Barman ou Bartender - que profissional escolher para o Bar?

Blog / Empresas / Barman ou Bartender - que profissional escolher para o Bar?
Barman ou Bartender - que profissional escolher para o Bar?

Embora à primeira vista, pareçam termos semelhantes, um Barman e um Bartender têm algumas diferenças que explicamos de seguida. Conhecer exatamente as funções de cada um destes profissionais, pode ditar o sucesso do seu bar ou mesmo a realização de algum evento especial!

Diferença entre Barman e Bartender

O Barman significa homem do bar na sua língua original (barmaid se for uma profissional do sexo feminino). Normalmente, é o clássico profissional, formado nas artes das bebidas e cocktails alcoólicos ou não, sempre vestido a rigor. Pela sua faceta mais formal, é comum encontrar um barman num evento especial, num bar de hotel, num restaurante chique ou mesmo num cruzeiro.

Um Bartender é um profissional com um look mais descontraído e informal, que prepara bebidas elaboradas para o público de forma rápida e divertida. Muitas vezes, também possuem características particulares que complementam as suas funções, por exemplo, truques de magia e malabarismo. Como têm uma postura mais descontraída, são os profissionais mais adequados para bares noturnos, festas ou eventos públicos.

Dicas para Contratar o Profissional Certo para o Bar

Escolher o Bartender ou Barman ideal para o seu bar não é uma tarefa fácil! Para além de perceber qual é o perfil certo para o seu estabelecimento, é necessário avaliar as competências técnicas e as tendências comportamentais dos candidatos. Por exemplo, saber se o profissional combina com a cultura do bar ou se tem facilidade em trabalhar em equipa, são fatores fundamentais a considerar.

Assim, para escolher o barman ou bartender certo para o bar, siga as nossas dicas:

  1. Defina claramente o perfil do profissional, procure características pessoais (maturidade, adaptabilidade e capacidade de lidar bem com o stress e a frustração) e skills profissionais relevantes para o seu bar;
  2. Analise detalhadamente os currículos que receber e procure analisar o profissional online, através do Google ou nas redes sociais, para perceber se se adaptam ao pretendido;
  3. Prepare bem a entrevista, criando perguntas fundamentais. Se necessita de ajuda para preparar a entrevista pode ler o nosso artigo Como Fazer uma Entrevista de Emprego;
  4. Escolha o profissional que corresponde ao pretendido. Se ainda tiver dúvidas, conheça as estratégias para recrutar os melhores profissionais para o seu bar.

Como Escolher Software de Faturação para Bar

Optar por um programa de faturação certificado pela Autoridade Tributária (AT) é essencial, tão ou mais importante como escolher um bom barman ou bartender. Comece por procurar um software que vá de encontro às necessidades do bar. Por exemplo, que permita gestão do espaço, divisão de conta e consultas de mesa.

Após pesquisar as ofertas existentes no mercado, compare preços e funcionalidades e calcule o impacto económico que vai ter no seu negócio. Antes de tomar a decisão final, teste o apoio ao cliente, fundamental num software de faturação, especialmente quando tiver dúvidas.

O software de faturação online permite a utilização gratuita durante 30 dias sem compromisso e não tem custos extras de instalação ou de atualizações. Se estiver a iniciar o seu negócio, é possível optar por um plano totalmente gratuito até 12 faturas por ano.

Vendus também disponibiliza um apoio ao empreendedorismo através de utilização gratuita durante 3 meses. O apoio é válido para empresários em nome individual (ENI), freelancers e empresas, desde que exerçam a sua atividade há menos de um ano. Para usufruir deste apoio, é necessário o comprovativo de atividade (freelancers e ENI) e NIF ou comprovativo de abertura no caso de empresas.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.