O que é Franchising e como fazer?

Blog / Empresas / O que é Franchising e como fazer?
O que é Franchising e como fazer?

É um modelo de negócio em que uma empresa, com um formato de negócios estabelecido e provado, disponibiliza a outra empresa ou empresário o direito de utilizar a sua marca (produtos, serviços e modelo de gestão), a troco de uma contrapartida financeira.

 

Como Abrir um Franshising

1. Antes de pensar em abraçar o francishing como tipo de negócio que pretende, deve avaliar se está preparado para ser um empresário:

  • Está disposto a trabalhar sem horários?
  • Consegue trabalhar sem a segurança de uma remuneração fixa e constante?
  • Tem capital para abrir um negócio?
  • Tem tempo e estabilidade emocional?

2. Informe-se sobre o setor, as oportunidades de franchising e os custos inerentes. Visite a Expofranchise, feira realizada anualmente ou consulte oportunidades online;

3. Analise o mercado onde pretende desenvolver a sua atividade e estude a concorrência. Avalie e faça uma pré-seleção de marcas de franchising, de acordo com a situação do mercado na região pretendida;

4. Agende reuniões com os franchisadores escolhidos. Recolha o máximo de informações para que possa tomar a opção mais acertada;

5. Ao escolher o franchisador, analise cuidadosamente a documentação recebida. Consulte um advogado especializado em franchising para ajudar nas negociações.

Marcas Conhecidas com Franchising

Existem várias marcas, de diferentes áreas de negócio, com franchising. Listamos algumas das mais conhecidas:

  • Antarte;
  • Burguer King;
  • Casa
  • Chip7
  • Century 21;
  • Phone House;
  • Fotosport;
  • Frank Provost;
  • Imaginarium;
  • MacDonalds;
  • Meu Super;
  • Moldura Minuto;
  • Ornimundo;
  • Os Mosqueteiros;
  • Papagaio sem Penas;
  • Paco Martinez;
  • Pedra Dura;
  • Swarovski;
  • Subway;
  • Sushi Store;
  • Telepiza;
  • Wall Street Institute;
  • 100 Montaditos

Custos de Franchising

Não há um custo fixo para abrir um franchising. O valor a pagar varia consoante o setor de atividade ou o negócio escolhido. Por exemplo, os valores de franchising low cost estão balizados entre 5.000 e os 10.000 euros, no entanto o montante a pagar pode ser mais elevado em determinadas marcas ou negócios. Conheça algumas marcas de franchising low cost no nosso artigo O que é Franchising Low Cost?.

Vantagens de Franchising

Existem diversas vantagens para os intervenientes que iniciam um novo negócio ou loja de franchising. O Franchisado recebe know-how e experiência, utiliza uma marca estabelecida no mercado e usufrui de apoio constante. Por outro lado, o franchisador recebe contrapartidas financeiras (direito de entrada, royalties, etc).

Franchising1

Glossário de Franchising

Franchisador

Empresa original com um negócio bem sucedido no mercado e que pretende expandir o seu conceito desta forma.

Franchisado

Empresário ou sociedade que adquire o direito de abrir uma loja do negócio do franchisador.

Master Franchisado

Franchisado que compra os direitos de um franchising para uma região ou país. Tem autorização para abrir unidades própriase para subfranchisar.

Investimento

Valor que o franchisado necessita para iniciar a atividade: equipamentos, obras, mobiliário, direito de entrada, fundo de maneio, etc.

Direito de Entrada

Valor que o franchisado tem de pagar na assinatura do contrato, correspondente ao direito do uso da marca e de se tornar membro de uma cadeia já existente e estabelecida no mercado.

Taxa de Publicidade

Contribuição de todos os franchisados para um fundo comum (para despesas de promoção da marca e dos produtos ou serviços).

Royalties

Valor fixo ou percentual da faturação, a ser pago ao franchisador, pelo uso contínuo da marca e do conceito do franchisador.
Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.