FBC

O que são KPI's e qual a importância para as Empresas?

O que são KPI\'s e qual a importância para as Empresas?

Os KPI's (Key Performance Indicators) são uma forma de avaliar se uma determinada ação vai de encontro aos objetivos estipulados pela empresa. Os Indicadores Chave de Desempenho (nome dado em português) permitem quantificar o desempenho da empresa e identificar as áreas de sucesso. Estes indicadores também podem ser utilizados como forma de comunicação entre gestores e colaboradores da empresa, valorizando o trabalho de todos.

 

Dicas para Escolher Bons KPI's

O primeiro passo para escolher KPI's importantes é identificar o que a empresa pretende atingir e quais as metas necessárias para alcançar esses objetivos. Definir esses objetivos torna-se mais simples com a utilização do método SMART:

Método SMART

S - Específico (specific)
M - Mensurável (measurable)
A - Atingível (attainable)
R - Relevante (relevant)
T - Temporizável (time-bound)

Assim, os KPI's devem ser:

  • Específicos, facilmente compreendidos por todos os colaboradores;
  • Possíveis de medir clara e objetivamente;
  • Alcançáveis, dentro da realidade;
  • Relevantes para os objetivos da empresa;
  • Estar enquadrados num período de tempo específico.

 

Exemplos de KPI'S

Cada empresa precisa criar os seus próprios KPI's, ajustados à sua realidade e área de negócio. Estes são alguns exemplos de KPI's gerais que podem ser utilizados:

  • Lucro: Indicador importante para perceber o sucesso da empresa;
  • Custo: relevante para gerir despesas e encontrar formas de reduzir gastos;
  • Número de Clientes: análise de novos clientes ou clientes perdidos para saber se a empresa está a ir de encontro às necessidades dos clientes;
  • Custo de Aquisição de Clientes: avaliação do valor que tem de investir para adquirir um novo cliente.

 

Tipos de KPI's

KPIs primários

Também chamados de KPI's estratégicos, são utilizados pelos gestores da empresa para verificar de forma rápida se os objetivos estão a ser alcançados. Por exemplo, se a empresa atingiu o lucro pretendido durante o primeiro trimestre do ano.

KPIs secundários

Ou indicadores táticos, são normalmente geridos pelos responsáveis dos departamentos. Permitem, por exemplo, identificar a origem do lucro da empresa: 25% de vendas online, 75% de vendas localmente.

    Veja também:

    O Vendus é fácil e intuitivo. Além disso não existe qualquer compromisso ou fidelização.
    Tânia Ribas
    Experimentar Grátis


    Software de Facturação POS por € 10/mês sem limites.

    30 Dias Gratuitos sem compromisso. Utilize o seu computador e impressora atuais!

    Experimente 30 Dias Grátis