Saiba quais os Impostos que tem de pagar em Janeiro de 2023!

Blog / Obrigações Fiscais / Saiba quais os Impostos que tem de pagar em Janeiro de 2023!
Saiba quais os Impostos que tem de pagar em Janeiro de 2023!

Cumprir com todas as obrigações de pagamento é muito importante para gerir bem o seu negócio. Por isso, saiba quais os impostos que tem de pagar no mês de janeiro, nomeadamente IVA ou Imposto sobre Rendimento de Pessoas Coletivas. Evite atrasos e tenha todas as obrigações da sua empresa em dia.

Pagamento de Impostos em Janeiro

Existem algumas obrigações de pagamento que tem de cumprir durante o mês de janeiro:

Pagamento de IRS/IRC - até 20 de janeiro
Devem ser entregues as importâncias retidas em dezembro do ano anterior, para efeitos do Imposto sobre o rendimento das pessoas singulares, assim como o imposto sobre o rendimento de pessoas coletivas (para contribuintes que apresentem a declaração modelo 22 de substituição).

Pagamento de Imposto de Selo - até 20 de janeiro
Momento para efetuar o pagamento de valores retidos e liquidados no mês anterior.

Contribuição Audiovisual (CAV) - até 20 de janeiro
Entrega da CAV, cobrada nas faturas de fornecimento de energia elétrica emitidas no mês anterior.

Pagamento de IVA Mensal - até 25 de janeiro
Os sujeitos passivos, com regime mensal de IVA, devem proceder ao pagamento do Imposto de Valor Acrescentado, relativo à declaração de dezembro do ano anterior. Esse pagamento pode ser efetuado nas Finanças, nos balcões CTT e através do multibanco (neste último caso, apenas para valores inferiores a 100 mil euros).

Contribuição CEIF - até 31 de janeiro
Pagamento do valor apurado no 4º trimestre do ano anterior da contribuição extraordinária sobre a indústria farmacêutica.

Contribuição CEFIDM - até 31 de janeiro
Pagamento do valor relativo à contribuição extraordinária sobre os fornecedores da indústria de dispositos médicos do SNS.

Pagamento de IUC - até 31 de janeiro
Deve liquidar o imposto único de circulação, relativo aos veículos cujo aniversário ocorra durante o mês de janeiro ou embarcações de recreio e aeronaves de uso particular. O pagamento pode ser realizado por transmissão eletrónica de dados ou numa tesouraria das finanças (no caso de pessoas singulares).

Pagamento de IRC - até à data do envio da declaração
Pagamento do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas, devido pelos contribuintes com obrigação de apresentação da declaração modelo 22 de substituição.

    Para maiores esclarecimentos consulte o Portal das Finanças. A Autoridade Tributária disponibiliza um documento com todas as Obrigações de Pagamento. Consulte também as diversas obrigações fiscais e de pagamento no nosso Calendário Fiscal das Empresas.

    Como Efetuar os Pagamentos de Impostos

    A Autoridade Tributaria e Aduaneira disponibiliza diversos meios de pagamento, para que possa pagar os impostos da forma mais conveniente para o seu negócio. Estas são as modalidades de pagamento disponíveis:

    • Numerário - nas instalações locais das Finanças pode pagar com dinheiro;
    • Cheque Cruzado - os cheques devem ser emitidos à ordem de IGCP, E.P.E. ou Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, exceto se o pagamento for efetuado nos balcões dos CTT (neste caso devem ser emitidos à ordem dos Correios de Portugal);
    • Débito Direto - de adesão gratuita, permite pagamentos de forma automática, sem se preocupar com prazos;
    • Mb Way - através da app Sit.Fiscal-Pagamentos ou do Portal das Finanças. Se encontrar o ícone MB Way nas cobranças a pagamento, pode pagar através deste meio;
    • Multibanco - pode efetuar pagamentos em qualquer ATM, com a referência do documento de cobrança disponibilizada pela AT.
    • Homebanking - pagamentos com a referência do documento de cobrança disponibilizada pela AT, com a possibilidade de o poder fazer através do smartphone, tablet ou computador pessoal.

    Se estiver a viajar em negócios, também é possível efetuar o pagamento de impostos a partir do estrangeiro, através de transferência bancária, débito direto ou Mb Way. O pagamento por débito direto não tem quaisquer custos ao contrário da transferência bancária internacional. Para efetuar pagamentos de impostos à Autoridade Tributária no estrangeiro vai precisar de:

    • Transferência Bancária - fornecer ao banco um conjunto de dados, como NIF da Autoridade Tributária, nome do credor, número de conta bancária, IBAN, nome da entidade bancária e código SWIFT;
    • Débito Direto - se optar por esta forma de pagamento no estrangeiro, o IBAN da conta que pretende utilizar para o pagamento deve estar domiciliado junto de um banco localizado num dos países SEPA;
    • Mb Way - esta forma de pagamento é possível mesmo se utilizar telemóvel de operadora estrangeira (o número tem de estar associado à conta onde será efetuado o débito de pagamento e a conta tem de estar sediada numa instituição bancária portuguesa).
    Achou o artigo interessante?

    Software de Faturação e POS
    30 Dias Gratuitos sem compromisso!

    Sobre o Vendus

    O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.