Como abrir uma empresa de Taxis ou TVDE em Portugal

Blog / Empreendedorismo / Como abrir uma empresa de Taxis ou TVDE em Portugal
Como abrir uma empresa de Taxis ou TVDE em Portugal

Existem algumas profissões que têm vindo a ganhar um maior destaque nos últimos anos, nomeadamente a de motorista profissional para plataformas TVDE em Portugal. Pretende abrir uma empresa de Táxis ou TVDE? Vamos ensinar-lhe como abrir empresa, quanto custa, licenças necessárias e muito mais, acompanhe tudo!

Como abrir uma empresa TVDE ou de Táxis?

1. Crie um plano de negócios completo

O seu plano de negócios deve incluir a sua missão, uma análise detalhada do mercado de transporte individual profissional, em Portugal e no mundo, assim como algumas das maiores empresas no setor, como a Uber ou Bolt.

Deve, ainda, incluir uma análise detalhada acerca do seu público-alvo e definir algumas personas para o auxiliar, de algumas das novas tendências e tecnologias que poderá utilizar, do posicionamento que pretende ter, algumas projeções financeiras e outras informações.

Esta análise será fundamental no sucesso do seu negócio, servindo como base para todos os restantes passos.

2. Analise se pretende abrir uma empresa de Táxis ou TVDE

Dependendo se vai abrir uma empresa de táxis ou TVDE, a legislação poderá variar. No caso de uma empresa de Táxis, esta possui algumas vantagens comparativamente com as TVDE ao nível de custos de impostos, licenciamento da empresa, número de horas de trabalho, utilizações da via pública e entre outros fatores. No entanto, a sua comunicação digital e preços praticados podem estar um pouco aquém dos praticados pelas empresas TVDE, o que as torna, em grande parte dos casos, a segunda escolha dos clientes, principalmente nas grandes cidades.

Por outro lado, é importante explicar o significado de TVDE, que se traduz no Transporte Individual e Remunerado de Passageiros em Veículos Descaracterizados, a partir de plataformas eletrónicas.

Atualmente, existem algumas empresas TVDE em Portugal e no mundo em geral, com um posicionamento bastante forte, entre as quais a Uber, Bolt ou Free Now. Estas empresas utilizam plataformas de e-hailing, isto é, utilizam apps conectadas à internet que, por sua vez, usam tecnologias de geolocalização, onde os clientes têm a possibilidade de solicitar uma viagem diretamente, selecionar o local de recolha e de destino e a plataforma localiza, rapidamente, os motoristas certificados mais próximos dos passageiros. Adicionalmente, essas apps fazem a gestão das chamadas de transporte e os pagamentos, diretamente.

Pode trabalhar por conta dessas empresas, embora tenha de abrir uma empresa própria, assim como tirar uma Licença de TVDE e cumprir outras condições que variam de acordo com a empresa.

3. Decida onde vai prestar os serviços

Decida a sua localização e área de atuação, tendo em conta o local onde pretende trabalhar versus a procura e oferta neste mercado, isto é, tendo em conta as necessidades do seu público-alvo e do mercado.

Colocando em prática, no caso das grandes cidades, há um maior número de turistas e de outro tipo de pessoas a necessitar deste tipo de transporte, diariamente, a comparar com algumas cidades mais pequenas e com menos agitação. Por outro lado, alguns dos serviços TVDE podem só estar disponíveis em algumas cidades. Posto isto, deve definir uma estratégia, tendo por base esta procura e oferta.

Por exemplo, apesar de existir uma grande procura por estes serviços na cidade de Lisboa, existe também uma grande oferta de serviços, concorrentes entre si. Poderá fazer sentido procurar focar-se em localizações com elevado nível de procura, mas com menor oferta, onde poderá penetrar mais facilmente.

4. Abra a sua empresa e adquira todas as licenças necessárias ao exercício da atividade

Quer abra uma empresa de Táxis ou de TVDE, deve abrir a sua empresa nos espaços dedicados a esse efeito, como os espaços Empresa na Hora que permitem maior rapidez e eficiência, tendo um custo mínimo de 360 euros.

Para tal, deve indicar qual é o CAE (Classificação de Atividade Económica) que designe esta atividade de transporte de passageiros que, neste caso, poderá variar entre dois:

  • CAE 49320: inclui o transporte não regular de passageiros em veículos automóveis ligeiros (em regime de aluguer), com ou sem taxímetro, segundo itinerários, horários e preços a negociar caso a caso.

