6 Estratégias de Branding para pequenos negócios

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6 Estratégias de Branding para pequenos negócios

Gerir bem a marca do seu negócio ou empresa é fundamental para ser bem sucedido no mercado. Ter valores fortes, cuidar da identidade e utilizar estratégias bem pensadas vai diferenciar a sua marca dos restantes negócios. Está pronto para aplicar estratégias de branding à sua empresa? Vamos ajudar!

O que é o Branding?

Antes de implementar algumas estratégias de branding no seu negócio, precisa de compreender exatamente de que se trata este conceito e porque é que é tão importante para o crescimento da sua empresa.

O branding ou brand management, é uma ferramenta de comunicação fundamental para diferenciar uma marca, demonstrando claramente o valor desta para os consumidores. Gerir as estratégias da marca significa criar uma identidade forte, que seja facilmente reconhecida e lembrada pelos consumidores.

Essencialmente, o propósito do branding é atrair e reter clientes, criando ligações conscientes e inconscientes entre o cliente e a marca, para que optem pelo seu negócio no momento de decisão de compra. Conheça os passos para implementar branding na sua empresa.

Vantagens do Branding para o negócio

Quando bem aplicadas, as estratégias de branding cooperam para criar uma perceção positiva dos consumidores relativamente à marca. Estes são os principais benefícios da utilização de uma estratégia de branding sólida e bem pensada:

  • Contribui para a construção de uma imagem positiva junto dos consumidores;
  • Diferencia a marca da concorrência, especialmente se já tiver criado uma identidade forte e percetível;
  • Promove a fidelidade dos consumidores ao criar uma ligação emocional com a marca;
  • Atrai bons profissionais, todos querem trabalhar numa empresa bem estabelecida e com boa reputação;
  • Reflete-se nas vendas a longo prazo, pois o consumidor valoriza a marca;
  • Prepara o caminho para as ações de marketing da empresa.

Estratégias de Branding

As empresas precisam trabalhar a estratégia de branding de forma a construir uma perceção positiva sobre a sua marca, produtos ou serviços. Isto é possível através de um conjunto de ações alinhadas com a missão, valores, identidade e posicionamento da empresa.

1. Crie uma Identidade Única

O seu negócio e a sua marca têm naturalmente características únicas que os definem e transmitem valores e ideais ao consumidor. Por isso, é importante definir bem a identidade da sua empresa e marca para construir um design sólido e coerente.

Por exemplo, é necessário prestar atenção ao logótipo, às cores utilizadas nos diversos meios de comunicação, ao slogan e ao tom de voz utilizado nas diferentes interações com o público:

  • Logo - elemento gráfico que cria um reconhecimento instantâneo da marca e que deve ser utilizado nas diversas comunicações;
  • Cores - bem utilizadas destacam a marca e favorecem a criação de sensações positivas nos consumidores;
  • Slogan - as palavras são muito importantes e podem causar um verdadeiro impacto na imagem da sua marca, por isso, crie um slogan curto e direto;
  • Tom de voz - a forma como a marca se dirige aos consumidores, que pode ser mais formal ou informal.

2. Aposte numa Estratégia de Conteúdo

O marketing de conteúdo é fundamental para desenvolver uma boa estratégia de branding. Investir em publicações relevantes e pertinentes, desenvolve autoridade sobre um determinado assunto e promove o envolvimento e a participação do consumidor.

Assim, aposte num blog de marca, onde pode divulgar não só os seus produtos ou serviços, mas essencialmente, conteúdo educado relacionado com os seus produtos ou serviços. Pode também criar outro tipo de conteúdo, como e-books, audiobooks, infográficos, webinars, etc. Fidelize o cliente com conteúdo relevante, consolide a marca nas redes sociais e invista em técnicas de SEO para alavancar os conteúdos divulgados.

3. Use as Redes Sociais a favor da marca

Hoje em dia investir nas redes sociais é fundamental para o sucesso de qualquer marca! Utilize, desde o início, uma estratégia omnichannel que permite utilizar todos os canais de comunicação de forma interligada.

Crie uma conta profissional no Facebook, Instagram, Pinterest ou mesmo Linkedin. Esta é uma das formas mais eficazes para interagir em tempo real com o consumidor, atraindo novos clientes e fidelizando os existentes. Mas tenha atenção, tem de ser dinâmico nas redes sociais e disponibilizar conteúdo relevante para o seu público e não apenas publicidade sem fim. Saiba como definir uma estratégia de redes sociais e criar uma página de negócio no Facebook e no Instagram.

Como as redes sociais são um canal aberto 24/7 é muito importante que responda às dúvidas de forma rápida e mantendo um tom agradável, criando, assim, uma imagem positiva da sua marca. Lembre-se que as redes sociais são o local onde as pessoas consomem e partilham conteúdo, comentam o comportamento e reclamam das marcas.

4. Aposte no Marketing Promocional e de Experiência

Ter uma boa estratégia de marketing promocional,em linha com os objetivos da estratégia de branding,  é essencial para criar um relacionamento forte com o consumidor. Este tipo de marketing ajuda o consumidor a lembrar-se com mais facilidade dos produtos que comercializa ou serviços que disponibiliza.

Estes são alguns exemplos de marketing promocional:

  • criação de materiais exclusivos para os clientes;
  • programas de fidelidade;
  • divulgação de ofertas;
  • degustação de produtos
  • envio de amostras grátis ou materiais de divulgação;
  • Oferta de coupons de desconto.

5. Invista nos seus Colaboradores

Sabia que os colaboradores são essenciais para uma imagem positiva da marca? Normalmente, a opinião dos trabalhadores da sua empresa é a primeira impressão da sua marca e definitivamente quer que seja boa!

Se criar um bom ambiente de trabalho, condições remuneratórias acima da média e outros benefícios não relacionados com o fator económico, os colaboradores serão os primeiros a falar bem do negócio. Colaboradores motivados são ativos nas ações de divulgação da marca!

6. Não se esqueça da Responsabilidade Social

Criar uma imagem positiva do seu negócio vai para além da qualidade dos produtos ou de uma boa estratégia publicitária. Cada vez mais, é importante que as empresas façam esforços para contribuir para a qualidade de vida de pessoas ou causas noutra parte do mundo.

Naturalmente que estamos a falar de responsabilidade social, de um compromisso com o resto do mundo. Cada vez mais o consumidor está preocupado com questões sociais e ambientais e está sensível a empresas que contribuem para a transformação positiva do mundo. Por isso, parta de um compromisso social autêntico e cative o consumidor com a sua responsabilidade social.

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