Guia para escolher POS e Caixas Registadoras

Blog / POS - Ponto de Venda / Guia para escolher POS e Caixas Registadoras
Guia para escolher POS e Caixas Registadoras

É fundamental ter software e equipamento de qualidade para faturar sem problemas e com a rapidez necessária para atender devidamente os seus clientes. Por isso, saber escolher bem um sistema POS ou equipamento complementar como gaveta é muito importante. Explicamos o que é uma caixa registadora e um POS, quais as principais vantagens da sua utilização e, naturalmente, como escolher os mais adequados para o seu negócio!

O que é uma Caixa Registadora e quais as vantagens?

A caixa registadora é um equipamento mecânico que calcula e regista as vendas. Normalmente, utiliza uma gaveta para armazenar o dinheiro entregue pelo cliente, que apenas é aberta após uma venda, para evitar desvios. Conheça as diferenças entre uma caixa registadora e um sistema POS.

O que é um POS e quais as vantagens?

O Point of Sale (POS) é um ponto onde se presta um serviço, especificamente onde se fatura, realiza pagamentos e se agiliza processos com os clientes. Permite a integração com diversos equipamentos, como gaveta, leitor de código de barras ou terminal de pagamento (TPA).

Essencialmente, ao utilizar um terminal POS realiza as tarefas comuns do dia a dia do seu negócio com rapidez e eficiência, especialmente se o utilizar a par de um software na cloud como o Vendus, programa de faturação que regista e controla as suas vendas em segundos! Saiba como funciona um POS e quais as principais vantagens da sua utilização.

Dicas para escolher o melhor POS e Caixa Registadora

Perceber qual o sistema e o equipamento ideal que deve utilizar no seu negócio é muito importante. Deixamos algumas dicas para o ajudar no processo de escolha:

1. Defina as suas necessidades

O primeiro passo para escolher o equipamento mais adequado para o seu negócio é perceber claramente as suas necessidades em termos de software e de hardware. Por isso, analise o que realmente precisa em termos de faturação, gestão de stocks e outras características, assim como equipamento complementar (gaveta de dinheiro, leitor de código de barras ou impressora térmica).

2. Garanta a compatibilidade

Pode parecer óbvio, mas, é realmente importante que se certifique que o POS que escolher, é compatível com diversos tipos de equipamento complementar. Pensar nisto vai facilitar muito a gestão diária da sua atividade.

3. Pesquise o mercado e compare preços

Existe uma grande variedade de POS, caixas registadoras e equipamento complementar, por isso, após ter a real noção do que precisa, faça uma ampla pesquisa no mercado e selecione os mais adequados à sua área de atividade (lembre-se de ler reviews e contactar outros empresários que utilizam os equipamentos). Utilizando os parâmetros que estabeleceu como essenciais no ponto anterior, reduza a escolha até encontrar o melhor.

4. Avalie o apoio ao cliente

Teste o serviço de apoio ao cliente e avalie a facilidade de comunicação, a existência ou não de custos associados a este de suporte e a forma como lidam com o cliente. Certamente que vai querer ter ajuda no momento em que precisar!

5. Pense no design

Naturalmente que este não é o fator mais relevante no momento de comprar o seu equipamento, no entanto, isso não quer dizer que não possa prestar atenção à “beleza” do equipamento e optar, sempre que não interfira com as características realmente importantes, por um design atrativo e que combine com o seu negócio.

Onde comprar uma Caixa Registadora e um POS?

Existem diversas marcas de caixas registadoras com gavetas disponíveis no mercado. É possível adquirir uma caixa registadora nova ou optar por comprar um equipamento usado, em boas condições e que vá de encontro às necessidades do seu negócio. Ao adquirir caixas registadoras novas, para utilização com sistema POS, terá de desembolsar entre os 30 e os 400 euros, dependendo do modelo e marca.

Se optar por comprar equipamento em segunda mão, é possível poupar metade desse valor e investir noutra área importante do seu negócio. Identifique as necessidades reais do seu negócio e pesquise as melhores opções existentes no mercado. Existem vários locais onde pode comprar uma caixa registadora nova ou usada:

Os terminais POS são bastantes versáteis, ideias para diferentes negócios e podem ser utilizados com diversos equipamentos, como telemóveis ou tablets. Desta forma, existem diversas opções no mercado para todos os bolsos. Por exemplo, é possível utilizar o software de faturação Vendus e terminais POS desde 8.99€/mês. Experimente 30 dias gratuitos sem compromisso!

      Complementos para POS

      Já mencionamos que o POS é compatível com a utilização de diversos equipamentos. Estes são os mais relevantes para as diferentes áreas de negócio:

      Já conhece o Vendus?

      O Vendus é um software de faturação online e POS, que regista e controla as vendas do seu negócio de forma intuitiva, simples e rápida. Encontra um conjunto de funcionalidades que se adaptam à maioria dos negócios, por exemplo, é ideal para escritórios, lojas de roupa, cafés, bares, restaurantes, cabeleireiros, venda ambulante, serviços e assistência e muito mais áreas!

      Perfeitamente compatível com a grande maioria de equipamentos e sistemas operativos, não tem custos extras de instalação ou de atualizações. Experimente sem compromisso o Vendus, software de faturação que se adapta ao seu negócio.

      Achou o artigo interessante?

      Software de Faturação e POS
      30 Dias Gratuitos sem compromisso!

      Sobre o Vendus

      O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.