Clínica Médica: Como ser encontrada online?

Blog / Empresas / Clínica Médica: Como ser encontrada online?
Clínica Médica: Como ser encontrada online?

Já ouviu a expressão de que “se quer ser encontrado, tem de estar presente online”? Se nunca ouviu e nem percebe o sentido desta frase, vamos explicar-lhe tudo neste artigo. Se tem uma clínica médica, conheça 5 formas para que a sua clínica médica seja encontrada online!

Atualmente, a população tem-se tornado cada vez mais digital e conectada, utilizando vários canais digitais para comunicar entre si, entreter-se, esclarecer eventuais questões ou trabalhar, de forma remota. Posto isto, sendo que a maioria das pessoas têm ganho uma presença forte online, as empresas devem seguir o mesmo fluxo e tendência, percebendo o quão importante é, hoje em dia, comunicar com o seu público, a partir de plataformas e ferramentas digitais.

No entanto, existe uma enorme quantidade e variedade de canais e ferramentas que poderá utilizar para se distinguir no marketing da área da saúde. Como tal, antes de implementar alguma coisa e de forma a optar pelos canais que façam mais sentido para os seus objetivos e público, deve entender qual é o poder de cada canal digital, quais as ações que pode tomar em cada um, quem é o seu público-alvo, qual perfil desses clientes em cada fase do funil de vendas, assim como algumas das vantagens associadas a estes meios digitais.

No caso de um consultório médico, queremos facilitar-lhe o trabalho e agrupámos 5 estratégias que poderá aplicar para aumentar a sua presença digital e chegar a potenciais pacientes.

5 Dicas para a sua Clínica Médica ser encontrada On-Line

1. Tenha um website profissional

Hoje em dia, é quase obrigatório criar um site próprio em qualquer tipo de negócio, uma vez que é uma forma de reunir as informações mais relevantes, neste caso, relativas à clínica, num local único e acessível a qualquer pessoa, entre as quais: localização do espaço, contactos, serviços disponibilizados, equipa, missão, história ou valores da empresa e entre outras informações.

Adicionalmente, a partir de um site próprio, tem a possibilidade de criar conteúdo próprio e otimizado a nível do SEO (Search Engine Optimization), isto é, otimizado para os motores de pesquisa, para que o site apareça nas primeiras posições numa pesquisa orgânica (não paga) do Google.

Pode, ainda, utilizar alguns formulários de contacto ou de marcação direta, de forma a tornar a experiência dos clientes mais eficiente e simples, fazendo com que possam esclarecer as suas questões e marcar eventuais consultas, remotamente, sem necessidade de sair de casa, sendo também uma forma da clínica recolher os seus dados para eventuais comunicações futuras, com a sua autorização, a partir de estratégias de e-mail marketing ou o  investimento em tráfego pago.

Garanta que o seu site é responsivo, isto é, que se adapta automaticamente a diferentes tamanhos de ecrã e que está adaptado a mobile, visto que a maior parte das pessoas utiliza o telemóvel para fazer as suas pesquisas.

2. Crie uma conta no Google My Business

Sabe-se que, na grande maioria das vezes, as pessoas utilizam ferramentas de pesquisa, nomeadamente o Google, para procurar por algum espaço ou serviço. Muitas delas até pesquisam diretamente no Google Maps, uma vez que conseguem perceber, de forma mais imediata, a localização e proximidade dos locais.

Assim, é mandatório e gratuito criar uma conta no Google My Business para a sua clínica, com todas as informações acerca da mesma preenchidas, como a localização exata, contactos, horário de funcionamento, serviços oferecidos, imagens do espaço e outras informações relevantes, de modo a aumentar a probabilidade de aparecer nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa.

Complementarmente, é possível que os seus clientes avaliem a sua experiência e deixem reviews na plataforma, aumentando a probabilidade de ficar melhor posicionado. Existe, ainda, a possibilidade de fazer questões ou marcar diretamente alguns dos serviços, tornando mais eficiente alguns processos.

3. Esteja presente nas redes sociais

Tendo em conta que a grande maioria da população utiliza as redes sociais no seu dia a dia, é essencial que as empresas tenham uma presença forte nas mesmas, de modo a interagirem e criarem uma relação com os seus clientes.

