O que é a Nota de Devolução?

Blog / Faturação / O que é a Nota de Devolução?
O que é a Nota de Devolução?

A nota de devolução é um documento emitido para acertar a conta corrente do cliente.

Quando um cliente liquida uma fatura, fica com a sua conta a zero. No entanto, se for emitida uma nota de crédito para anular uma parte ou a totalidade dessa mesma fatura, é lançado crédito na conta do cliente. Neste caso, é necessário emitir uma nota de devolução. Este procedimento não é obrigatório, mas é aconselhável para manter a conta corrente do cliente atualizada.

 

Nota de Devolução vs Nota de Crédito

A nota de crédito é emitida quando é necessário efetuar uma retificação à fatura original. Por exemplo, quando o cliente faz uma devolução de mercadoria. Este documento retificativo da fatura tem como função dar crédito ao cliente.

Por sua vez, a nota de devolução surge da necessidade de acertar a conta corrente do cliente, após a emissão da nota de crédito (para anular uma fatura simplificada ou fatura recibo). Pode ser entregue ao cliente em formato papel.

Existe ainda um outro documento relacionado - a guia de devolução. Este documento deve acompanhar a devolução da mercadoria e destina-se aos fornecedores (para que estes emitam uma nota de crédito relativa a essa devolução).

Veja todos os passos para anular faturas e emitir notas de crédito no Vendus.


Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.