Analisar a concorrência é fundamental para identificar produtos e serviços semelhantes oferecidos pelas empresas concorrentes no mercado. É uma parte essencial de um plano de marketing, pois permite sinalizar os concorrentes diretos e avaliar os seus pontos fortes e fracos. Esta avaliação possibilita distinguir o produto ou serviço da sua empresa relativamente à concorrência ou identificar necessidades que ainda não estão a ser respondidas pelos concorrentes.
Como analisar a Concorrência de uma Empresa
1. Identifique os seus Concorrentes
Especifique e observe os seus principais concorrentes. Existem dois tipos de concorrência:
- Concorrência Direta: empresas que vendem a mesma linha de produtos direcionada para o mesmo público, dentro do mesmo regime de preços;
- Concorrência Indireta: empresas que comercializam produtos substitutos ou complementares para o mesmo público-alvo.
Assim, liste empresas que:
- Comercializam os mesmos produtos;
- Prestam os mesmos serviços;
- Oferecem produtos ou serviços similares e/ou complementares;
- Lideram o segmento de mercado.
2. Faça uma Análise SWOT
Após a identificação dos concorrentes da sua empresa, é importante que descubra os seus pontos fortes e fracos, assim como as oportunidades e as ameaças que representam. Este tipo de análise permite analisar internamente a sua própria empresa à luz da concorrência. Possibilita também analisar o meio externo e como isso influencia a gestão da sua empresa. Saiba mais sobre como fazer uma análise SWOT.
De forma prática, faça algumas questões de avaliação, por exemplo:
- O seu preço é mais apelativo do que o das empresas concorrentes?;
- Os seus produtos ou serviços são conhecidos pela sua qualidade? E o das empresas concorrentes?;
- Qual a quota de mercado que as empresas concorrentes já conquistaram? E a sua?;
- As empresas com os mesmos produtos/serviços ultrapassaram alguma dificuldade? Que estratégias utilizaram?;
- Que tipos de meios são usados para comercializar e promover os seus produtos ou serviços?;
- Qual o potencial de oportunidades que eles lhe apresentam?
3. Posicione a Sua Empresa
Reunir informações sobre a sua empresa e empresas concorrentes é importante, mas tem de agir de acordo com as informações recolhidas. A análise efetuada deve produzir um posicionamento bem estruturado da sua empresa no mercado.