega.

    É essencial criar um processo simples, estável e de fácil preenchimento em que o cliente tenha acesso a várias formas de pagamento, que o façam sentir seguro. Opte por oferecer diferentes opções, capazes de abranger as necessidades de um grande número de clientes, como o Visa, Paypal, transferência por multibanco ou Mb way.

    Como vê, existem várias dicas que pode aplicar para potenciar as vendas dos seus produtos, quem tenha uma loja de roupa física ou online - conheça mais dicas para vender roupas através de uma loja online. No entanto, antes de as aplicar, é mesmo importante considerar o seu plano de negócios, para que possa fazer uma análise de negócio baseada em dados e conseguir estabelecer os KPIs que têm impacto no aumento das suas vendas, que possa utilizar na medição dos resultados obtidos ao utilizar cada uma das estratégias.

    Achou o artigo interessante?

    Software de Faturação e POS
    30 Dias Gratuitos sem compromisso!

    Sobre o Vendus

    O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.