Descubra como conseguir clientes para uma empresa de limpeza

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Descubra como conseguir clientes para uma empresa de limpeza

Um dos principais objetivos de qualquer tipo de empresa é ter clientes para os seus produtos e/ou serviços, de modo a garantir a rentabilidade do negócio. Tem uma empresa de limpeza? Então veja algumas dicas para angariar clientes para a empresa de limpeza!

Por vezes, pode não ser tarefa fácil angariar novos clientes para a sua empresa de limpeza, seja pelo elevado nível de empresas de serviços de limpeza no mercado, pela especificidade dos serviços oferecidos, das características dos potenciais clientes ou simplesmente porque não tem uma estratégia bem definida para o negócio.

Como tal, antes de se focar em encontrar formas de conseguir novos clientes, deve garantir que seguiu todos os passos fundamentais para a criação da sua empresa de limpeza. Criar um plano de marketing e de comunicação completo deve ser um desses primeiros passos.

Depois de assegurar que tem tudo o que é necessário para operacionalizar o negócio, pode sim começar a pensar em estratégias de captação de clientes, conforme o plano de negócios que traçou. Para isso, foque-se no target (potenciais clientes) da empresa, nos seus objetivos e na fase do funil dos seus clientes, uma vez que as estratégias a adotar deverão variar de acordo com a fase em que os clientes se encontram: atração, interesse, desejo e ação (seguindo o modelo AIDA).

Hoje em dia, uma das melhores formas de o fazer é a partir de meios e estratégias de marketing para serviços de limpeza.

Veja algumas dicas para conseguir clientes para uma empresa de limpeza!

- Redes sociais

As redes sociais já fazem parte do dia a dia dos portugueses e são também uma forma de estarem mais próximos das marcas. Segundo os dados de um estudo realizado pela Marktest em relação a 2021, 55,1% dos utilizadores de redes sociais em Portugal assume acompanhar a atividade de marcas e empresas nas redes sociais - um crescimento de 3,5% face a 2020.

Isto mostra-nos o quão importante é as marcas estarem presentes em diferentes redes sociais, embora devam ter sempre em consideração a sua estratégia e público-alvo a atingir, uma vez que cada rede tem características, objetivos e target específicos.

De momento, algumas das redes sociais mais utilizadas em Portugal são o Facebook, Instagram, Pinterest, TikTok, Youtube, LinkedIn e, mais recentemente, o Be Real.

A sua empresa de limpeza deve concentrar-se na criação de uma estratégia de marketing e comunicação adaptada a cada canal, de forma a aproveitar o máximo de potencial de cada uma. Por exemplo, no Instagram pode optar por partilhar imagens e vídeos dos seus serviços, curiosidades, assim como mostrar alguns feedbacks reais de alguns clientes. Já no LinkedIn, deve procurar criar uma imagem mais corporativa da sua empresa, realçando quais os seus objetivos de negócio, os valores e a missão da marca, bem como outros conteúdos mais institucionais.

- Cupões de desconto

O ser humano é bastante sensível a promoções e, em alguns tipos de negócios e pensado de forma estratégica, pode mesmo funcionar como um incentivo à compra.

No caso de uma empresa de limpeza, pode criar cupões de desconto para as primeiras compras realizadas online, de forma a incentivar a compra a partir destes meios e, assim, angariar um público de clientes que compra mais online.

Por outro lado, pode também criar packs de serviços, como por exemplo “serviço de limpeza profunda a tapetes + limpeza profunda a sofá”, que são serviços que podem funcionar bastante bem de forma complementar e, se tiverem um preço em conjunto mais acessível, mais facilmente poderão ser adquiridos. Para além de captar clientes a partir da criação desse tipo de necessidade, poderá também aumentar o seu ticket médio, desta forma.

- E-mail: Newsletters

Já lhe aconteceu entrar num website e ser incentivado a subscrever a newsletter? Muitas vezes, isso até acontece com uma vantagem associada, como x% de desconto na primeira compra ou na compra seguinte.