  • CAE 49392: compreende outros transportes terrestres de passageiros diversos.

No caso da TVDE, deve ainda realizar um pedido de licenciamento ao IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes), através de um formulário que terá de ser remetido para o e-mail: operador.TVDE@imt-ip.pt. Para tal, deve anexar a certidão de registo da empresa, assim como o registo criminal, que também é necessário para este tipo de atividade.

Se não tiver qualquer informação em contrário, no prazo de 30 dias, o pedido terá sido aceite. No entanto, podem pedir-lhe outro tipo de documentos. Conheça todo o procedimento de licenciamento para veículos TVDE em maior detalhe.

5. Faça uma análise financeira de quanto custa montar empresa de transportes de passageiros

Nesse orçamento, deve incluir todos os custos que terá, quer o investimento inicial em veículos, licenças e outros equipamentos, como os custos fixos e variáveis ao longo do processo, de forma a poder perceber se necessitará de recorrer a algumas fontes de financiamento.

Investimento inicial:

  • Custos de abertura e legalização da empresa (mínimo 360 euros);

  • Seguros necessários;

  • Veículos:

    • Táxis: os veículos não têm limite de idade e, se forem elétricos, podem ter apoios, entre 5000 e 12 500 euros por veículo, por parte do Fundo para o Serviço Público de Transportes.

    • TVDE: devem ser utilizados veículos automóveis ligeiros de passageiros de matrícula nacional, com lotação não superior a nove lugares, incluindo o do motorista, com idade não superior a 7 anos a contar da data da primeira matrícula. Conheça todas as condições para veículos TVDE.

  • Contratação de motoristas certificados;

    • TVDE: A emissão de uma licença para ser Operador de TVDE tem o custo de 200 euros, embora possa ter outros valores acrescidos, dependendo do tipo de plataforma onde trabalhar.

  • Impostos: IRC, IVA, Imposto de Selo, assim como IUC. E, caso tenha funcionários, terá de fazer retenção na fonte sobre uma parte do vencimento.

  • Segurança social

  • Seguros:

    • TVDE: além dos seguros obrigatórios para todos os automóveis que pode consultar na ASF, os veículos TVDE devem ter também um seguro de responsabilidade civi com uma cobertura mínima de 50 mil euros e acidentes pessoais, que inclua os passageiros transportados e respetivos prejuízos, que não pode ter uma cobertura inferior a 10 mil euros.

  • Outros equipamentos:

    • TVDE: Distico TVDE, kit de primeiros socorros, extintor de pó (2Kg); Smartphone.

    • Taxis: Taxímetro, sinalização luminosa, publicidade no veículo

Custos Fixos

- Salários dos colaboradores, que poderá ser um valor fixo, uma percentagem por cada viagem ou outro tipo de método de custeio;

- Valor do empréstimo, se for o caso;

- Gastos com combustíveis, internet, telefone, manutenção do veículo e outro tipo de serviços;

- Serviços de limpeza e higienização do veículo;

- Impostos;

- Seguros;

- Gastos pela utilização da App, no caso da TVDE e em alguns tipos de táxis;

- Métodos de pagamento:

- Táxis: pode ter de adquirir uma máquina de multibanco e impressora para POS portátil, para emitir as faturas;

- Softwares de gestão e faturação. O Vendus é um sistema de faturação online, rápido e intuitivo, com várias APIs e integrações associados, que lhe permite gerir e emitir faturas e orçamentos em segundos em qualquer lugar, funcionando com computador, telemóvel ou Tablet,  ideal para utilizar no seu Taxi ou serviço TVDE. Saiba como escolher o melhor programa de faturação para o seu negócio e escolha o melhor plano para o seu Táxi.

6. Contrate motoristas formados e certificados para a execução deste tipo de atividade

No caso dos Táxis, os motoristas devem ter uma formação inicial de 125 horas, que lhes permite um acesso a certificado, assim como a permissão para conduzir em plataformas.

Por outro lado, os serviços TVDE necessitam de uma formação específica de 50 horas, em que o certificado não lhes dá acesso para conduzir táxis.

Em ambos os casos, não basta que os motoristas sejam certificados, deve garantir que prestam um bom serviço aos seus clientes, isto é, que têm boas competências de comunicação, ligam bem com a pressão do trânsito e outro tipo de características. Conheça todas as dicas para prestar um bom serviço!

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.