O segredo para ser bem sucedido é uma estratégia consistente e adaptada a cada rede social, uma vez que existem várias redes sociais, com diferentes propósitos e público-alvo. Assim, deve criar uma estratégia que se enquadre com o posicionamento da clínica e alcance os seus clientes, utilizando redes como o FacebookInstagramLinkedIn ou Youtube. A partir destas redes sociais, pode divulgar os seus serviços, dar dicas de saúde, responder a algumas questões de saúde mais frequentes, resolver alguns mitos e partilhar outro tipo de conteúdo didático, do interesse dos seus pacientes.

Adicionalmente, através do FacebookInstagram, pode disponibilizar os seus contactos diretos e criar formas dos clientes interagirem consigo e fazerem as suas marcações diretamente também. Para isso, mantenha os seus perfis públicos para ser encontrado mais facilmente e contribuindo para a interação com os clientes.

Se tiver um website próprio, pode aproveitar as redes sociais para enviar tráfego para os mesmos. Saiba como desenvolver uma estratégia de marketing forte, através das redes sociaiscrie as suas páginas de redes sociais.

4.Invista em tráfego pago

Para ter uma estratégia digital forte e completa, sugere-se combinar a utilização de canais não pagos com canais/estratégias pagas, de modo a aumentar o seu alcance. No entanto, antes de utilizar métodos pagos, deve garantir que os seus conteúdos e canais estão otimizados a nível orgânico, de forma a garantir bons resultados.

O objetivo dos meios pagos é impactar diretamente um segmento específico de clientes, de forma a levá-los mais facilmente à conversão, em compras ou noutro tipo de leads, como visitas à clínica ou marcação direta de algum serviço médico, por exemplo, a partir de um investimento monetário.

As redes de anúncios mais conhecidas são o Google, com os Google Ads, e redes sociais, como o Facebook e Instagram, em que pode pagar para que alguns dos seus conteúdos apareçam nas primeiras posições ou no feed de um segmento específico de potenciais clientes, respetivamente, otimizando a probabilidade de conversão.

5. Garanta uma estratégia de marketing de conteúdos otimizada

Complementarmente ao seu website, pode ser bastante impactante ter um blog dentro do site principal, com o objetivo de atrair potenciais clientes de forma indireta, através do poder do marketing de conteúdo. Mas como?

A partir de uma estratégia de marketing com conteúdo de qualidade, pode aproveitar para explorar temas de interesse dos seus pacientes ou esclarecer algumas questões, a partir do estudo profundo de quais os assuntos de maior interesse, no momento. Por exemplo, pode criar artigos com conteúdo relevantes na área médica, relacionados com a saúde, como “x dicas para ter uma vida saudável”, “Quais os x alimentos que deve manter na sua alimentação” e entre outros temas, desenvolvidos por alguns dos profissionais da sua clínica, de forma a dar maior credibilidade à sua clínica.

Tendo uma base de dados com este tipo de conteúdos, quando as pessoas estiverem à procura de um serviço de saúde nas redes de pesquisa, mais facilmente serão impactadas por este tipo de artigos que, indiretamente, lhe darão a conhecer a sua clínica e os seus serviços. No entanto, para que esta estratégia seja eficiente, não se esqueça de utilizar técnicas de SEO para melhorar o seu posicionamento orgânico, optando por escolher as palavras-chave e utilizar termos que o seu público pesquisa e que estão relacionados diretamente com os seus serviços.

Como pode perceber, é essencial ter uma presença online e investir numa estratégia de marketing digital para clínicas médicas, se quer chegar a mais pessoas e angariar novos pacientes. Não existe um segredo para o fazer, mas pode exercê-lo a partir de uma estratégia de canais e conteúdos personalizada aos seus objetivos e público-alvo.

Comece por fazer um plano de negócios para a sua clínica, siga todos os passos para abrir uma clínica médica e acompanhe outras dicas para atrair pacientes para a sua clínica médica.

 

Por fim, aumentando a quantidade de clientes, é fulcral assegurar que utiliza sistemas de faturação e contabilidade, otimizados ao tipo atividade, objetivos do negócio e fluxo de clientes.

Vendus é um software de faturação online, que se adapta a diferentes negócios de prestação de serviços, nomeadamente à sua clínica médica, facilitando a gestão e controlo do desempenho e rentabilidade do negócio. Utilize este Software de Faturação e POS, a partir de 0,26€/Dia ou experimente durante 30 dias, de forma gratuita.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.