As 7 melhores estratégias de marketing para sapatarias

Blog / Marketing Digital / As 7 melhores estratégias de marketing para sapatarias
As 7 melhores estratégias de marketing para sapatarias

Procura alavancar o seu negócio de calçado e não sabe como o fazer? O investimento em marketing pode ser um fator diferenciador e com um impacto gigante na sua sapataria. Acompanhe estas 7 estratégias de marketing para lojas de calçado!

Aposte no storytelling e branding da marca

O consumidores já não procuram apenas produtos, mas sim um conjunto de fatores e experiência que criem envolvência com a marca.

Por este motivo, torna–se fulcral que as marcas invistam numa estratégia de branding coesa e que seja capaz de criar um storytelling com o seu público-alvo, a partir de um nome criativo para a loja de calçado, slogan que resulte para uma loja de sapatos, logótipo, decoração do espaço envolvente e todo o tipo de comunicação que utiliza para comunicar a sapataria, tanto offline como online.

A presença nas redes sociais pode ter um grande impacto na criação desse storytelling, assim como na interação e relação com os clientes.

Faça parcerias com alguns influenciadores ou figuras públicas

Os influenciadores digitais, ou influencers, têm vindo a ganhar um especial destaque nos últimos anos, devido à forma como comunicam, através das sua próprias redes sociais e ao storytelling que conseguem criar, fazendo com que as pessoas se identifiquem com as suas partilhas com maior facilidade.

Desta forma, patrocinar alguns influencers ou figuras públicas com os seus sapatos, poderá ser uma forma inteligente de comunicar os seus produtos ou serviços, dando-lhes uma maior visibilidade e destaque, embebido com os restantes canais de comunicação.

Existem bastantes influencers focados em moda e lifestyle que partilham, diariamente os seus looks, com as roupas e sapatos que utilizam para várias ocasiões. Associe-se aos que tenham um posicionamento e estilo enquadrado com a sua sapataria e com os quais a marca se identifique.

Invista no packaging dos produtos

Como já foi referido, os produtos por si só não são suficientes para atrair e fidelizar os clientes, devido a toda a exigência e expectativa dos clientes.

O packaging, ou seja, a embalagem dos sapatos pode ser outra forma de diferenciar a sua sapataria das demais, através de um conceito inovador e criativo. Colocando em prática, pode utilizar materiais reciclados para embalar os sapatos, criar uma embalagem bonita, assim como algo mais funcional, que possa ser útil para armazenar os sapatos ou, até, para guardar outro tipo de coisas ou conciliar algumas destas ideias. Tenha em conta o posicionamento do seu negócio para esta escolha, fazendo com que a embalagem seja mais um fator de branding. 

Por exemplo: imaginando que opta por abrir uma sapataria de sapatos produzidos a partir do plástico recolhido dos oceanos e através de processos amigos do ambiente, a respetiva embalagem deve ser escolhida e fabricada com esse mesmo critério de sustentabilidade.

Ofereça uma experiência envolvente, física e online

Esta dica é válida tanto para quem tem uma loja física como online : faça com que os seus clientes tenham vontade de visitar a sua loja e passar uma experiência de qualidade e eficiente na mesma, de forma a que tenham mais vontade de continuar na loja e, por isso, comprem mais produtos.

Na loja de calçado física, aposte na iluminação neutra, na organização da loja e na disposição dos sapatos, da caixa de pagamento e de outro tipo de espaços de forma estratégica, que facilite a deslocação dos clientes na loja. 

Adicionalmente, é muito importante investir em espaços onde os clientes possam sentar-se e experimentar os modelos de sapatos que desejam, de forma confortável. 

Por fim, se for o caso, invista também nas montras da sua loja, colocando alguns produtos de forma estratégica, como o top de produtos mais vendidos, novas coleções e procure alterá-la com alguma frequência, de forma a dar a perceção novidade.

Já na loja online, crie uma plataforma digital com uma navegação desenhada de acordo com os princípios para uma boa user experience, onde os clientes possam inspirar-se e comprar os seus produtos facilmente, através de vários métodos de pagamento. Para tal, pode aproveitar para criar uma conta no Vendus Go!, uma plataforma de e-commerce gratuita, simples e prática, utilizada por mais de 1.500 pessoas, ideal para empresas que querem comercializar os seus produtos online, sem recorrer a sistemas complexos e dispendiosos. Saiba como fazer com que a sua sapataria seja encontrada online.

Invista em catálogos e sessões fotográficas de qualidade

A imagem vende, principalmente no segmento da moda. As pessoas procuram, cada vez mais, inspiração antes de comprarem alguma coisa e tentam procurar essa mesma inspiração nas redes sociais, nos websites das marcas, nas lojas físicas, em catálogos, revistas e blogs de moda e entre outros.

Posto isto, é um fator crucial investir em fotografias e vídeos de qualidade dos seus sapatos, a partir de várias perspetivas, utilizando em vários tipos de looks e em diferentes tipos de situações por parte de pessoas reais, de forma a que o seu público-alvo consigo ter uma ideia mais real dos sapatos e possa a imaginar-se a utilizá-los, comprando-os mais facilmente.

Aposte no cross-selling

Muitas vezes, quem visita uma sapataria, pode precisar ou procurar não só sapatos, como alguns produtos complementares, como meias, graxa para tratar a pele de alguns sapatos, calçadeira, palmilha, atacadores e entre outros. Além disso, também é comum vender malas, carteiras e cintos, por exemplo, neste tipo de espaço.

Faça parcerias com outras marcas que vendam esse tipo de acessórios e disponha esse tipo de acessórios numa zona própria para acessórios e/ou junto de alguns modelos de sapatos, onde será útil utilizar esses acessórios.

Participe em eventos e feiras de calçado

Existem algumas feiras de moda, muitas delas focadas no segmento do calçado, onde pode marcar presença e conhecer as novidades e tendências do setor.

Por outro lado, este tipo de eventos são visitados por um grande número de pessoas interessadas neste segmento e profissionais da área. Deste modo, estabeleça algumas parcerias, aproveite para conhecer alguns fornecedores e, principalmente, procure divulgar o seu negócio junto de outras marcas e clientes interessados neste setor, através da oferta de cartões de contacto, entrega de alguns catálogos da marca ou mesmo, a partir de um stand com alguns produtos da marca.

Antes de aplicar alguma destas estratégias, conheça em detalhe como abrir uma sapataria em Portugal e aproveite, ainda, para espreitar algumas dicas para aumentar as vendas da sua sapataria!

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.