As newsletters são uma estratégia de envio de e-mails, que acabam por ser um incentivo à compra para os clientes, uma vez que podem ser enviados de forma personalizada, oferecer vantagens exclusivas e partilhar conteúdo adaptado às suas necessidades, que terá impacto direto na captação de novos e antigos clientes.

- Influenciadores digitais / Influencers

Se tem alguma conta nas redes sociais e acompanha alguns influenciadores digitais, de certeza que já reparou que é, cada vez mais, um canal de divulgação de produtos e serviços, nomeadamente de serviços de limpeza.

Existem bastantes influencers portugueses a partilhar as suas experiências com diferentes tipos de empresas de limpeza, especializadas em diversos campos de ação (como limpeza geral de casa, limpeza de tapetes, limpeza de sofás, limpeza de estofos e entre outras).

Os influenciadores digitais já são mesmo considerados um canal de comunicação, tendo em conta o seu impacto ao nível da awareness, interesse e nas vendas dos negócios.

Como tal, sugerimos que analise quais os influenciadores que se identificam com os valores da sua empresa e que tenham como seguidores os potenciais clientes da sua empresa de limpeza. Procure criar algumas campanhas em parceria, de forma a divulgar os seus serviços, de maneira mais real e interativa.

- Tráfego pago

A publicidade paga tem estado em destaque nos últimos anos, tendo em conta os resultados que tem tido na captação de novos clientes e no aumento do número de leads das empresas.

Poderá investir em publicidade paga através da criação de anúncios no motor de pesquisa Google, como em diferentes redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube,Twitter, TikTok, LinkedIn e entre outras.

Esta é uma maneira de segmentar e personalizar as suas comunicações a cada público alvo e aumentar as possibilidades de se tornarem seus clientes. Para isso, os anúncios devem ser criados de forma estratégica e complementar aos esforços ao nível do SEO (Search Engine Optimization).

A rede de anúncios mais utilizada é o Google Ads, onde todos os dias são criados milhões de diferentes anúncios associados à rede de pesquisa Google.

- Partilha de feedback real de clientes

O word of mouth tem um impacto brutal nas tendências de consumo, uma vez que as pessoas (no geral) são bastante influenciáveis por opiniões de outras pessoas.

Num negócio de limpeza, os potenciais clientes precisam de atestar a qualidade do serviço, de alguma forma. Uma das melhores formas de o fazer é a partir da partilha de feedback dos clientes.

Pode fazê-lo, essencialmente, de duas maneiras: através da partilha de reviews de cada serviço no seu website (as reviews podem incluir fotografias, texto e pontuação, por exemplo) ou através da partilha de imagens reais do “antes” e “depois” de utilizar o seu serviço, de forma a exemplificar as principais diferenças reais, nas suas redes sociais e website.

- Website: SEO e Marketing de conteúdo

O Google é um dos motores de pesquisa mais utilizados em todo o mundo. As pessoas utilizam-no para pesquisar acerca de diferentes assuntos, nomeadamente para encontrar certos serviços, como serviços de limpeza.

Desta forma, é essencial que a sua empresa apareça nesses resultados de pesquisa, se pretende captar clientes. Para isso, é imprescindível criar um website da sua empresa de limpeza, onde inclua todas as informações relativas à mesma: missão, valores, serviços disponíveis, equipa de profissionais, contactos e outras informações que considere relevantes. Pode, ainda, aproveitar para criar um blog onde explore diferentes assuntos relacionados com limpeza - uma excelente maneira de trabalhar o seu marketing de conteúdo.

O website deve ser intuitivo, mobile first (otimizado para dispositivos móveis), responsivo e otimizado ao nível do SEO (Search Engine Optimization), isto é, utilizar keywords estratégicas para que possa aparecer mais facilmente nos primeiros resultados de pesquisa da página do Google (tendo um bom posicionamento orgânico), quando pesquisar por exemplo por "limpeza residencial", "house cleaning", "higienização" ou "serviços de limpeza".

 

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