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O que é o Plano de Marketing e como implementar?

O que é o Plano de Marketing e como implementar?

É um documento que descreve o público alvo da empresa, quais os objetivos pretendidos e quais as estratégias de marketing que vão ser realizadas para cumprir esses mesmos objetivos. O plano de marketing pode ser pensado para uma marca, um serviço oferecido pela empresa ou para a promoção de um determinado produto.

Etapas para Elaborar um Plano de Marketing

Existem algumas etapas a seguir num plano de ação de marketing:

Análise Interna

Analise e avalie a sua empresa respondendo a alguns destes pontos:

  • Descrição da missão, valores e missão da empresa;
  • Descrição e diferenciação dos produtos/serviços;
  • Descrição dos recursos financeiros e humanos e análise de parcerias;
  • Análise do volume de vendas, quota de mercado, portfólio de produtos/serviços;
  • Análise do perfil do seu consumidor atual (comportamentos, hábitos e expetativas).

Identificação do Mercado

Faça um diagnóstico geral da situação do mercado e da concorrência. Especifique os seus principais concorrentes:

  • Empresas que vendem a mesma linha de produtos direcionada para o mesmo público, dentro do mesmo regime de preços (concorrência direta);
  • Empresas que comercializam produtos substitutos ou complementares para o mesmo público-alvo (concorrência indireta);
  • Empresas que lideram o segmento de mercado.

Análise Externa - SWOT e PEST

A análise SWOT permite identificar os pontos fortes e fracos da empresa e dos produtos comercializados ou serviços prestados por esta. Possibilita também analisar o meio envolvente e como isso influencia a gestão da empresa. Saiba como realizar uma análise SWOT.

A análise PEST (Política, Económica, Social e Tecnológica) permite compreender o contexto envolvente de uma empresa, de um produto ou serviço.

Definição de Objetivos e Estratégias de Marketing

Após análise interna e externa da empresa, dos seus produtos e serviços, é necessário definir o rumo a seguir. Quer seja vender mais de um determinado produto ou aumentar o número de clientes, precisa de ter objetivos específicos e bem definidos para que, posteriormente, possam ser avalidados da melhor forma.

Verificação de Resultados

O plano estratégioco de marketing é uma ferramenta dinâmica, por isso a avaliação é fundamental. É necessário avaliar se as ações realizadas produziram os efeitos desejados. Em caso negativo, deve redefenir novos objetivos e estratégias.

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