4 Ideias para decorar um Bar

Blog / Empreendedorismo / 4 Ideias para decorar um Bar
4 Ideias para decorar um Bar

Quer esteja a criar uma decoração de raiz ou simplesmente pretenda dar um novo look ao seu bar, neste artigo encontra algumas ideias para decorar o seu bar de forma convidativa!

Ideias de Decoração para Bar

Lembre-se que tem de adaptar a decoração do bar ao público existente ou em alternativa ao tipo de cliente que pretende atrair. Pensar antecipadamente no orçamento e estar atento aos gastos, procurando alternativas viáveis e mais económicas é sempre uma boa opção! E, naturalmente, não prescinda da funcionalidade em detrimento do design, o mais importante é aliar um look convidativo e atraente com um espaço funcional e de baixa manutenção no dia a dia.

1. Bar Desportivo

Se o tema escolhido é o desporto, é importante criar um ambiente que vá de encontro aos adeptos deste tipo de diversão. Um grande ecrã, um bom sistema de som, várias televisões e alguns jogos espalhados pela sala (dardos, bilhar, etc) são excelentes opções para manter os seus clientes satisfeitos durante muito tempo.

Opte por mobiliário descontraído e uma decoração pensada para estar com os amigos, como se de uma sala de estar gigante se tratasse. Mesas grandes para grupos, cadeiras confortáveis e fáceis de movimentar e paredes decoradas com t-shirts de jogadores, fotografias assinadas e outros elementos relacionados com desporto. E claro tenha sempre cerveja bem fresca e petiscos típicos sempre disponíveis.

bar desporto

2. Bar Industrial

Um look industrial não é muito complicado de alcançar. Utilize cimento, elementos metálicos em preto e apontamentos em madeira maciça. Opte por mesas de madeira e metal, cadeiras pretas ou cinzentas em ferro e os típicos bancos altos com assentos de madeira.  Deixe à vista as ligações elétricas e opte por luz em tons amarelos. Quanto às paredes use tijolo exposto ou um efeito de cimento afagado.

Não se esqueça de combinar as bebidas com o bar, crie cocktails de autor ou use algumas das bebidas mais pedidas em bares, de acordo com a Drinks International: Old Fashioned, Whiskey Sour, Daiquiri, Manhatan, Dry Martini, Margarita, entre outros.

bar industrial

3. Bar Americano

Se quer trazer o tradicional bar americano para terras lusas, prepare-se para criar um ambiente intimista, apostando essencialmente no mobiliário, iluminação e elementos sóbrios de decoração. Assim, aposte em sofás e cadeiras-poltrona em pele, mesas de madeira robustas, cortinados opacos e com cores fortes e ainda o ex-libris deste estilo - nichos reservados para sentar e usufruir descontraidamente de uma bebida em grupo.

Disponibilize petiscos típicos como asinhas de frango picantes, batatas fritas, nachos, argolas de cebola, hambúrgueres, tostas-mistas, etc. Naturalmente, sempre acompanhadas de uma cerveja bem fresca, sangria e cocktails!

bar americano

4. Bar Musical

É verdade que todos os bares passam música, mas nem sempre refletem esta realidade na sua decoração. Este estilo decorativo é exuberante, faz uso da luz e do néon e tem elementos em quase todas as paredes, predominantemente relacionados com instrumentos musicais.

Sofás almofadados e mesas baixas de apoio são o tipo de mobiliário mais utilizado. Normalmente, existe um pequeno palco e bastante espaço livre para dançar ou simplesmente estar de pé.

bar musical

Agora que já tem algumas ideias para decorar o bar, que tal começar a pensar em eventos que pode realizar para rentabilizar mais o seu investimento? Estas são as nossas ideias de eventos para colocar o seu bar no mapa!

Dicas de Decoração para Bar

Independentemente do estilo decorativo que optar para o bar, é importante estar atento a determinadas características que fazem toda a diferença no momento de criar um espaço convidativo:

  • Iluminação - normalmente as luzes no bar são mais quentes e reduzidas, mas pode "brincar" com diferentes tons e texturas e usar a intensidade certa em cada local. Por exemplo, luz mais direcionada em cima das mesas e menos luminosidade na zona em que as pessoas ficam de pé;
  • Música - pode optar por playlist ou ter bandas ao vivo, desde que escolha o género que melhor se adapta ao público que frequenta o bar;
  • Arte - elementos decorativos na parede ou nas mesas ajudam a criar o ambiente no estilo decorativo que escolheu para o bar;
  • Ambiente geral - crie um espaço acolhedor e com bom gosto, desta forma, é mais provável que tirem fotografias para partilhar o espaço nas redes sociais;
  • Louça - adeque os copos e outro tipo de louça ao que vai servir no bar, opte por materiais duráveis e que resistam à utilização intensiva;
  • Mobiliário - mais uma vez é importante que combine as mesas e cadeiras com o tema escolhido para o bar, prefira materiais laváveis e que aguentem limpeza constante;
  • Máquinas Pagamento automáticas - adquira um destes equipamentos que permitem gerir os pagamentos realizados pelos clientes (saiba mais sobre as vantagens em usar máquinas de pagamento automáticas).

    Software de Faturação e POS desde 4€/mês sem limites.
    30 Dias Gratuitos sem compromisso!

    Sobre o Vendus

    O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.