Guia do Subsídio de Desemprego em 2023

Blog / Recursos Humanos / Guia do Subsídio de Desemprego em 2023
Guia do Subsídio de Desemprego em 2023

O Subsídio de Desemprego é um valor mensal, disponível para todos que se encontram em situação de desemprego, desde que cumpram determinadas condições. Também está disponível o subsídio social de desemprego, com o seu conjunto específico de requisitos.

Quem pode receber o Subsídio de Desemprego?

Para ter acesso ao subsídio de desemprego é necessário cumprir determinadas condições:

  • Residir em Portugal;
  • Ter trabalhado 360 dias no mínimo (com contrato de trabalho) e ter efetuado os devidos descontos para a Segurança Social (nos 24 meses anteriores à data de desemprego);
  • Ficar desempregado involuntariamente (ter sido despedido pela entidade patronal ou ter suspendido o contrato por salários em atraso);
  • Ter pedido o subsídio 90 dias após a data de desemprego;
  • Estar inscrito no Centro de Emprego da área de residência.

O subsídio social de desemprego destina-se aos colaboradores que perderam o emprego involuntariamente e que não reúnem as condições mínimas para aceder ao subsídio de desemprego (ou já tenham recebido a totalidade do subsídio de desemprego a que tinham direito). As condições para o receber são simples: ter efetuado descontos para Segurança Social durante 180 dias nos dois anos anteriores à data em que ficou desempregado e cumprir a condição de recursos.

Os Trabalhadores Independentes têm direito?

Sim, os trabalhadores independentes também têm direito a receber subsídio de desemprego. Para que tal seja possível, têm de cumprir determinadas condições:

  • Ser residente em Portugal;
  • Ter cessado de forma involuntária a prestação de serviços;
  • Ser considerado economicamente dependente, ou seja,  obter 80% dos rendimentos de uma só entidade;
  • Estar inscrito no Centro de emprego da área de residência;
  • Ter pedido o subsídio no prazo de 90 dias desde a data da cessação do contrato de prestação de serviços;
  • Cumprir o prazo de garantia -  720 dias de exercício de atividade independente, com o respetivo pagamento de contribuições (48 meses anteriores à cessação involuntária do contrato de prestação de serviços.

Caso tenha perdido o emprego de forma involuntária, mas não reúna outras condições para receber subsídio de desemprego, também poderá recorrer ao subsídio social de desemprego.

Durante quanto tempo se recebe Subsídio de Desemprego?

A duração do subsídio de desemprego depende da idade do colaborador e do número de meses com descontos. Varia  entre os 5 e os 18 meses, com acréscimo de dias por cada 5 anos com registo de descontos nos últimos 20 anos.

Como requerer o Subsídio de Desemprego?

Em caso de desemprego, deve ser requerido o pedido de subsídio no prazo máximo de 90 dias consecutivos (a contar desde o momento do despedimento).

Para requerer o subsídio de desemprego terá de se dirigir a um centro de emprego da sua área de residência ou através do site da Segurança Social Direta e apresentar os seguintes documentos:

  • Requerimento de prestações de desemprego (Modelo RP5000-DGSS);
  • Declaração da entidade empregadora que comprove a situação de desemprego e a data de pagamento do último vencimento (Modelo RP5044-DGSS);
  • Declaração de Retribuição em Mora (Modelo GD18-DGSS) nas situações de suspensão de contrato por motivo de salários em atraso;
  • Prova de acção judicial no caso de despedimento por justa causa.

Como Calcular o Subsídio de Desemprego?

O valor do subsídio de desemprego corresponde a 65% da remuneração de referência com um período de atribuição que varia entre 5 e 26 meses. Após 6 meses o subsídio atribuído sofre uma redução de 10%.

valor mínimo da prestação do subsídio de desemprego corresponde a 421.32€ (valor do Valor do Indexante dos Apoios Sociais em 2017). O máximo que poderá receber será de 1053,30€.

Existe uma majoração de 10% para casais desempregados com filhos (ambos recebem mais 10% no subsídio diário).

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.