O Vendus usa cookies para lhe garantir a melhor experiência enquanto utilizador. Ao continuar a navegar no site, concorda com a utilização.

5 Ideias de Negócios Sustentáveis


Um negócio é considerado sustentável quando minimiza os impactos do desenvolvimento da sua atividade, preservando o meio ambiente. Diminuição de utilização de recursos naturais não renováveis ou a aposta na utilização de materiais oriundos de comércio justo, são algumas das características de empresas preocupadas com a sustentabilidade, a par da rentabilidade.

A sustentabilidade de um negócio assenta no chamado Triple Bottom Line (tripé da sustentabilidade em português), que afirma que as dimensões social, ambiental e económica devem estar em constante equilíbrio:

  • Dimensão Social: promoção de qualidade de vida a todas as pessoas ligadas à empresa (colaboradores, fornecedores, etc).
  • Dimensão Ambiental: ações intencionais da empresa para minimizar o impacto causado pela sua atividade.
  • Dimensão Económica: a empresa existe para dar lucro, cuidado sempre dos recursos naturais que utiliza.

    5 Negócios Sustentáveis

    1. Produtos Naturais
    Cada vez mais as pessoas procuram produtos naturais, sem químicos industriais que prejudicam a pele e o meio ambiente. Por isso, o mercado para abrir um negócio nesta área é bastante promissor. Perfumes, sabonetes, cremes de rosto e corpo, são alguns dos produtos já existentes no mercado, mas que ainda pode inovar! Conheça as melhores feiras de cosmética em Portugal e adquira produtos naturais de qualidade!

    2. Alimentação Saudável
    A preocupação com a alimentação saudável, por um lado e o crescimento da obesidade, por outro, faz deste um negócio em expansão. Negócios que invistam em produtos produzidos localmente, preferencialmente biológicos, sem pesticidas ou outros químicos, é uma boa aposta. Por exemplo, produção de legumes biológicos ou café orgânico. Saiba mais sobre o que é a agricultura biológica e como criar um negócio focado neste tipo de agricultura.

    3. Energia Renovável
    A preocupação com o meio ambiente e com as reservas naturais de combustíveis fósseis abre a oportunidade à criação de empresas que prestem serviços nesta área, por exemplo, empresas de instalação de painéis solares. Se vai abrir um negócio nesta área, veja as nossas dicas para o primeiro ano como empreendedor!

    4. Lixo Tecnólogico e Eletrónico
    Levantamento de equipamentos inutilizados como televisões, computadores, telemóveis ou eletrodomésticos é cada vez mais um negócio com saída. A ideia é aproveitar ao máximo componentes que ainda podem ser utilizados e diminuir a quantidade de lixo dos aterros e a pegada ecológica destes equipamentos.

    5. Serviços de Limpeza
    A par da alimentação saudável, também surge uma tendência crescente de produtos de limpeza ecológicos, quer para o meio ambiente, quer em termos de saúde. E dentro desta área de negócio pode enveredar por produtos biodegradáveis e serviços de limpeza comprovadamente biológicos. Saiba como abrir uma empresa de limpeza em Portugal.

    Dicas para Negócios Sustentáveis

    Quer pretenda criar um negócio sustentável de raiz ou queira aproximar a sua empresa dos valores da economia sustentável, pode aplicar algumas destas sugestões:

    • Faça da sustentabilidade um valor da sua empresa;
    • Encontre parceiros com os mesmos princípios (fornecedores, colaboradores…);
    • Envolva toda a empresa, todos os colaboradores devem conhecer as ações sustentáveis do negócio;
    • Crie procedimentos e espaços de reciclagem e de reutilização, para evitar desperdícios;
    • Utilize equipamentos económicos que permitam economizar energia (lâmpadas economizadoras, computadores mais eficientes, etc);
    • Crie um sistema de reutilização da água (use água da chuva para limpar as instalações ou utilizar nas casas de banho);
    • Elimine a utilização de descartáveis (por exemplo, utilize copos e chávenas para o café de vidro ou porcelana, em vez de plástico);
    • Evite documentação em papel, dando primazia aos documentos digitais;
    • Opte, sempre que possível, por fontes de energia renováveis, como é o caso da energia solar;
    • Mantenha as salas que têm ar condicionado com as portas fechadas (e desligue os equipamentos no final do dia);
    • Permita que os colaboradores trabalhem a partir de casa alguns dias da semana;
    • Prefira consumir produtos da sua região e do comércio local;
    • Respeite rigorosamente as leis ambientais.

    Pode consultar algumas ideias de negócios no nosso artigo 6 Ideias para abrir um negócio em Portugal.